Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO DA RESIDÊNCIA MÉDICA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ E A CONSTRUÇÃO DOS CURRÍCULOS BASEADOS EM COMPETÊNCIAS DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA
Luciana Ribeiro Conz, Camila Alves Soares, André Luis Bezerra Tavares, Alcilea Leite de Carvalho

Última alteração: 2017-12-27

Resumo


O seguinte trabalho apresenta o Projeto de Apoio Pedagógico do Centro de Residência Médica da Escola de Saúde Pública do Ceará e o trabalho que vem desenvolvendo na construção dos currículos baseados em competências dos Programas de Residência Médica. Desde a criação da Comissão Nacional de Residência Médica em 1997, muitos avanços normativos vêm ocorrendo até a presente data, dentre eles a Resolução Nº 02/2006 que dispõe sobre os requisitos mínimos dos programas. No entanto, existe uma reconhecida necessidade de avançar na construção dos currículos de cada especialidade desenhado a partir das competências. Tal processo já ocorre, embora de forma não uniforme, ora conduzido pelas respectivas Sociedades, ora pelas supervisões dos diversos programas. Nos programas sob supervisão da ESP/CE, também temos programas de residência médica (PRM) com currículos em processo de elaboração, e outros que não iniciaram qualquer movimento nesse sentido. Para conduzir a formação e avaliação por competências da residência médica, este projeto traz a possibilidade do fortalecimento da parceria desses atores com a ESP/CE, uma vez que os capacita e os acompanha quanto à elaboração dos currículos. Para tal empreitada, foi necessário realizar a contratação de bolsistas com conhecimentos de gestão pedagógica, projetos e pesquisa além de preceptores que acompanham os residentes nos cenários de prática. Após a consolidação da equipe de Apoio Pedagógico, iniciamos as ações em setembro de 2017 utilizando metodologias ativas de ensino e aprendizagem significativa e reflexiva, destacando a Aprendizagem Baseada em Problemas e Metodologia da Problematização. A primeira oficina ocorreu junto aos coordenadores das Comissões de Residência Médica das instituições de saúde parceiras, supervisores de PRM e preceptores. Neste primeiro encontro objetivamos sensibilizar e justificar a necessidade de construirmos os currículos e fortalecer o vínculo entre os PRM e ESP. Ressalta-se que ao longo do estabelecimento das competências pretendemos fazer um alinhamento entre o currículo, cenários de prática e as políticas públicas de saúde e educação assim como melhorar a integração entre PRM e ESP/CE. Entendemos por competências os conhecimentos, habilidades e atitudes que atribuem sentido prático para a formação educacional dos médicos especialistas. O currículo por competências se pauta nas necessidades que situações concretas exigem do profissional especialista. Portanto, temos como expectativa construir currículos de PRM com ensino centrado no discente, baseado em problemas, com aprendizagem no contexto e abordagem temática por competência, multidisciplinar e integrada, tendo base na comunidade. Ao final de 2017 temos como produto a justificativa política, epidemiológica e assistencial dos Programas de Residência Médica de acesso direto, perfil da clientela e competências a serem desenvolvidas ao longo da residência. Esta elaboração está sendo rica ao buscar alinhar a formação de médicos especialistas às necessidades de saúde e de aperfeiçoamento dos recursos humanos do SUS. Contudo, ainda é necessário dar continuidade em relação aos princípios educacionais, metodologia, conteúdo programático e diversos outros elementos que constituem um currículo baseado em competências.

Palavras-chave


apoio pedagógico; currículo baseado em competências; residência médica