Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Vivência de uma Disciplina Integradora
juliane cristine de camargo, Lislei Teresinha Preuss

Última alteração: 2017-12-27

Resumo


APRESENTAÇÃO

 

Este resumo expandido visa socializar a experiência vivenciada na disciplina Linhas de Cuidado Multiprofissional, de caráter multidisciplinar, da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, sob coordenação do departamento de medicina. A disciplina teve seu início no segundo semestre de 2017 envolvendo seis cursos, os quais são: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Odontologia e Serviço Social e um total de vinte e quatro alunos;  tem o aporte de treze professores, incluindo a coordenação desta.

A disciplina tem como meta, o estímulo aos acadêmicos, à aproximação ao sistema público de saúde e   aos espaços da comunidade através da inserção em Unidades Básicas de Saúde- UBS. Para que isto acontecesse, foram escolhidas duas Unidades, que teve como um dos critérios, a distância e nenhuma atividade específica desenvolvida pela UEPG, pois por esse motivo, não há participação de outros acadêmicos nesses equipamentos de saúde. São elas: ZILDA ARNS, localizada no bairro Nossa Senhora das Graças e EGON ROSKAMP, no bairro Santa Paula, na cidade de Ponta Grossa- Paraná.

A partir da inserção dos alunos nestes espaços, busca-se levantar informações afim de construir um diagnostico referente aos atendimentos de saúde prestados a comunidade, de forma que identifiquem dificuldades relatadas pelos Profissionais e Usuários da UBS.  Através deste, propõe-se a construção de um projeto de intervenção de forma coletiva, que contribua tanto para a formação profissional dos alunos envolvidos, quanto para a equipe que trabalha na Unidade,  os usuários que frequentam e recebem atendimento da mesma.

A metodologia utilizada nesta disciplina contempla rodas de conversa, jogos interativos, inserção na UBS e comunidade, dentre outras metodologias que proporcionam a integração entre alunos.

O presente resumo tem como principal objetivo relatar, como é para uma aluna do segundo ano do curso de Serviço Social, integrar esta disciplina que reúne diversas áreas do saber, ou seja, multidisciplinar.

 

O RELATO DE EXPERIÊNCIA

A disciplina integradora iniciou no  segundo semestre de 2017, sendo ofertada nas sextas-feiras no período da tarde. Foram realizados no total dez encontros, que se caracterizaram em aulas, observação na Unidade de Saúde, realização de um projeto de intervenção, e aplicação e por fim a avaliação de todo o processo. Todos os momentos vivenciados foram de forma dinâmica, com o objetivo de contribuir com a formação profissional de todos os cursos envolvidos.

A disciplina iniciou com uma acolhida, onde os professores se apresentaram e também apresentaram a proposta da disciplina e com o objetivo de aproximar a turma e proporcinar a integração entre os alunos de diversos cursos, foi realizado uma dinâmica.

Em encontros que foram realizados na sala de aula, as metodologias  foram ativas, um exemplo é aplicação do jogo do Sistema Único de Saúde - SUS, o qual foram organizados grupos de alunos de diferentes cursos. O jogo além de proporcionar uma maior aproximação entre os alunos, levou aos acadêmicos importantes conhecimentos a cerca do SUS. O jogo evidencia uma forma descontraída e prazerosa de se aprender.

A disciplina possibilitou, a partir da inserção na comunidade, uma aproximação à prática profissional de uma equipe multiprofissional. Na observação realizada, a partir desta atividade, alguns pontos foram observados como: estrutura física, profissionais que compõe a equipe, se há Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, serviços, maneira de organizar a agenda desses serviços, dificuldades da unidade, como se faz o registro de atividades desenvolvidas, e as maiores demandas que chegam até a Unidade.

A disciplina possibilitou conhecermos a UBS, o público da mesma, através de conversas com as Agentes Comunitárias de Saúde - ACS e a inserção no bairro, as condições sociais, econômicas e de saúde destes sujeitos. Observamos, ainda, através da aplicação de um formulário, como é o atendimento da unidade, os problemas do bairro e na UBS, e quais seriam as soluções para o problema apontado. A falta de especialistas e a demora para marcar uma consulta com estes foram os problemas apontados.

Através desse diagnóstico, foi construído um projeto de intervenção objetivando promover a capacitação das ACS para uma melhor orientação acerca da rede de atendimento da saúde no município, os medicamentos distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde e o calendário de vacinas A construção do projeto de intervenção ocorreu de forma tranquila e consesual, com a participação de todos da equipe responsável. Foi construído um folder sobre orientações básicas a cerca  do fluxo de atendimentos. Na apresentação deste estiveram presentes enfermeiras da unidade e as mesmas reiteraram a importância deste.

As intervenções, a partir do projeto,  ocorreram em três tardes, onde o grupo de acadêmicos se reuniu com as ACS e promoveram um espaço de discussão com troca de conhecimentos. As informações sobre a temática em pauta foram levantadas em forma de questões , o que favoreceu uma ampla participação e troca de experiências.

 

 

Resultados

 

A disciplina Linhas de Cuidado Multiprofissional, possibilitou a aproximação ao universo do trabalho multidisciplinar, que atualmente, no mercado de trabalho está ganhando bastante destaque, pois uma equipe que planeja junto suas ações tem mais efetividade.  Também viabilizou muito mais do que a integração entre diversos cursos, possibilitou o conhecimento a cerca das necessidades dos usuários que frequentam o SUS, e de que é necessário para que nós futuros trabalhadores da saúde tenhamos uma prática que vise atender suas reais necessidades e isso só se faz possível quando todos trabalham coletivamente.

Alguns aspectos positivos e negativos foram vistos durante a disciplina, por sermos a primeira turma. Como pontos fracos citamos a rotatividade de professores, pois assim não há alguém fixo que acompanhe o trabalho desenvolvido pelos alunos do começo ao fim. No início havia um cronograma, ao qual teve muitas alterações ao decorrer da disciplina, o que ocasionou uma certa desorganização. Também houve muita desistência de alunos durante a disciplina, o que dificultou a realização de atividades dentro da mesma.

Como pontos fortes podemos destacar as aulas dinâmicas que tornou a disciplina leve e favoreceu a integração entre os alunos. A disciplina nós trouxe a oportunidade de conhecermos diferentes visões diante de um mesmo propósito, durante a construção do projeto de intervenção e execução do mesmo, afim de deixar a individualidade do seu curso para um trabalho multidisciplinar. E viabilizou a aproximação da atenção básica, executada nas Unidades de Saúde, o que é campo de trabalho de todos cursos envolvidos.

 

Considerações Finais

 

A criação desta disciplina conduz a chance dos alunos da UEPG conhecerem  o que é um trabalho multiprofissional, sendo muito importante para a formação dos cursos envolvidos, pois durante a graduação alguns cursos acabam não vivenciando uma integração.  A iniciativa de promover encontros e debates entre cursos é de extrema importância para a atualidade, pois muitos alunos quando se formam e vão para o campo de trabalho, acabam não sabendo trabalhar em equipe multidisciplinar. Ter essa promoção desde a formação é um preparo essencial para uma maior produtividade no mercado de trabalho.

A disciplina fortalece a ideia de trabalho horizontal, onde os profissionais não devem centralizar seus conhecimentos. Para o Serviço Social fazer parte dessas atividades é muito agregador, pois quando trabalhamos com as demais áreas do saber, conhecemos as reais necessidades dos usuários, para a amplitude de políticas públicas.


Palavras-chave


Disciplina; Multiprofissional; Integração