Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Educação em Saúde para a Prevenção de ISTs por Teleducação no estado do Amazonas
Hildegard Loren Rebouças Santos, Robson Gracie Almeida da Silva, Fidelis Henrique de Moura Gouvea, Pedro Máximo de Andrade Rodrigues, Cleinaldo De Almeida Costa, Waldeyde Olerilda Guimarães, Chao Lung Wen

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


Apresentação: O Programa Jovem Doutor (PJD) é uma atividade educativa de extensão de característica multi e interdisciplinar, desenvolvida pelo Núcleo de Telessaúde da Universidade do Estado do Amazonas, que por meio de recursos de telessaúde (webconferências e uso da página de Facebook como ambiente virtual de aprendizagem), visa promover o intercâmbio entre estudantes dos ensinos médio e superior. Por meio das ferramentas de telessaúde, os Jovens Doutores complementam os conhecimentos dos alunos do ensino médio com temas de relevância social, como orientação sexual. No estado do Amazonas, a utilização desses recursos como tecnologias educativas é necessária e oportuna, tendo em vista a dimensão territorial do estado e a logística de transportes, o que muitas vezes dificulta o acesso da comunidade interiorana à educação e aos serviços de saúde como um todo. Desse modo, os alunos de Parintins, cidade situada a 369 km da capital amazonense, Manaus, participaram de uma webconferência sobre educação sexual, em abril de 2017, promovida por acadêmicos de enfermagem e medicina no contexto da programação do PJD. O tema é relevante pelo fato de Parintins ser um município marcado pelo alto índice de gravidez precoce e infecções sexualmente transmissíveis (IST’s). Desenvolvimento do trabalho: Durante 4 horas de weboconferência, foram abordados temas como a fisiologia reprodutiva feminina e masculina, principais hormônios atuantes na puberdade, riscos de uma gravidez precoce, métodos contraceptivos mais eficazes, IST’s mais comuns no estado do Amazonas (Aids, sífilis e gonorreia), destacando-se o reconhecimento dos sintomas, métodos diagnósticos, e locais onde se pode buscar o reconhecimento e tratamento. Após a abordagem, esclareceram-se as dúvidas, e em seguida aplicou-se um questionário coletivo para fixação do conteúdo. Resultados: as dúvidas esclarecidas foram sobre o uso da pílula anticoncepcional e efeitos adversos, assim como a pílula do dia seguinte. Os alunos souberam interagir em equipe respondendo ao questionário coletivo com sucesso, acertando 90% das questões (questionário com 10 questões, e cinco alternativas de múltipla escolha). Considerações finais: apesar de algumas intercorrências de comunicação, houve uma interação satisfatória entre os acadêmicos e alunos do ensino médio. Os universitários aplicaram o conhecimento adquirido na teoria, enquanto os adolescentes receberam orientações em educação sexual indispensável devido à faixa etária e aos índices de IST’s relevantes no interior.  É necessário que o PJD não atue isoladamente, e para modificações a longo prazo, ocorra um apoio governamental para mais medidas de educação em saúde, voltadas aos jovens estudantes.


Palavras-chave


Telemedicina; Educação sexual; Telessaúde