Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
COMPLICAÇÕES MAIS FREQUENTES EM NEONATOS ACOMETIDOS POR GASTROSQUISE EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE REFERÊNCIA NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PARÁ.
Paolla Sabrina Rodrigues de Souza, Vaneska Tainá Pinto Barbosa, Irinéia de Oliveira Bacelar Simplício, Mariane Santos Ferreira

Última alteração: 2018-06-05

Resumo


Apresentação: Gastrosquise é uma malformação congênita evidenciada pelo fechamento incompleto do abdome do neonato durante o período de gestação, associado principalmente à exteriorização do intestino, além do estômago, bexiga, útero e raramente o fígado. A sobrevivência de recém-nascidos prematuros com gastrosquise tem aumentado muito nas últimas décadas, porém o dano intestinal causado pela malformação congênita, ainda é responsável pela elevada morbidade e eventual mortalidade dos neonatos prematuros. O objetivo deste trabalho é identificar as principais complicações de recém-nascidos prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI-N) com diagnóstico de gastrosquise e relacionar os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Desenvolvimento do trabalho: Pesquisa documental, descritiva com abordagem qualitativa realizada no mês de junho de 2017, em uma UTI-Neonatal de um Hospital Público de referência de Santarém-Pará. Os dados foram coletados através do livro de registros de neonatos admitidos com diagnóstico de gastrosquise associado à prematuridade, entre o mês de janeiro de 2013 a junho de 2017. Resultados e/ou impactos: As complicações evidenciadas nesse estudo estão relacionadas principalmente a fatores que contribuem para o agravamento da doença nesses neonatos, como ressecção do intestino grosso, anomalias congênitas circulatórias, pulmonares e sepse. Entre os anos pesquisados foram quantificados vinte e quatro recém-nascidos prematuros internados com malformação congênita por gastrosquise na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Pesquisas relatam que o principal fator de risco para o desenvolvimento da doença está relacionado a idade materna jovem cuja mãe não realizou pré-natal, consumo de álcool excessivo, baixo índice de massa corporal materna, uso de drogas, infecções genito-urinário dentre outros. Considerações finais: A prematuridade contribui muito para o agravamento de muitas doenças, pois o recém-nascido não está totalmente amadurecido fisiologicamente. Partindo deste princípio, a realização de um pré-natal de qualidade e bem assistido é de suma importância para detecção precoce da gastrosquise e outras má formações, além de uma assistência de qualidade e intervenções cirúrgicas precoce, pois, podem contribuir minimizando o problema e ajudando o neonato a manter a integridade da vida de maneira saudável.

Palavras-chave


Prematuridade. Gastrosquise. Fatores de risco.