Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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O PET-GRADUASUS COMO INDUTOR DO FORTALECIMENTO DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA SAÚDE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ.
Liliane Silva do Nascimento, Tiago Silva do Nascimento, Carla Avelar Pires, Nayza Nayla Bandeira de Sá, Keila de Nazaré Madureira Batista, Marcieni Ataide de Andrade, Francilene da Luz Belo, Felipe Alves Safh Domingues da Silva

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


Apresentação:

O Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará participa ativamente de vários projetos do Ministério da Saúde com atuação no estado do Pará articulando sua missão institucional às políticas de saúde, projetos, programas e ações dos cursos de graduação e pós-graduação para fortalecer a implementação do SUS. Assim, já apresentamos resultados nacionais significativos em todas as edições dos editais ProSaúde e PET, bem como participação no PROVAB, PMAQ e MAIS MÉDICOS. Em 2015 iniciamos com a gestão municipal, sede Belém, a construção coletiva do COAPES,  através de processo de integração ensino-serviço-comunidade, onde uma comissão multiprofissional docente, gerencia, avalia e repensa a inserção dos discentes  e docentes nos   cenários de práticas  de forma articulada com a gestão local  na perspectiva  da formação para o trabalho em saúde. Esta comissão considera para suas atividades as mudanças preconizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de saúde, nova lei de estágio e metas a serem  desenvolvidas e lei nacional do COAPES. O grupo do PET GRADUASUS UFPA é formado por docentes dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisitoterapia, Medicina, Nutricão e Odontologia, por preceptores da gestão e da assistência do município e discentes dos cursos nas modalidades bolsistas e voluntários. Este grupo teve inicio em 2015 em resposta a chamada de edital público do Ministério da Saúde.

 

Desenvolvimento:

O GRADUASUS foi  e é um desafio de articulação com as atividades que se desenvolveram em edições anteriores do pet com as atividades curriculares dos cursos. Como política indutora num  momento propício a expansão da discussão das mudanças curriculares marcada pela década das DCNs. Os cursos de graduação do Instituto de Ciências da Saúde possuem projetos pedagógicos em fases diferentes de implantação e monitoramento. Entretanto, comprometidos com a realidade amazônica ao qual se inserem. Bem como, chama os atores a assumir seus compromissos e premissas nas ações de integração ensino-serviço, dentre elas, a celebração do COAPES e adequação as atividades obrigatórias de extensão e práticas em serviço, no caso nas unidades de saúde em todos seus níveis de complexidade (atenção primária, média e alta complexidade).

Considerando que apesar da autonomia das IES para elaborarem projetos flexíveis e modernos, com inserção de atuação multiprofissional nos serviços de saúde com garantia da  formação de um profissional para atuação plena no SUS ainda é um desafio para as instituições formadoras e para os gestores de saúde. O petgraduasus vem por em discussão o conceito de discurso coletivo de que “na prática é tudo diferente”.

A construção do projeto inicialmente contou com reuniões dos docentes coordenadores e diretores de curso para elaborar as metas e propostas de cada curso em ordem do desenvolvimento da integração do ensino e do serviço (da teoria e da prática). Após o refinamento institucional interno, as reuniões foram com os gestores do município para indicação do perfil do coordenador, pois nesta versão do petgraduasus pela primeira vez, o coordenador geral de todos os grupos pet precisava ser um profissional vinculado a gestão municipal. Essa justificativa pelo ministério deveu-se exatamente pelo objetivo principal de concretizar o COAPES.

Após a definição dos tutores coordenadores (docentes efetivos dos cursos de graduação), do coordenador geral e dos objetivos integrados aos eixos de formação, foram selecionados os preceptores, profissionais da gestão e da assistência, sendo que o critério fundamental e decisório para os preceptores da assistência era possuir disponibilidade de tempo e interesse para o ensino, além de ser da área profissional de cada curso. Houve e há ainda grande dificuldade por parte dos gestores e profissionais da assistência. Primeiramente pelo fato de alta rotatividade dos profissionais da modalidade contratados e também pela dificuldade na execução de algumas metas. Durante estes dezoito meses de execução do projeto, ajustes foram realizados de natureza metodológica, bem como capacitações em metodologias ativas e o incentivo as atividades multiprofissionais.

Destaca-se a importância das reuniões coletivas para socialização dos resultados de cada grupo pet. Os seis cursos se dividiram em atividades em uma unidade básica de saúde (UMS Guamá, um CAPS AD, um centro de especialidades médico-odontológicas e uma unidade de saúde da família. As atividades realizadas pelos petianos envolvem ações de educação em saúde, monitoramento de indicadores, estimulo a práticas assistenciais de cuidado humanizado, workshops, seminários e oficinas com temas pertinentes ao conhecimento, execução e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Resultados:

O grupo petgraduasus UFPA possui 66 bolsistas pet e mais um quantitativo 50 voluntários. A modalidade de participação dos voluntários é variável, pois, implica em disponibilidade de carga horaria do discente para a participação. Alguns cursos têm poucos intervalos e espaço nas matrizes curriculares para atividades intervalares, entre elas o pet. Assim, entendemos que os cursos precisam além de rever suas fundamentações teóricas e percursos metodológicos também precisam considerar o tempo de estudo, atividades complementares, atividades de iniciação científica, de integração em ensino e serviço, estágios curriculares e extracurriculares, bem como as ações de PET. Os grupos desenvolveram ações publicadas no site de comunidade de práticas do ministério da saúde. Com um total de 39 relatos com autorias dos membros dos grupos.

No ano de 2016 as reuniões para a elaboração da minuta do COAPES avançaram muito com o setor recém criado na gestão municipal para a educação permanente. Ao final de doze meses a comissão conseguiu finalizar a minuta e enviar ao setor jurídico da secretaria municipal de saúde. Entretanto, após dezembro de 2016, a celebração do COAPES ficou estagnada. A Universidade espera a gestão municipal se reorganizar e a participação ativa dos preceptores dos gestores na celebração e implementação do COAPES. Os petianos egressos, concluintes dos cursos tiveram avaliação positiva e diferenciada dos não participantes do pet.

 

Considerações finais:

Consideramos que o projeto do petgraduasus é essencial como incentivo a formação multiprofissional dos profissionais de saúde. Também demonstrou efetiva contribuição na educação permanente e reciclagem dos profissionais do sistema único de saúde. A UFPA busca dinamicamente atualizar seus desenhos curriculares, os processos pedagógicos de ensino e da aprendizagem e seus conteúdos em consonância com as politicas de saúde vigentes e cumpre seu papel formador adequado as necessidades da Amazônia e de todo Brasil. Sugerimos a contínua busca para a flexibilização curricular e a possibilidade da construção de projetos pedagógicos adequados às realidades local e regional amazônica, baseados em conhecimentos, habilidades e competências tendo como princípios norteadores a integralidade a visão holística de saúde como componentes estruturantes da formação profissional para o cuidado. Sugerimos que a proposta seja integrada em caráter definitivo e regular nas propostas dos cursos de graduação em saúde, pois capazes de dar as respostas a sociedade e formar profissionais de excelência para o SUS.


Palavras-chave


PET GRADUASUS; INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO; EDUCAÇÃO PERMANENTE; ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO