Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Photovoice: método de pesquisa-ação participativa
ROBERTA DUARTE MAIA BARAKAT, ANDREA CAPRARA, ELIZIANE OLIVEIRA DE LIMA

Última alteração: 2018-02-05

Resumo


Apresentação

O Brasil apresenta um contexto de caráter emergencial devido às arboviroses, Dengue, Chikungunya e Zika, causadas pelo mosquito Aedes aegypti. As ações de vigilância e controle, bem como as respostas às condições ambientais que afetam a reprodução e os ciclos de vida do vetor transmissor impedem sua proliferação. Este estudo propõe uma intervenção que visa contribuir no desenvolvimento de tecnologias inovadoras educacionais, participativas e sustentáveis para atuar diretamente no cotidiano de um ambiente escolar.

Neste ambiente há várias formas de conceber o fenômeno educativo, nele a realidade é inacabada, dinâmica, histórica e multidimensional, o que favorece ações socioeducativas. O objetivo desta proposta de intervenção é promover a reflexão das práticas de participação e corresponsabilidade social nas ações, e a potencialização do protagonismo dos escolares na perspectiva da educação e promoção da saúde por meio do método Photovoice no combate às arboviroses.

Desenvolvimento do trabalho

Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e participativa que versará sobre os pressupostos de uma pesquisa-ação tendo como local de realização da pesquisa uma escola municipal de Fortaleza.

Em um cenário em que as campanhas de controle e prevenção de doenças apresentam caráter emergencial e paliativo, aliados às ações antes fiscalizadoras que educativas, faz-se necessário compreender o ponto de vista dos atores sociais. Este é um dos sentidos deste estudo, a promoção reflexiva das práticas de participação e corresponsabilidade social nas ações, e a potencialização do protagonismo dos escolares na perspectiva da educação e promoção da saúde por meio do método Photovoice.

A intervenção deste estudo se caracterizará pela mobilização de professores e escolares do ensino fundamental II de uma escola municipal localizada em um território na cidade de Fortaleza-CE para a prevenção e controle destas arboviroses, uma vez que esses espaços inspiram naturalmente a adesão dos atores sociais e permitem entender que a saúde é responsabilidade de diferentes sujeitos da comunidade.

Photovoice é um método de pesquisa-ação participativa, que utiliza como ferramenta fotos, e no contexto desta pesquisa abordará o referencial teórico da Promoção da Saúde e do controle vetorial. Trata-se de um processo que possibilita aos indivíduos representarem e exporem suas vivências comunitárias, as pessoas produzem e discutem fotografias que elas próprias tiraram sobre suas vivências enquanto membros de uma determinada comunidade ou grupo. Por meio de fotos e relatos que as acompanham, têm-se a possibilidade de expandir o diálogo com as autoridades responsáveis. Propõe dar voz ao prover câmeras às mãos das pessoas que serão protagonistas e potenciais catalisadores de mudanças políticas e sociais em suas próprias comunidades.

Defende que todo ser humano, não importando o quão ignorante ou submerso na cultura do silêncio esteja, será capaz de um olhar crítico e dialético do mundo ao seu redor e dos relacionamentos que mantêm. Uma de suas ideias centrais se fundamenta na abordagem da educação crítica de Paulo Freire. Tem fortes raízes no campo da antropologia, sobretudo da antropologia visual.

No primeiro momento, será explicado aos alunos a origem, os princípios e as aplicações do Photovoice. Posteriormente, será solicitada a realização de fotografias no ambiente escolar durante o período de uma semana, eles devem tirar fotografias originais relacionadas com a temática do controle vetorial, sendo assim, pressupõe-se que as fotografias traduzirão, em imagem, o conhecimento assimilado pelos alunos.

Para a discussão das fotos ocorrerão dois encontros grupais. Os relatos que acompanharão as exposições de ideias e dos significados atribuídos frente às fotos serão gravados e transcritos na íntegra. Para a análise do material gerado, será utilizada a técnica da análise temática de conteúdo.

