Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Visita domiciliar e o olhar multiprofisional: uma experiência na extensão universitária
Adriana Diniz de Deus, jacqueline do Carmo Reis, Marcelo Ribeiro da Silva, Maria dos Anjos Lara e lanna

Última alteração: 2018-01-31

Resumo


A extensão universitária como processo acadêmico possibilita a ampliação do saber do estudante e a qualificação do trabalho docente. Suas ações devem priorizar práticas coerentes com  as necessidades sociais  e seu desenvolvimento implica em relações transdisciplinares e multiprofissionais. Nesse contexto, criar as condições necessárias para que  os discentes dos cursos da área da saúde elaborem coletivamente a praxis de seu conhecimento acadêmico no contato com a comunidade permitem o encontro do saber popular com o saber científico e no retorno a universidade estes trarão novos conhecimentos superando o discurso da hegemonia científica. Este trabalho relata a experiência dos alunos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, unidade Betim, que participaram do Projeto de Extensão “Bem Viver com Saúde Itapuranga” realizado nesta cidade, no estado de Goíás. O projeto propôs ações de gestão, educação e cuidado em saúde que foram realizadas no período de 7 a 15 dezembro de 2017 sendo uma das atividades a realização de visitas domiciliares para famílias de maior vulnerabilidade residentes na periferia da cidade. Durante o período aproximadamete 150 famílias foram visitadas por alunos dos 5 cursos citados, divididos em 10 equipes multiprofissionais e supervisionados por professores da Instituição de Ensino. As visitas possibilitaram aos alunos adentrarem ao espaço familiar e a identificarem as demandas e potencialidades dos sujeitos para além do olhar clínico tão priorizado por estes em um primeiro momento. No contato com as famílias em suas moradias houve uma nítida ampliação da percepção dos condicionantes e determinantes de saúde e do papel da equipe por parte dos alunos, possibilitada pelo conhecimento do cotidiano, dos sentidos e significados que as famílias davam ao adoecimento e as formas de elaboração do cuidado, sua cultura, crenças e costumes. Tais vivências na visita domiciliar multiprofissional representaram uma enriquecedora experiência para os alunos e professores envolvidos no projeto que trouxeram na bagagem  uma maior capacidade de raciocínio clínico, de propor e reordenar ações de promoção da saúde e prevenção de doenças contribuindo para a qualidade de vida familiar, além de um rico conhecimento acerca da utilização das plantas do cerrado para a prevenção e tratamento de doenças, prática comum das famílias locais.


Palavras-chave


graduação em saúde; educação interprofissional; projeto de extensão