Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
SAÚDE DO HOMEM: INTERVENÇÃO DE SAÚDE BUCAL EM PACIENTES DA POLICLÍNICA ODONTOLÓGICA DA UEA
JEFTER SILVA

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Através da disciplina ‘Ciência e Afeto: Questões de Gênero na Saúde do Homem’, foi realizado no dia 09 de novembro de 2017 uma intervenção quanto ao tema de higiene bucal centrada às pacientes do sexo masculino que receberam atendimento na Policlínica Odontológica da UEA (PO-UEA). Tendo por objetivo promover conhecimento e analisar o perfil intrínseco do homem quanto à receptividade de informações referentes à saúde bucal centrando as necessidades e deficiências apresentadas pelo gênero masculino.

A partir de dados coletados a cerca da prevalência do diabetes mellitus na cidade de Manaus (sendo – segundo pesquisas – mais acometido no sexo masculino, representando 63% da população analisada com a doença) obteve-se o parâmetro de importância a uma intervenção que abrangesse cuidados de higiene bucal à homens acometidos desta patologia, já que doenças periodontais são capazes de elevar os índices glicêmicos em diabéticos descompensados; justificando, desta forma, a importância da ação realizada.

Através de panfletos e instruções básicas de higiene oral - como a remoção eficaz do biofilme e o uso correto do fio dental -, a intervenção foi realizada em quatro andares da Policlínica Odontológica da UEA, tendo a abordagem oral e expositiva do panfleto utilizado como metodologia principal ao trabalho.

Cerca de 60 homens foram alcançados, onde 18 destes mostraram-se interessados quanto ao tema (sanando dúvidas referentes ao assunto exposto), 11 aceitaram o panfleto dispensando qualquer instrução e 31 aceitaram o panfleto expressando pouco interesse às instruções, sem qualquer participação adicional digna de nota.

Por meio destes resultados, observou-se que uma modesta parcela dos homens (30%) mostraram-se dispostos a sanar todas as dúvidas sobre escovação, uso do fio dental e a correlação entre o diabetes mellitus e a doença periodontal. Outra parcela (18,3%) absteve-se das instruções oferecidas e cerca de 51,7% dos homens permaneceram indiferentes à oportunidade de aprofundar-se no assunto, comprovando os índices altos - e preocupantes - de homens desinteressados em cuidar da saúde como um todo, reforçando a barreira que ainda predomina entre o ego masculino (de figura forte e "indestrutível") e a saúde do homem - cuidados esses ainda associados, inúmeras vezes, somente às mulheres.


Palavras-chave


odontologia; homem; saúde; bucal; policlínica