Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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PROJETO AGIR EDUCATIVO CUIDATIVO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE ATENDIMENTOS EM HIDROTERAPIA
Fernanda Jacqueline Teixeira Cardoso, Andreza da Silva de Freitas, Caroline Amaral Diniz, Sheyla Mara Silva de Oliveira, Franciane de Paula Fernandes, Marcelo Silva de Paula, Ana Cely de Sousa Coelho, Dammy Klésia Silva de Lima

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Apresentação: A hidroterapia é um recurso amplamente difundido na reabilitação ortopédica, neurológica, geriátrica, pediátrica, reumatológica e desportiva. Os benefícios dessa prática ocorrem devido às propriedades físicas da água associada ao calor, que atuam em diversos sistemas: circulatório, respiratório, musculoesquelético, nervoso, além dos diversos benefícios psicológicos associados. O presente trabalho tem como objetivo descrever a experiência na atuação em extensão universitária durante os atendimentos de hidroterapia no campus universitário. Desenvolvimento: Estudo descritivo na modalidade relato de experiência desenvolvido por discentes e docentes da Universidade do Estado do Pará-Campus XII Santarém. Os atendimentos no setor de hidroterapia foram realizados no primeiro semestre de 2017, através do projeto de extensão agir educativo cuidativo no complexo aquático.Resultados e/ou impactos: Os atendimentos realizados no setor de hidroterapia beneficiaram cerca de 60 pacientes, com diversas patologias, desde criança com lesão de plexo braquial, até idosos com Parkinson, isso mostra a grande variedade de pacientes. A realização dos atendimentos foi possível com o serviço voluntário de profissionais e acadêmicos de Fisioterapia e Enfermagem. Antes dos atendimentos na piscina terapêutica, os pacientes eram acolhidos pela equipe de enfermagem e após tal ação se iniciava os atendimentos. A consulta de enfermagem envolvia também orientações acerca do tratamento ofertado. Os atendimentos duravam 30 minutos, compostos de aquecimento, tratamento e desaquecimento. Considerações finais: A experiência do cuidado em hidroterapia foi muito positiva enriquecendo o aprendizado mútuo. O serviço oportunizou observar, tratar e avaliar as diversas necessidades em saúde dos pacientes acompanhados bem como suas evoluções. Assim, tal vivência ressalta a grande valia de aproximar os acadêmicos aos pacientes em todos os momentos da vida universitária, buscando ainda relação de aprendizagem quando realizada em colaboração com outros cursos.


Palavras-chave


hidroterapia; fisioterapia; enfermagem