Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Relato de Experiência do VI Estágio Interdisciplinar de Vivência no Pará ( EIV-PA): Alternativas e acesso á saúde de uma comunidade de assentados do MST-PA.
Cintia Evelyn Pessoa dos Santos, Fabíolla de Cássia Soares Cardoso, Adriana do Socorro Uchoa da Silva, Landara Furtado de Brito, Marcos Valério Santos da Silva

Última alteração: 2017-12-21

Resumo



Relato de experiência do VI Estágio Interdisciplinar de Vivência no Pará (EIV-PA): Alternativas e acesso à saúde de uma comunidade de assentados do MST-PA.

APRESENTAÇÃO: Apesar de ser constitucional que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado, e dos grandes avanços na oferta de serviços da rede básica de saúde, ainda é um desafio ter acesso à esses serviços. Principalmente por alguns povos, em especial os do campo, que encontram-se afastados das cidades, onde geralmente se localiza hospitais e unidades de saúde. Assim, levando-os a buscar alternativas para prevenção e tratamento de doenças de suas famílias. DESENVOLVIMENTO: o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de participantes do VI EIV-PA, no qual, consiste em atividades desenvolvidas com estudantes de diversas áreas e que está dividido em 3 etapas observacionais, sendo elas: formação, vivência e retomada/socialização. Onde na etapa vivência, foi proporcionando o contato com os assentados do MST-PA, que é o momento em que os estagiários podem ver de perto a realidade dos mesmos, mas sem nenhuma atitude de intervenção. RESULTADOS E IMPACTOS: com todas as experiências vividas e adquiridas no estágio, foi possível para os estagiários, obterem uma visão sensibilizada e humanizada das famílias de assentados qual puderam fazer parte. Assim, contribuindo para a percepção da realidade delas, onde em amplos sentidos se tem uma vida em situações difíceis, em especial relacionada a saúde, reiterando a dificuldade de acesso à esse. No entanto, observando que a prática de atividades populares, como a fitoterapia, é bastante pressente e valorizada, uma vez que na maioria das vezes é a única forma de obtenção de saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Levando em consideração todo o exposto, é de grande importância que se implemente políticas públicas e atividades relacionadas à educação em saúde, sendo elas, voltadas para os povos do campo.


Palavras-chave


Relato de experiência; acesso á saúde; alternativas.