Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Prevenção e controle das doenças cardiovasculares e da hipercolesterolemia para saúde da população
Kamilla Costa da Silva, Ivonete Vieira Pereira Peixoto

Última alteração: 2018-01-21

Resumo


Apresentação: A obesidade, segundo a organização mundial da saúde, já constitui uma epidemia mundial. Atinge a todas as camadas sociais, tanto nos países desenvolvidos como nos denominados em desenvolvimento. Evidências experimentais recentes assinalam que 35% da população brasileira tem sobrepeso. Este fato está associado ao aparecimento das enfermidades denominadas denegerativas, tais como hipertensão, enfermidades cardiovasculares, diabetes, câncer, etc., que têm um impacto prejudicial à saúde da população e à qualidade de vida. Dessa forma, apesar de todos os avanços da medicina no tratamento das doenças degenerativas principalmente as cardiovasculares e hipercolesterolemia, a prevenção destas doenças ainda deve ser encarada como uma medida importante para salvar vidas. A principal característica das doenças cardiovasculares é a presença da aterosclerose que é o acumulo de placas de gordura decorrente do colesterol alto nas artérias ao longo dos anos impedindo dessa forma a passagem do sangue.

Objetivos: Discorrer sobre a importância de se adotar medidas de prevenção e controle dos fatores de risco que causam as doenças cardiovasculares e  hipercolesterolemia. Descrever a atuação da enfermagem na prevenção e controle melhorando a qualidade de vida da população.

Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um estudo de natureza qualitativa com abordagem bibliográfica sobre o controle e prevenção de doenças cardiovasculares e hipercolesterolemia levantado através de arquivos disponíveis em sites: bireme, lilacs,scielo.

Resultados e/ou impactos: Os hábitos da sociedade nos dias de hoje como, má alimentação, inatividade física, estresse, tabagismo e o alcoolismo facilitam no aparecimento de doenças cardiovasculares e da hipercolesterolemia. Mantendo o controle sobre os fatores de risco que levam a doenças cardiovasculares, a prevenção é a forma mais eficiente para as cardiopatias. Devido ao alto índice de mortalidade das doenças cardiovasculares, o ministério da saúde vem adotando medidas de promoção e prevenção dessas doenças, através do sistema único de saúde (sus), com programas como o hiperdia. Vale ressaltar que em virtude do alto índice de morbimortalidade das doenças cardiovasculares, o profissional de enfermagem deve atuar na abordagem das necessidades de uma política pública voltada para a promoção e prevenção dessas doenças, através do sistema único de saúde (sus).

Considerações finais: É importante a população adquirir hábitos de praticar exercícios físicos regularmente, ter uma alimentação saudável rica em proteínas e vitaminas, evitar o tabagismo e possuir uma vida com menos estresse. È fundamental que toda equipe de enfermagem disponha informações e recursos necessários para levar para toda a comunidade envolvida, um programa de prevenção implementando-os nas unidades de  saúde através de estratégias e ações educativas de prevenção de doenças cardiovasculares e hipercolesterolemia.

 


Palavras-chave


doenças cardiovasculares; hipercolesterolemia;promoção; prevenção; enfermagem.