Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Tamanho da fonte:
Satisfação dos Alunos participantes de Eventos Realizados pela Liga Acadêmica de Farmácia Clinica e Hospitalar UNINASSAU
Última alteração: 2018-01-06
Resumo
Ligas Acadêmicas são associações cientificas que são formadas por alunos e professores vinculados a uma instituição de ensino superior. Os três pilares de uma liga acadêmica são: atividade de pesquisa, ensino e extensão. Os participantes de Ligas organizam eventos de extensão universitária relacionadas ao tema principal, tais como: congressos, minicursos, palestras, serviços à população e etc. A Liga Acadêmica de Farmácia Clinica e Hospitalar da UNINASSAU (LAFACH) foi criada no segundo semestre de 2017 no Centro Universitário Mauricio de Nassau – Campus Fortaleza e é a primeira Liga acadêmica do Curso de Bacharel em Farmácia. Este resumo tem como objetivo principal analisar a satisfação e experiência dos alunos participantes dos eventos propostos pela LAFACH, além de criar indicadores que serão usados pela LAFACH em eventos posteriores. Foi realizado um estudo de caráter quantitativo, do tipo exploratório-descritivo, de delineamento transversal, realizado com a coleta de dados utilizando como instrumento questionários de satisfação elaborado pelos membros da LAFACH acerca do II Encontro Sobre Residência em Farmácia produzido pela Liga, contava com as seguintes questões: acesso a inscrição; clareza da apresentação; organização do evento; conteúdo abordado e satisfação geral. Na escala de satisfação foi usada as seguintes opções: ótimo; bom; regular e péssimo. Os questionários foram aplicados no dia 11 de novembro de 2017 no Centro Universitário Mauricio de Nassau — Campus Fortaleza para os alunos participantes, em sua maioria acadêmicos de farmácia, logo após o encerramento das palestras. O método utilizado possibilita ao aluno participante uma avaliação direta para a melhoria do seu processo de formação acadêmica. Com o total de 60 alunos participantes, sendo 51 (85%) alunos da Uninassau e 9 (15%) alunos de outras Instituições. Entre os tópicos abordados nos questionários acerca do acesso a inscrição 27 (45%) dos alunos apontam como Ótimo; 24 (40%) apontam como Bom; 7 (11,7%) apontam como Regular e 2 (3.3%) apontam como Péssimo. Em relação à clareza da apresentação 46 (76,7%) dos alunos apontam como Ótimo e 14 (23,3) apontam como Bom. Em relação à Organização do Evento 26 (43,3%) dos alunos apontam como Ótimo; 25 (41,7%) apontam como Bom e 9 (15%) apontam como Regular. Em relação ao conteúdo abordado 49 (81,7) alunos apontam como Ótimo; 10 (16,6) apontam como Bom e 1 (1,7) aponta como Regular. Em relação à Satisfação Geral 44 (73,3%) dos alunos apontam como Ótimo e 16 (26,7%) apontam como Bom. As atividades de liga acadêmica são de suma importância para o desenvolvimento dos alunos e professores envolvidos no projeto e também a todos os envolvidos nos eventos feitos. Com a finalidade de desenvolver uma escala de satisfação dos alunos participantes do evento pode-se concluir que a variedade de áreas de capacitação em saúde e a qualidade dos assuntos abordados influenciaram diretamente os bons índices de satisfação. Em contra partida temos questões organizacionais que precisam ser melhoradas.
Palavras-chave
Ligas Acadêmicas; Satisfação