Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2017-12-20
Resumo
Apresentação: A hidroterapia é um recurso amplamente difundido na reabilitação ortopédica, neurológica, geriátrica, pediátrica, reumatológica e desportiva. Os benefícios dessa prática ocorrem devido às propriedades físicas da água associada ao calor, que atuam em diversos sistemas: circulatório, respiratório, musculoesquelético, nervoso, além dos diversos benefícios psicológicos associados. O presente trabalho tem como objetivo descrever a experiência na atuação em extensão universitária durante os atendimentos de hidroterapia no campus universitário. Desenvolvimento: Estudo descritivo na modalidade relato de experiência desenvolvido por discentes e docentes da Universidade do Estado do Pará-Campus XII Santarém. Os atendimentos no setor de hidroterapia foram realizados no primeiro semestre de 2017, através do projeto de extensão agir educativo cuidativo no complexo aquático.Resultados e/ou impactos: Os atendimentos realizados no setor de hidroterapia beneficiaram cerca de 60 pacientes, com diversas patologias, desde criança com lesão de plexo braquial, até idosos com Parkinson, isso mostra a grande variedade de pacientes. A realização dos atendimentos foi possível com o serviço voluntário de profissionais e acadêmicos de Fisioterapia e Enfermagem. Antes dos atendimentos na piscina terapêutica, os pacientes eram acolhidos pela equipe de enfermagem e após tal ação se iniciava os atendimentos. A consulta de enfermagem envolvia também orientações acerca do tratamento ofertado. Os atendimentos duravam 30 minutos, compostos de aquecimento, tratamento e desaquecimento. Considerações finais: A experiência do cuidado em hidroterapia foi muito positiva enriquecendo o aprendizado mútuo. O serviço oportunizou observar, tratar e avaliar as diversas necessidades em saúde dos pacientes acompanhados bem como suas evoluções. Assim, tal vivência ressalta a grande valia de aproximar os acadêmicos aos pacientes em todos os momentos da vida universitária, buscando ainda relação de aprendizagem quando realizada em colaboração com outros cursos.