Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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SEMANA DE VIVÊNCIA INTERDISCIPLINAR DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SEVI-SUS) E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Thaíse Mara dos Santos Ricardo, Denise Braga Dourado, Ismael Oliveira de Araújo

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Apresentação: O presente trabalho é um relato experiência que objetiva descrever a experiência do estágio de vivência no SUS e suas contribuições no processo formativo na perspectiva de estudantes de Nutrição na 3ª Semana de Vivência Interdisciplinar do Sistema Único de Saúde (SEVI-SUS). A SEVI-SUS é um projeto construído pelo Fórum acadêmico de Saúde (FAS), um espaço de articulação entre estudantes de Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com o objetivo de contribuir no processo de formação profissional na área de saúde a partir da aproximação de forma teórica e prática do Sistema Único de Saúde (SUS). Desenvolvimento: Os estudantes foram submetidos a um processo seletivo composto por duas fases (Resposta a um questionário e entrevista). Foram selecionados estudantes de 12 cursos de saúde (4 estudantes de cada curso). Antecedente à SEVI, nas dependências da Universidade Federal da Bahia, foi realizado um minicurso com a duração de 20 horas (Pré-SEVI) com o objetivo de discutir sobre os antecedentes e o processo de construção do SUS, suas diretrizes e princípios. A imersão teve a duração de 7 dias tendo ocorrido na cidade de Teixeira de Freitas-Ba entre os dias 22 a 28 de Fevereiro de 2015 .O estágio foi  dividido em momentos: Momento 1 :Visita à rede de atenção primária (Unidade Básica de Saúde); Momento 2: Visita a rede de atenção secundária(Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), o Centro de Especialidades Médicas (CEM), o Centro de Tratamento Ortopédico (CTO), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço de Assistência Especializada (SAE), Foi realizado a visita ao CAPS-AD, CAPSIA e CAPS para terceira idade); Momento 3 :Visita a rede de atenção terciária:(Hospital Regional e o Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Momento 4: (Visita ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Momento 5 (Reunião com o Conselho Municipal de Saúde da Cidade onde a vivência foi realizada). Resultados: O estágio de vivências possibilitou a compreensão da dinâmica do Sistema Único de Saúde e fortalecimento do compromisso e a responsabilidade como cidadão e futuro profissional de saúde acerca da construção do sistema. Além disso, oportunizou o aprendizado e compartilhamento de experiências de forma Interdisciplinar, promovendo um amadurecimento e criando reflexões acerca do papel de agente construtor e modificador das práticas sociais.Considerações Finais: Diante das lacunas existentes nas matrizes curriculares dos cursos de saúde, percebe-se a contribuição das vivências na SEVI- SUS, ao possibilitar a inserção dos estudantes no SUS durante a graduação, desenvolver habilidades e competências além do conhecimento técnico-científico, o que é incipiente na formação acadêmica ofertado pela universidade.




Palavras-chave


Formação Profissional; Relato de experiência;Sistema Único de Saúde