Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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PARÓDIA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Hyana Kamila Ferreira de Oliveira, Maria Solange Nogueira dos Santos, Firmina Hermelinda Saldanha Albuquerque, Fernanda Jorge Magalhães, Cristiana Ferreira da Silva, Maria Erika Lira Carlos, Odília Cynara Nobre dos Santos, Brenner Kássio Ferreira de Oliveira

Última alteração: 2018-01-15

Resumo


Introdução: Sabe-se que alimentação complementar exerce uma influência direta sobre a saúde da criança até sua vida adulta. Ela é fornecida a partir do sexto mês de vida com a introdução de alimentos sólidos como: frutas, verduras, papas e também os líquidos como: água, sucos e chás. Quando é fornecido uma alimentação completa, com todos os grupos de alimentos, é garantido o desenvolvimento dessa criança, como também, a prevenção de anemias e outras doenças. A Suplementação de ferro e vitamina A, também são administrados depois do sexto mês de vida para prevenir a anemia e também diminuir a morbimortalidade causada pela hipovitaminose A. As orientações sobre a alimentação complementar, assim como, a suplementação de ferro e vitamina A, é uma atribuição do enfermeiro da atenção básica a saúde, visto que a maioria do público atendido na Unidade Básica de Saúde (UBS) é de baixa escolaridade, por consequência disso os cuidadores, na maioria das vezes, não detêm os conhecimentos necessários, além de não assimilarem as informações repassadas.Objetivo: Relatar a experiência, de acadêmicas de Enfermagem do 7º semestre de uma faculdade na cidade de Fortaleza-CE, na condução de uma ação educativa sobre alimentação complementar e suplementação de ferro e vitamina A, por meio de uma Paródia. Metodologia: A experiência ocorreu durante as aulas da disciplina de Processo do Cuidar da Saúde da Criança e do Recém-Nascido. A proposta era a criação de uma tecnologia educativa, com uma abordagem diferenciada, com diversas temáticas relevantes. Decidiu-se pela a produção de uma paródia, com o tema já citado acima, por considerarmos uma estratégia de fácil entendimento, dinâmica e de forma que potencializa a interação e participação com o público. De antemão a paródia foi apresentada na sala de aula, com a participação e adesão de todos os acadêmicos. Após o termino, foram feitas as considerações pelos próprios acadêmicos, à cerca da compreensão e da clareza das informações repassadas na paródia. Resultados: A proposta de criação da tecnologia educativa, proporcionaram diferentes e relevantes vivencias, e nos fizeram perceber ainda mais, o papel protagonista do enfermeiro, quanto educador em saúde e transformador da realidade social, levando informações pertinentes a melhora de vida da população. Considerações finais: Com este trabalho, percebe-se que atuação do enfermeiro vai além da prescrição do cuidado. É preciso garantir que a população tenha acesso a informação, e que esta informação, seja repassada com clareza e de forma que venha atender a demanda da população à descrita, contribuindo para melhora de vida e a diminuição da morbimortalidade causadas por uma alimentação deficiente.


Palavras-chave


Alimentação Complementar; Educação em Saúde; Estratégia.