Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A Importância da Neuropsicopedagogia no Brincar com Intervenção do Terapeuta Ocupacional no Desenvolvimento da Criança com Autismo
Liliane Bento Armond Aguiar, Valéria da Rocha Silveira Bernardo, Daniel Nunes Miranda, Leandro dos Reis Lage, Débora da Silva Albani Martins

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


O estudo tem como objetivo demostrar que os saberes da Terapia Ocupacional, por meio da ferramenta do brincar - condutor lúdico natural e inconsciente - pode trabalhar no indivíduo com TEA, acessos que vão estimulá-lo e envolve-lo de maneira aprimorada e ampla, tornando-o capaz de construir pontes para que consiga alcançar seus objetivos, perpassando os mais diversos espaços na sociedade (família, escola e convívio social).

A revisão de literatura foi realizada no período de 20 de fevereiro à 30 de abril de 2017 via eletrônica na Biblioteca Virtual em Saúde - BVS - utilizando os seguintes descritores: “autismo” e “autismo infantil”. Foram utilizados os seguintes filtros para a busca: texto completo, artigo científico e idioma português.

Como resultados foi possível observar que o ato de brincar é muito utilizado no processo de aprendizagem terapêutica. Durante a aprendizagem a criança estimula a atenção e concentração, aspectos fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e o motor. O aprendizado depende de outros fatores como estímulos, interesse da funcionalidade das estruturas que irão receber esses estímulos e, principalmente, da atenção que a criança possui.

O surgimento de crianças com diagnóstico de TEA tem sido ampliado, assim como a demanda pela procura de tratamentos diferenciados. Existe grande preocupação por parte dos terapeutas quanto à preconceitos e dificuldades sofridas pelos portadores de TEA na sociedade. A conscientização às famílias é fundamental para resultados satisfatórios na orientação e tratamento da criança. É necessário que as crianças, ao apresentarem os primeiros sinais de atitudes e comportamentos incomuns sejam direcionadas à um profissional qualificado. O desenvolvimento e tratamento varia de acordo com as peculiaridades de cada indivíduo. Existe grande frustração por parte dos pais ao obterem o diagnóstico de TEA em seus filhos, o que por sua vez torna ainda mais importante a orientação por um profissional, buscando potencializar o desenvolvimento da criança. Por fim, estudos literários indicam que o TEA não tem cura. E por ser uma patologia com elevados níveis de comprometimento da saúde mental, toda criança possui um plano específico de tratamento que será modificado à medida que consiga alcançar as metas propostas pelos profissionais que a estão assistindo, oportunizando uma qualidade de vida superior à essas crianças.

 


Palavras-chave


Terapia Ocupacional; TEA; brincar; neuropsicopedagogia; autismo; infancia