Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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EXPERIÊNCIA DOS PETIANOS NO NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO ACADÊMICA
Matheus Moreira de Souza, Iraildes Andrade Juliano, Laiane da Silva Santana, Itayany de Santana Jesus Souza, Thaise Borges Santos, Glêcia Carvalho Santana

Última alteração: 2018-07-06

Resumo


INTRODUÇÃO: A Segurança do Paciente (SP) nos últimos anos vem ganhando força diante do cresciscimento do número de casos envolvendo Eventos Adversos (EA)  e divulgados nas mídias sociais, decorrente do cuidado prestado ao paciente. Ao instituir o PNSP (2013), o Ministério da Saúde propôs como estratégia a articulação com Ministério da Educação e com o Conselho Nacional de Educação, para inclusão do tema segurança do paciente nos currículos dos cursos de formação em saúde de nível técnico, superior ee de pós-graduação. O PET-Saúde como indutor da integração ensino-serviço-comunidade permite o desenvolvimento de mudanças curriculares visto que o tema ainda não é colocado nos componentes curriculares nas universidades. OBJETIVO: Relatar as experiências no Núcleo de Segurança do Paciente como contribuição para a formação profissional. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa documental, onde os estudantes bolsistas do grupo tutorial PET/Saúde-GraduaSUS avaliaram as ementas das disciplinas do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana com vista a encontrar pontos que abordem a segurança do paciente e desenvolveram ações propostas pelo Núcleo de Segurança do Paciente em um Hospital Estadual do Interior da Bahia. A pesquisa ocorreu no período de 01 a 15 dezembro de 2017 e foram avaliados os componentes curriculares Semiologia e Semiotécnica Aplicada à Enfermagem, Bases Teórica e Metodológicas do Cuidado em Enfermagem, Enfermagem na Saúde da Mulher, Criança e Adolescente I, Enfermagem na Saúde da Mulher, Criança e Adolescente II, Gerência de Enfermagem no Serviço em Saúde, Enfermagem no Contexto da Saúde Mental e Adoecer Psíquico, Estágio Supervisionado I. Foram excluídas da pesquisas ementas desatualizada para permitir maior fidedignidade na avaliação. Resultados: Através da leitura e analise das ementas dos componentes curriculares à luz do PNSP e de artigos relacionados ao tema, foram observados que muitos não abordando tal temática. Apenas um componente curricular (Bases Teóricas e Metodológicas do Cuidado em Enfermagem) aborda o conteúdo sobre SP no seu plano de ensino, sendo que as deamis, trata-o de forma pontual ao discutir a comunicação entre os profissionais e equipes de enfermagem, além da segurança no preparo e administração de medicamento. CONCLUSÃO: Essa experiência permitiu aos estudantes conhecer as estruturas curriculares do curso de Enfermagem e a importância do tema SP no processo de formação de futuros profissionais de Enfermagem. Levantar a necessidade da inclusão da temática atendendo ao que se pede na Portaria que institui o PNSP e contribuir para melhoria da assistência prestada pelos futuros profissionais. Assim as instituições de ensino devem incorporar práticas da cultura de segurança do paciente durante toda a formação dos estudantes, de forma mais enraizada e sistêmica para garantir qualidade dos serviços prestados.

Palavras-chave


PET-Saúde; Educação; Segurança do Paciente