Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A SAÚDE NO CONTEXTO LGBTI: PROMOÇÃO DE UM SIMPÓSIO COMO ESTRATÉGIA POLÍTICO-EDUCACIONAL
Eberson Luan dos Santos Cardoso, Christian Boaventura dos Santos, Ieda Maria Louzada Guedes

Última alteração: 2017-12-29

Resumo


Introdução: A tradição proporcionada pelo tipo de cultura ao qual o Brasil, ao longo de sua história desenvolveu, gerou produtos praticados pela sociedade, diariamente. As ações, a forma de pensar, aspectos críticos, comportamentais, geralmente seguem a mesma linha de raciocínio e a mesma tendência em relação as diversas problemáticas que surgem com o contexto da diversidade. Ideologias heterossexistas provenientes da cultura patriarcal constituem pensamentos que ferem de forma grotesca os direitos e deveres de personagens que não se encaixam e/ou identificam com a vivência heterossexual, portanto, praticar diversos tipos de violências, a exemplo da exclusão social, opressão, discriminação, agressão física, chantagem, etc. que acabam por constituir um processo exercido de forma comum e representa um assunto banalizado pela sociedade, por não agregar a mesma força nos debates em relação a outras temáticas comumente discutidas, mesmo possuindo dados e estatísticas que comprovam os seus malefícios para o ser humano vítima de todos estes descasos. Objetivo: Descrever a vivência de organização e fomento um espaço educacional a cerca da saúde LGBTI e outros contextos políticos diversos. Descrição da experiência: A experiência ocorreu durante a construção e execução um espaço de formação e troca de saberes, na modelo de simpósio, intitulado “EU SOU PORQUÊ EU EXISTO!”, realizado na Universidade Federal do Pará, no dia 13 de setembro, com duração de 12 horas, iniciando as 08hrs e finalizando as 20hrs. Foram convidados várixs palestrantes pertencentes aos diversos segmentos da comunidade LGBTI e em suas falas foram transmitidas várias vivências e experiências aos ouvintes, sendo que, foram exploradas várias temáticas, envolvendo saúde, família, mercado de trabalho, inclusão nas IES e militância nas ruas. Após as falas de todos os componentes da mesa foi aberto um momento de interação com os ouvintes, a fim de solucionar as dúvidas a respeito do que foi discutido. Resultados: Alcançamos, a partir da atividade, o fomento à contribuição para novas experiências e práticas comportamentais sobre os assuntos debatidos. Por tratar-se de um público em que a maioria se constituiu de discentes das diversas áreas do conhecimento, foi fundamental somar, também, na construção política destes alunos, repercutindo de forma positiva enquanto profissionais que estarão inseridos em diversos contextos da sociedade. Possibilitar novas visões a respeito da condução de costumes interpessoais. Garantir a diversidade e o respeito aos argumentos discutidos no evento. Agregar uma nova face ao programa de educação tutorial, como agente transformador em causas sociais.  Conclusão: O Brasil vive uma intensa carência no que diz respeito a promoção de políticas públicas, principalmente quando são direcionadas a comunidade LGBTI, que se demonstram quase inexistentes. O desamparo social reverbera em uma série de descasos que envolvem contextos de saúde e fere os próprios direitos constitucionais enquanto direito à vida, por exemplo. Organizar e realizar espaços como esses significam estratégias que, mesmo de forma simples, minimizam os efeitos colaterais aos quais estão expostos através da educação primária na forma da educação em saúde.


Palavras-chave


LGBTI; Educação em Saúde; Assistência em Saúde