Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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AVALIAÇÃO DA CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA DA ETSUS/RN NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES CAPACITADOS
BÁRBARA CÁSSIA DE SANTANA FARIAS SANTOS, FREDERICO VIANA MACHADO, FLAVIA ANDREA BELARMINO DE MEDEIROS

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


Este trabalho é um desdobramento do Projeto de Intervenção “A importância da avaliação na qualificação dos profissionais de saúde para a prática docente no Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde Dr. Manoel da Costa Souza" – CEFOPE/RN, elaborado por sua equipe técnica-pedagógica como parte integrante do Curso de Especialização em Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação na Educação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As capacitações pedagógicas ocorrem de forma sistemática para todos os docentes que ministram os cursos oferecidos pela escola e são conduzidas pela equipe técnico-pedagógica, com carga horária de 44 horas, divididas em duas etapas. A primeira etapa compreende 24 horas, quando são desenvolvidos conteúdos sobre os fundamentos pedagógicos da escola e nas 20 horas restantes são planejadas para que os docentes conheçam os registros escolares, os planos de curso e realizem seus planos de aula. Assim, diante da importância que a capacitação pedagógica possui como recurso estratégico, torna-se necessária uma avaliação desse processo, no sentido de saber se ele está atingindo seus objetivos e se há necessidade de adequação e redirecionamento das capacitações. Assim, este trabalho tem por objetivo avaliar, a partir da percepção dos docentes, a primeira etapa da capacitação pedagógica do Cefope/RN. O estudo delineou-se como pesquisa qualitativa de caráter exploratório-descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário com questões abertas com 55 profissionais de saúde docentes e a análise efetivou-se de acordo com a proposta apresentada por Bardin. Os dados utilizados foram coletados pelo Cefope como parte de sua avaliação interna e foram disponibilizados para o desenvolvimento dessa pesquisa. Os resultados indicaram quatro categorias: “Formação pedagógica para o exercício da docência”, “Proposta pedagógica como diferencial”, “Expectativa x Resultado”, “Contribuição da formação”. Os docentes das ETSUS têm responsabilidade de capacitar e formar profissionais de ensino fundamental e técnico que atuam no SUS. Destes, espera-se a compreensão e o domínio de saberes técnicos e pedagógicos para a prática docente. No momento em que responderam o questionário os docentes sabiam qual era o seu papel na escola e deixaram claro suas expectativas e necessidade de capacitação para atuar na área. Este cenário deu origem à categoria “Formação pedagógica para o exercício da docência” na qual os depoimentos nos ajudaram a identificar como estas concepções podem determinar formas de atuação pedagógica no cotidiano da prática docente na educação profissional em saúde. A partir da fala dos docentes foi possível perceber que existe a compreensão com relação ao papel do docente e a necessidade de implicação pessoal para a efetividade das atividades desenvolvidas por eles. A categoria “Proposta pedagógica como diferencial” emergiu da fala dos docentes que consideram a proposta pedagógica como um dos elementos que estimulam e motivam os docentes a entrar em sala de aula, pois estimula o pensamento crítico tanto dos docentes como dos alunos. Ademais, muitos docentes acreditam que a capacitação deveria ter trabalhado mais a atuação prática no cotidiano da sala de aula. Os docentes também puderam avaliar a capacitação quanto aos mediadores, material fornecido e carga-horária. Embora tenham relatado que foi uma excelente capacitação é possível perceber que há, ainda, uma distância entre o nosso discurso e nossa prática. Tal perspectiva sugeriu a criação da categoria “Expectativa Vs Resultado”. Questões como não considerar a singularidade de cada um, permitir que encontros pedagógicos aconteçam em locais inadequados e desconfortáveis, aulas expositivas pouco dialogadas e atividades sem o devido fechamento são pontos que enfatizamos em todos os momentos com os docentes, entretanto algumas falas nos alertaram que devemos aprimorá-los quando do momento da capacitação. Percebeu-se que os docentes consideraram a capacitação cansativa, principalmente aqueles que já foram docentes na escola em outros projetos e que já fizeram a capacitação anteriormente. Quando a Capacitação Pedagógica é planejada, a expectativa é que para cada assunto abordado seja utilizada uma técnica de ensino diferente para que o professor a conheça e para que ele possa usar em suas atividades pedagógicas. Todavia, percebe-se pela fala dos docentes que o que foi planejado não conseguiu ser executado. As respostas do questionário originaram a categoria “Contribuição da Formação”, que permitiu identificar o quanto os professores consideram a formação como essencial para o desenvolvimento da prática docente e o quanto a capacitação pedagógica possibilitou o estabelecimento da experiência devido, principalmente, à capacidade que ela trouxe de formação e transformação. Os resultados apontam para a importância da capacitação na formação docente e da proposta pedagógica do CEFOPE como possibilidade para as transformações dos processos de trabalho no cotidiano dos serviços de saúde. Eles alertam para a necessidade de aprofundar elementos da prática pedagógica, da criação de espaços de visibilidade às experiências vividas no trabalho e do fortalecimento dos processos avaliativos da escola considerando a interrelação entre os diversos elementos que compõe os itinerários formativos dos docentes. Os elementos apontados pelos docentes como positivos na capacitação, como por exemplo, estimular a análise da realidade social, ser dinâmica, comprometida com os desafios do SUS, ser problematizadora, ser capaz de oxigenar os serviços com olhares renovados para problemas comuns nos espaços de trabalho nos levam a identificar, por um lado, que o programa de capacitação tem alcançado seus objetivos, em consonância com as diretrizes da escola e do SUS, mas também que existe uma carência de propostas educacionais que cumpram estes requisitos. Esta análise se funda na constatação de que os docentes selecionados já são profissionais da saúde formados para trabalhar nestes espaços e que necessitam, prioritariamente, de outros saberes profissionais relacionados à sua atuação enquanto docente. Essa avaliação aponta para os desafios que temos pela frente, tais como investir mais na aproximação entre ensino e serviço, entre teoria e prática (não apenas as práticas profissionais nos cenários do cuidado, mas também as práticas docentes) e na utilização de metodologias ativas, que sejam capazes de mobilizar afetos, vivências e produzir experiências transformadoras e capazes de impactar a assimilação de conteúdos de uma forma sinérgica com o cotidiano dos alunos. Pensar a avaliação como parte da formação para ajudar a qualificar e transformar os processos de trabalho e pensar esse processo avaliativo de uma maneira que inclua visões diferentes e juízos divergentes, levando em conta todos os atores envolvidos no cotidiano dos processos da escola, possibilitando a todos o protagonismo da mudança desejada será um grande salto de qualidade para o CEFOPE. Vale ressaltar que uma das limitações da pesquisa refere-se à fragilidade do instrumento, construído e analisado somente pela equipe técnica da escola e não conseguiu alcançar satisfatoriamente os objetivos propostos uma vez que não atingiu uma perspectiva ampliada dos processos que acontecem na escola.


Palavras-chave


: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE; DOCÊNCIA; FORMAÇÃO PEDAGÓGICA