Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
O CURSO CUIDADOR FAMILIAR DO IDOSO COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NO ÂMBITO DA RESIDÊNCIA INTEGRADA EM SAÚDE EM TAUÁ-CE
antonio charles de oliveira nogueira, Antonia Paloma Sena, Brena Dielle Anastacio de Sousa, Nara Bezerra Custodio Mota, Cassio Marques Ribeiro, Jamilia Soares de Farias, Francisco Helder Sales Mota, Luis Rocildo Caracas

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Apresentação

A Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (RIS-ESP/CE) é uma estratégia de Educação Permanente Interprofissional em Saúde, cuja  formação se dar majoritariamente em serviço. Ela iniciou a sua primeira turma no ano de 2013. Esse programa de Residência conta com o componente comunitário com três ênfases: saúde da família, saúde mental coletiva e saúde coletiva. Trata-se de um relato de experiência acerca de uma das atividades realizadas no âmbito da (RIS-ESP/CE) “Curso Cuidador Familiar de Idosos- CFI” pela quarta turma de residentes em Tauá- CE dessas três ênfases. O objetivo desse trabalho é apresentar as vivências experimentadas com a primeira turma desse curso e seus desdobramentos no cuidado e promoção da saúde no território de prática destes residentes. A atividade foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Tauá, com apoio e participação da coordenação de saúde da pessoa idosa.

Desenvolvimento do trabalho

Consistiu-se em seis encontros presenciais com duração de quatro horas cada encontro, sendo distribuídos ao longo de três semanas, para possibilitar aos participantes que já exerciam a prática de cuidados darem assistência aos idosos. O cronograma do curso foi estruturado para que os profissionais facilitadores - residentes ( enfermeiros, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, profissional de educação física, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, odontólogo, farmacêutico-bioquímico, psicólogo, nutricionista e fonoaudiólogo) - pudessem desenvolver os temas de acordo com sua área de formação- atuação : cuidados de enfermagem, direitos da pessoa idosa, cuidados corporais e de postura, cuidados com medicações, saúde bucal, saúde mental e cuidados psicossociais, cuidados com a alimentação, disfagia e cuidados com o cuidador. Destaco que os residentes de saúde coletiva atuaram como coordenadores-apoiadores do curso. Ressalta-se que foi utilizada uma metodologia teórico-prática composta por exposições dialogadas, pautadas na construção compartilhada do conhecimento, na educação popular em saúde e no uso de metodologias ativas. Além disso, houve a inserção de atividades grupais ( dinâmicas de grupo), as quais estavam voltadas para o cuidado/autocuidado apoiado dos participantes.

Resultados

Os resultados dessa experimentação ético-estético-política apontam que para além de uma atividade de promoção e educação em saúde, pois o curso atua ainda como uma forma de educação permanente em saúde no cenário de prática da RIS, visto que ao capacitar os participantes para o manejo e cuidado com a pessoa idosa, proporciona também apoio matricial bilateral aos profissionais-residentes, os quais se reinventaram acerca da temática trabalhada, bem como a vivência de uma nova maneira de cuidado em saúde.

 

Considerações finais

Este curso Constitui-se um movimento de promoção e afirmação de cidadania dos usuários e trabalhadores da saúde, estimulando o cuidado comunitário e a participação social dos usuários do SUS. Aponta ainda para integralidade e uma forma ampliada da clínica na saúde, fora dos seus settings tradicionais e atenta para uma concepção produtiva do desejo do sujeito.

 


Palavras-chave


educação em saúde; permanente; cuidador do idoso