Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-15
Resumo
Introdução: Sabe-se que alimentação complementar exerce uma influência direta sobre a saúde da criança até sua vida adulta. Ela é fornecida a partir do sexto mês de vida com a introdução de alimentos sólidos como: frutas, verduras, papas e também os líquidos como: água, sucos e chás. Quando é fornecido uma alimentação completa, com todos os grupos de alimentos, é garantido o desenvolvimento dessa criança, como também, a prevenção de anemias e outras doenças. A Suplementação de ferro e vitamina A, também são administrados depois do sexto mês de vida para prevenir a anemia e também diminuir a morbimortalidade causada pela hipovitaminose A. As orientações sobre a alimentação complementar, assim como, a suplementação de ferro e vitamina A, é uma atribuição do enfermeiro da atenção básica a saúde, visto que a maioria do público atendido na Unidade Básica de Saúde (UBS) é de baixa escolaridade, por consequência disso os cuidadores, na maioria das vezes, não detêm os conhecimentos necessários, além de não assimilarem as informações repassadas.Objetivo: Relatar a experiência, de acadêmicas de Enfermagem do 7º semestre de uma faculdade na cidade de Fortaleza-CE, na condução de uma ação educativa sobre alimentação complementar e suplementação de ferro e vitamina A, por meio de uma Paródia. Metodologia: A experiência ocorreu durante as aulas da disciplina de Processo do Cuidar da Saúde da Criança e do Recém-Nascido. A proposta era a criação de uma tecnologia educativa, com uma abordagem diferenciada, com diversas temáticas relevantes. Decidiu-se pela a produção de uma paródia, com o tema já citado acima, por considerarmos uma estratégia de fácil entendimento, dinâmica e de forma que potencializa a interação e participação com o público. De antemão a paródia foi apresentada na sala de aula, com a participação e adesão de todos os acadêmicos. Após o termino, foram feitas as considerações pelos próprios acadêmicos, à cerca da compreensão e da clareza das informações repassadas na paródia. Resultados: A proposta de criação da tecnologia educativa, proporcionaram diferentes e relevantes vivencias, e nos fizeram perceber ainda mais, o papel protagonista do enfermeiro, quanto educador em saúde e transformador da realidade social, levando informações pertinentes a melhora de vida da população. Considerações finais: Com este trabalho, percebe-se que atuação do enfermeiro vai além da prescrição do cuidado. É preciso garantir que a população tenha acesso a informação, e que esta informação, seja repassada com clareza e de forma que venha atender a demanda da população à descrita, contribuindo para melhora de vida e a diminuição da morbimortalidade causadas por uma alimentação deficiente.