Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Relato de Experiência de acadêmicos de Fisioterapia do Projeto de Extensão Universitária ‘Reabilita Fisio’ em hospitais públicos de Manaus,Amazonas
Danielly Mota da Silva, Érica Daniele de Amorim Cunha, Rachel Oliveira Trindade, Thâmela Eduarda Mendes Barata, Yuri Sena Melo

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


Introdução: Os programas de extensão universitária atuam no contexto de aproximação entre a teoria e prática acadêmica. O projeto denominado Reabilita Fisio tem como objetivo a antecipação prática em Fisioterapia, através do contato terapeuta – paciente a fim de garantir a visualização e a vivência dos conteúdos teóricos desenvolvendo habilidades práticas pertinentes a profissão e introdução do acadêmico na realidade social, política e econômica da saúde no País. Objetivo: Relatar a experiência dos acadêmicos de Fisioterapia vivenciadas durante a participação no projeto de extensão Reabilita Fisio frente ao sistema único de saúde SUS. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de cinco universitários atuantes do projeto de extensão universitária do Centro Universitário do Norte-UNINORTE nos setores de atendimento ambulatorial e unidade de terapia intensiva em cinco hospitais públicos na cidade de Manaus, Amazonas divididos em ciclos com duração de quatro semanas vivenciadas nos hospitais. O projeto teve duração de março a junho de 2017, sendo todas as percepções e características observadas anotadas durante o final de cada ciclo. Discussão e Resultados: Por meio desta extensão foi possível colocar em prática a avaliação dos pacientes, seleção de recursos fisioterápicos, programação terapêuticas, observação de tratamento, tratamento de pacientes sob a supervisão do professor responsável, reavaliação do paciente e reestruturação do programa terapêutico. Foi possível observar que a fisioterapia é fundamental na reabilitação e melhora do paciente acamado, desde o setor ambulatorial a unidade de terapia intensiva. Neste contexto, ressaltamos a importância do fisioterapeuta que não atua somente nos acometimentos físicos como também na realização a promoção a saúde. Conclusão: A participação dos acadêmicos em projetos de extensão em hospitais públicos em Manaus contribuem para a formação de um profissional mais habilitado para um melhor atendimento, integração, humanização e trabalho em equipe.

Referências

RIBEIRO, Kátia Suely Queiroz Silva. A contribuição da extensão comunitária para a formação acadêmica em fisioterapia. Fisioterapia e pesquisa, v. 12, n. 3, p. 22-29, 2005.

ZILLI, Marlon Gonçalves et al. CONTRIBUIÇÕES DE UMA CLÍNICA ESCOLA NO ATENDIMENTO EM SAÚDE NO SUL DE SANTA CATARINA. Revista Interdisciplinar de Estudos em Saúde, v. 6, n. 1, p. 105-116, 2017.

 

 


Palavras-chave


Promoção a saúde; Extensão Universitária; Saúde pública;