Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-26
Resumo
Apresentação
A Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (RIS-ESP/CE) é uma estratégia de Educação Permanente Interprofissional em Saúde, cuja formação se dar majoritariamente em serviço. Ela iniciou a sua primeira turma no ano de 2013. Esse programa de Residência conta com o componente comunitário com três ênfases: saúde da família, saúde mental coletiva e saúde coletiva. Trata-se de um relato de experiência acerca de uma das atividades realizadas no âmbito da (RIS-ESP/CE) “Curso Cuidador Familiar de Idosos- CFI” pela quarta turma de residentes em Tauá- CE dessas três ênfases. O objetivo desse trabalho é apresentar as vivências experimentadas com a primeira turma desse curso e seus desdobramentos no cuidado e promoção da saúde no território de prática destes residentes. A atividade foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Tauá, com apoio e participação da coordenação de saúde da pessoa idosa.
Desenvolvimento do trabalho
Consistiu-se em seis encontros presenciais com duração de quatro horas cada encontro, sendo distribuídos ao longo de três semanas, para possibilitar aos participantes que já exerciam a prática de cuidados darem assistência aos idosos. O cronograma do curso foi estruturado para que os profissionais facilitadores - residentes ( enfermeiros, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, profissional de educação física, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, odontólogo, farmacêutico-bioquímico, psicólogo, nutricionista e fonoaudiólogo) - pudessem desenvolver os temas de acordo com sua área de formação- atuação : cuidados de enfermagem, direitos da pessoa idosa, cuidados corporais e de postura, cuidados com medicações, saúde bucal, saúde mental e cuidados psicossociais, cuidados com a alimentação, disfagia e cuidados com o cuidador. Destaco que os residentes de saúde coletiva atuaram como coordenadores-apoiadores do curso. Ressalta-se que foi utilizada uma metodologia teórico-prática composta por exposições dialogadas, pautadas na construção compartilhada do conhecimento, na educação popular em saúde e no uso de metodologias ativas. Além disso, houve a inserção de atividades grupais ( dinâmicas de grupo), as quais estavam voltadas para o cuidado/autocuidado apoiado dos participantes.
Resultados
Os resultados dessa experimentação ético-estético-política apontam que para além de uma atividade de promoção e educação em saúde, pois o curso atua ainda como uma forma de educação permanente em saúde no cenário de prática da RIS, visto que ao capacitar os participantes para o manejo e cuidado com a pessoa idosa, proporciona também apoio matricial bilateral aos profissionais-residentes, os quais se reinventaram acerca da temática trabalhada, bem como a vivência de uma nova maneira de cuidado em saúde.
Considerações finais
Este curso Constitui-se um movimento de promoção e afirmação de cidadania dos usuários e trabalhadores da saúde, estimulando o cuidado comunitário e a participação social dos usuários do SUS. Aponta ainda para integralidade e uma forma ampliada da clínica na saúde, fora dos seus settings tradicionais e atenta para uma concepção produtiva do desejo do sujeito.