Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A síndrome de burnout e análise de um grupo de professores
John Henry de Oliveira Vale, Amanda Nascimento Brito, Jackson Celso Pereira Pires, Marcela Godinho Miranda do Vale, Robert Douglas Costa de Melo

Última alteração: 2018-01-21

Resumo


A Síndrome de burnout é considerada uma resposta ao estresse laboral crônico e ocorre principalamente em profissinais que mantêm contato direto e exercem o cuidado com o outro, como professores, médicos e enfermeiros. O objetivo desta pesquisa foi investigar a prevalência da síndrome de burnout em professores de uma escola de ensino técnico na cidade de Santarém, Pará. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descrtitiva, que utilizou como instrumento de coleta de dados o questionário de investigação da síndrome de burnout CESQT-PE. Participaram deste estudo 34 professores de um total de 42 professores elegíveis para a pesquisa. Não foi constatada a ocorrência da síndorme de burnout em nenhum dos participantes. A grande maioria apresentou-se bastante entusiasmada com o trabalho visto que 97% estavam com altos níveis da dimensão ilusão pelo trabalho. Todos os participantes estavam com baixos níveis de indolência, enquanto apenas 6% estavam com altos niveis de culpa. Em contra partida observou-se que 24% da amostra estava com altos níveis de desgaste psíquico o que demonstra que apesar de apresentarem-se entusiasmados com a profissão, os docentes investigados também se encontram esgotados emocional e fisicamente em decorrência da atividade de trabalho. Dessa forma, pode-se observar que a maioria dos professores não apresenta características preditoras da síndrome de burnout, entretanto merece atenção a porcentagem de docentes que apresentou altos níveis de desgaste psíquico e/ou de culpa e baixos níveis de ilusão pelo trabalho, pois isto pode indicar uma tendência para o aparecimento da síndrome de burnout depois de um período de exposição a estressores. Assim, faz-se necessário que novos estudos com professores desse nível de ensino sejam feitos afim de aprofundar o conhecimento na área e gerar respostas que possibilitem a prevenção da síndrome de burnout em professores.


Palavras-chave


síndrome de burnout, professor, trabalho