Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Campanha Bem Nascido: Relato de experiência
Rafaela Barros Bessa, Barhbara Brenda Dias Garcez, Gleison Vitor Ferreira de Castro da Silva

Última alteração: 2018-05-31

Resumo


Introdução e Objetivos:O vírus Zika fora isolado pela primeira vez em 1947 a partir de um macaco Rhesus na floresta Zika em Uganda. A epidemia do vírus Zika ocorrida no verão 2015/2016 representou um dos maiores problemas de saúde pública ocasionados recentemente no Brasil. Houve, na época, uma grande mobilização em torno dos nascimentos de crianças com microcefalia com principal foco no estado do Pernambuco, sendo registrados no Brasil até fevereiro de 2016 5.640 casos suspeitos de microcefalia e 583 confirmados. Entretanto, outros países das Américas também foram atingidos pelo vírus Zika, ocasionando um alerta a nível global sobre o problema. Esta epidemia revelou a necessidade de políticas públicas a nível mundial sólidas, uma vez que casos inesperados como esse problema ocorrido em 2015 podem surgir e as autoridades de cada nação, bem como os profissionais da saúde, precisam estar preparados para o atendimento eficaz da população.

Desenvolvimento do trabalho:A Campanha Bem-Nascido fora realizada por acadêmicos de medicina do comitê da IFMSA da Universidade Estadual do Piauí no ano de 2016 com o objetivo de alertar o principal público-alvo: gestantes de uma maternidade. A campanha foi realizada através da distribuição de panfletos alertando as gestantes e puérperas sobre os principais cuidados para prevenção do mosquito apontado como o principal transmissor da patologia: uso de roupas compridas, camisas com mangas mais longas, repelentes, mosqueteiros, cuidados para evitar o acúmulo de água parada bem como uma dinâmica de perguntas e respostas com retirada de dúvidas acerca das formas de prevenção da picada do mosquito. A Campanha fora realizada como uma ação em conjunto com o comitê da IFMSA-Brazil de Pernambuco, propondo uma parceria na época de visualização do problema.

Resultados: Dentre os principais impactos observados, puderam ser observados alguns aspectos como a heterogeneidade de informações do público-alvo sobre o tema com uma graduação entre aquelas com conhecimento pouco, elevado ou nenhum conhecimento sobre as formas de prevenção do vírus Zika. Além disso, algumas pacientes relataram casos de microcefalia de bebês de conhecidas e se mostravam preocupadas com o tema, os riscos da gravidez e as formas de prevenção durante o período gestacional, ocasionando em alguma um fator a mais de estresse durante a gravidez. Ademais, a questão do vírus Zika e epidemia de microcefalia levantou uma série de questões além dos problemas a curto prazo para mãe e recém-nascido como a questão de promoção de reabilitação para as crianças e os direitos reprodutivos em torno de mulheres grávidas.

Considerações finais: Dessa forma, percebe-se a importância de ações na área de saúde pública ainda do contexto acadêmico, uma vez que mobiliza atenção para a comunidade bem como alerta através de visibilidade sobre temas da saúde nos quais a prevenção é um dos eixos centrais para a resolução do problema. Com isso, ações em torno da solidificação de políticas públicas precisam ser elaboradas e postas em prática através do estímulo a pesquisas nas áreas de entomologia e ecologia aliadas ao eixo saúde para a melhor compreensão dos mecanismos de propagação das arboviroses.


Palavras-chave


Zika Vírus; Entomologia; Microcefalia