Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A relação médico-paciente sob a ótica de médicos especialistas e generalistas em um município na Amazônia
VIVALDO GEMAQUE DE ALMEIDA, TATIANA SOUSA CAVALCANTE, JENNIFER JORGE DE SALES, EDNA FERREIRA COLHO GALVÃO, EDNA FERREIRA COLHO GALVÃO

Última alteração: 2017-12-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: A medicina hoje passa por novas adequações. O contexto atual exige cada vez mais que o médico em formação integre o conhecimento técnico às habilidades humanísticas, uma vez que a relação médico-paciente se encontra fragilizada em detrimento da maior facilidade de diagnósticos por exames mais elaborados e complexos. A implantação do internato rural, que é considerado um avanço nos currículos dos cursos da Amazônia, representa um dos aspectos que privilegiam o olhar regional para a formação em medicina. Buscou-se entender, então, onde está a essência desta relação e como podemos resgata-la, segundo a ótica de médicos especialistas e generalistas atuaentes na região. DESENVOLVIMENTO: Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, em um corte transversal. A coleta de dados foi feita através de entrevistas, utilizando pergunta aberta voltadas para profissionais médicos que atendiam em suas especialidades em hospitais públicos e/ou na atenção básica no município de Santarém,Pará, obedecendo-se a análise de conteúdo. RESULTADOS: Foram entrevistados 13 médicos, de um total de 330 cadastrados no município, segundo dados de 2017 do CRM-Pa, selecionados de diversas unidades de saúde e hospitais de referência. As unidades de registro identificadas foram: Vinculo de Confiança e/ou Respeito; Atendimento Biopsicossocial; Honestidade; Contato/Escuta; Empatia; Diagnóstico. Destacou-se a necessidade de olhar o paciente como um todo, entendendo a necessidade de uma visão holística. Depoimentos reafirmaram a importância de olhar além da queixa do paciente, além daquilo que é relatado. Muitos destacaram que as universidades são essenciais na formação da relação-médico paciente, por ser o primeiro contato e quem molda os acadêmicos como futuros profissionais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que é necessária uma mudança na abordagem da educação médica, com metodologias que proporcionem uma relação mais simétrica e empoderada, e que comtemple outros pontos desta relação que não somente a cura. Igualmente importante é que o médico tenha uma visão mais ampla, envolvendo também questões sociais e psicológicas durante sua formação, para que se sinta capacitado a tratar as doenças do corpo e da alma, e prover a saúde em um sentido além da simples ausência de doença.


Palavras-chave


Relação médico-paciente; Educação médica; Amazônia