Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
OUTUBRO ROSA: Um estudo sobre o acesso a informação
Bernardo Lavarda, Kâmilah Hauache, Sérgio Farias, Camila Litaiff, Hannah Leão, Emanoel Costa, Robson Amorim

Última alteração: 2018-04-30

Resumo


  • Introdução: Tendo em vista as campanhas do Outubro Rosa, marco mundial no combate ao câncer de mama através da promoção de saúde, o estudo voltou-se a um bairro na região Norte da cidade de Manaus, Amazonas, com o apoio da UBSF N-59, para desenvolver atividades de promoção da saúde e coleta de dados.  Objetivo: Analisar o conhecimento do público alvo da UBSF N-59 acerca do tema “Outubro Rosa” e avaliar a taxa de aprendizado do usuário alvo da pesquisa após atividades educativas de promoção de saúde. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa quantitativa-qualitativa transversal, descritiva, experimental, onde foram aplicados questionários socioeconômicos, de conhecimentos sobre o tema e realizados pré-teste, atividade educativa e pós-teste idênticos com intuito de avaliar rendimento dos entrevistados. Resultados: Total de 20 participantes, como critérios de inclusão foram considerados: livre desejo de cooperação e ser maior de 18 anos. Critérios de exclusão foram o não desejo de participar e ser menor de 18 anos. Ressalta-se que analfabetismo e outras situações limitantes e/ou incapacitantes não foram utilizadas como critérios de exclusão, sendo um trabalho socialmente inclusivo. Dos entrevistados: todos do sexo feminino, de maioria jovens adultas de 21 a 25 anos, majoritariamente sem filhos, pardas, moram com companheiro e até 4 pessoas na casa, renda mensal mínima para 84% delas é superior a 1000 reais. Perfil do grupo: 70% usam anticoncepcional oral combinado, 60% amamentaram por mais de 6 meses, 15% tem histórico de câncer de mama na família e 50% realizam o autoexame. Sobre câncer de colo de útero: todas já haviam ouvido falar sobre, entretanto 25% das entrevistadas nunca fizeram o exame preventivo e o maior meio de aquisição de informação foram os veículos de informação. O pré-teste revelou que 55% das entrevistadas sabiam realizar o autoexame, 60% não sabiam que amamentação é fator protetor nem que homens podem ter câncer de mama. 65% não sabiam que tabagismo é fator de risco. 75% sabiam que o câncer de colo de útero é prevenível, assim como 75% sabiam da relação dele com o HPV. Após atividade educativa e como retirada de dúvidas, o pós-teste obteve resultados muito satisfatórios, com índice de aproveitamento de 100%. Conclusão: Os dados retratam que o grupo analisado é de um nível socioeconômico confortável, com alto grau de instrução comparado a média brasileira e, mesmo assim, não há acesso a informação de forma satisfatória. Conhecimento é o maior empoderador social, ele precisa sair dos muros das faculdades e chegar onde mais se necessita dele, nas populações.

Palavras-chave


Outubro Rosa; Promoção de Saúde; Determinantes Sociais;