A ideia central é a de proporcionar aos alunos a autonomia, por meio do empoderamento e do recurso da fotografia, de produzir o seu discurso visual e assim captar aquilo, que subjetivamente e mediante uma perspectiva pessoal, gostariam de mostrar ao “outro”. Tal convicção foi baseada no argumento de que a comunidade local é a mais indicada para fazer tais apontamentos.

O  Photovoice permite que as pessoas possam identificar, representar e aprimorar sua comunidade mediante fotografias. Enquanto prática baseada na produção de conhecimento, tem três objetivos principais: (1) permitir que as pessoas registrem e reflitam sobre os pontos fortes e as preocupações de sua comunidade, (2) promover o diálogo crítico e o conhecimento sobre questões importantes por meio discussões em grande e pequeno grupo de fotografias e (3) para alcançar os formuladores de políticas.  A literatura descreve a metodologia e analisa seu valor para a avaliação de necessidades participativas para a promoção da saúde pública.

Discussão

A educação e a promoção da saúde são temas relevantes e transpassam os cuidados paliativos. Em linhas gerais, são processos que conferem à população os meios para assegurar um maior controle e melhoria de sua própria saúde, não se limitando a ações de responsabilidade do setor. Dois grandes grupos de abordagens são identificados: o desenvolvimento de atividades dirigidas à mudança comportamental dos indivíduos, concentrando-se em componentes educativos; e a compreensão que a saúde é resultado de um amplo conjunto de fatores (determinantes múltiplos) relacionados com a qualidade de vida, boas condições de trabalho, oportunidades de educação, ambiente físico limpo, apoio social para as famílias e indivíduos, estilo de vida responsável e cuidados de saúde adequados.

As responsabilidades das ações de controle do mosquito Aedes aegypti, significam prestar atenção e responder às condições ambientais que afetam a reprodução e os ciclos de vida deste, bem como a exposição ao vírus e sua transmissão. Para impedir a proliferação do mosquito, é fundamental eliminar todos os potenciais focos.

Alinha-se portanto uma articulação de ações de promoção e de educação em saúde, produtoras de um saber coletivo que estimula no indivíduo sua autonomia e emancipação para o cuidar de si e de seu entorno. Quando a realidade dialoga com o processo de ensino-aprendizagem, a formação do sujeito compromete-se em sua integralidade, assumindo diversas dimensões, como a intelectual, social, cultural e física. O poder transformador da construção do conhecimento coloca os estudantes no cerne do processo de aprendizagem e partilha para novas interlocuções com o coletivo.

Considerações finais

Pensar uma proposta educativa na perspectiva da educação e promoção da saúde preceitua o reconhecimento de pelo menos algumas das seguintes proposições: o campo educativo situa-se numa área que sofre interações e influências de outras áreas; a educação compreende um conjunto de processos formais e não formais, intencionais ou não, sistematizados ou não, que contribuem para o desenvolvimento, a humanização e inserção social das pessoas; a educação é entendida como um processo que envolve reflexão crítica e, portanto, reconhece que os sujeitos estão inseridos em contextos socioculturais e históricos, que há diferenças individuais e coletivas entre os envolvidos, equipe de saúde, equipe de educadores, usuários dos serviços e seu entorno.

A fotografia se mostra como uma estratégia intimamente ligada à investigação qualitativa. Auxilia no aspecto descritivo de um acontecimento, ajuda na compreensão de aspectos subjetivos e pode ser analisada indutivamente. Imagens capturadas em fotos permitem o estudo de aspectos da vida aos quais não se consegue apreender somente com as palavras.

A força da imagem visual mostra-se potencialmente para o empoderamento de grupos populacionais marginalizados socialmente, permitindo um processo de criação que facilita a representação da diversidade de suas vivências enquanto membros de um grupo ou comunidade.

Palavras-chave


PROMOÇÃO DA SAÚDE; EDUCAÇÃO EM SAÚDE;PHOTVOICE