Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-06
Resumo
Introdução: Os programas de extensão universitária atuam no contexto de aproximação entre a teoria e prática acadêmica. O projeto denominado Reabilita Fisio tem como objetivo a antecipação prática em Fisioterapia, através do contato terapeuta – paciente a fim de garantir a visualização e a vivência dos conteúdos teóricos desenvolvendo habilidades práticas pertinentes a profissão e introdução do acadêmico na realidade social, política e econômica da saúde no País. Objetivo: Relatar a experiência dos acadêmicos de Fisioterapia vivenciadas durante a participação no projeto de extensão Reabilita Fisio frente ao sistema único de saúde SUS. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de cinco universitários atuantes do projeto de extensão universitária do Centro Universitário do Norte-UNINORTE nos setores de atendimento ambulatorial e unidade de terapia intensiva em cinco hospitais públicos na cidade de Manaus, Amazonas divididos em ciclos com duração de quatro semanas vivenciadas nos hospitais. O projeto teve duração de março a junho de 2017, sendo todas as percepções e características observadas anotadas durante o final de cada ciclo. Discussão e Resultados: Por meio desta extensão foi possível colocar em prática a avaliação dos pacientes, seleção de recursos fisioterápicos, programação terapêuticas, observação de tratamento, tratamento de pacientes sob a supervisão do professor responsável, reavaliação do paciente e reestruturação do programa terapêutico. Foi possível observar que a fisioterapia é fundamental na reabilitação e melhora do paciente acamado, desde o setor ambulatorial a unidade de terapia intensiva. Neste contexto, ressaltamos a importância do fisioterapeuta que não atua somente nos acometimentos físicos como também na realização a promoção a saúde. Conclusão: A participação dos acadêmicos em projetos de extensão em hospitais públicos em Manaus contribuem para a formação de um profissional mais habilitado para um melhor atendimento, integração, humanização e trabalho em equipe.
Referências
RIBEIRO, Kátia Suely Queiroz Silva. A contribuição da extensão comunitária para a formação acadêmica em fisioterapia. Fisioterapia e pesquisa, v. 12, n. 3, p. 22-29, 2005.
ZILLI, Marlon Gonçalves et al. CONTRIBUIÇÕES DE UMA CLÍNICA ESCOLA NO ATENDIMENTO EM SAÚDE NO SUL DE SANTA CATARINA. Revista Interdisciplinar de Estudos em Saúde, v. 6, n. 1, p. 105-116, 2017.