Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
RODA DE CONVERSA: EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE E AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E POPULARES DE CUIDADO
Renê de Sousa Moura

Última alteração: 2018-01-21

Resumo


Debater sobre as interfaces e ações de fortalecimento para a Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (PNEPS-SUS), a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPICS) e a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. A PNEPS-SUS é uma prática voltada para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde a partir do diálogo entre a diversidade de saberes, valorizando os saberes populares, a ancestralidade, a produção de conhecimentos e a inserção destes no SUS. Suas práticas e metodologias possibilitam o diálogo entre trabalhadores e usuários, entre as equipes de saúde e os espaços das práticas populares de cuidado, entre o cotidiano dos conselhos e dos movimentos populares, ressignificando saberes e práticas. A EPS propõe ações em eixos estratégicos, destacando-se o eixo do Cuidado em Saúde que busca refletir a compreensão ampliada do cuidado em saúde, reforçar o reconhecimento e a convivência dos modos populares de pensar, fazer e gerir a saúde, promovendo o encontro e diálogo destes com os serviços e ações de saúde. A PNPICS está em consonância com a PNEPS-SUS, pois ambas buscam integrar os saberes técnicos-científicos com os saberes populares. Todas as ações decorrentes das políticas nacionais voltadas à integração das práticas integrativas e complementares no SUS perpassam pelo entendimento e valorização da multiculturalidade e interculturalidade, por gestores e profissionais de saúde, em busca da equidade e integralidade da atenção em saúde. Sendo assim, fortalecer as práticas integrativas e populares de cuidado implica apoiar sua sustentabilidade, sistematização, visibilidade e comunicação, no intuito de socializar tecnologias e perspectivas integrativas, bem como, aprimorar sua articulação com o SUS. A PNPMF vem promover e Ampliar as opções terapêuticas aos usuários, com garantia de acesso a plantas medicinais, fitoterápicos e serviços relacionados a fitoterapia, com segurança, eficá- cia e qualidade, na perspectiva da integralidade da atenção à saúde, considerando o conhecimento tradicional sobre plantas medicinais. A atividade começará com o acolhimento, uma prática de cuidado e apresentação dinâmica dos participantes. Em seguida, três participantes farão uma fala introdutória e provocativa aos temas: a) Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares; b) Política Nacional de Educação Popular em Saúde e o Eixo Cuidado em Saúde; c) Ações e práticas integrativas e populares – construindo um novo jeito de fazer saúde. Em seguida, o debate segue circulando em rito de roda de conversa e ao final será realizada a avaliação da atividade.


Palavras-chave


Educação Popular