Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DE PAIS/CUIDADORES DE PESSOAS NO ESPECTRO DO AUTISMO ACERCA DA VIVENCIA SOBRE TRANSTORNO
Thaynnara Nascimento dos Santos, Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha, Iel Marciano de Moraes Filho, Osmar Pereira dos Santos, Ricardo Cezar Ramalho, Rodrigo Marques da Silva, Aneci Neves da Silva Delfino, Aline Aparecida Arantes

Última alteração: 2018-05-07

Resumo


Apresentação: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) caracteriza-se por déficits clinicamente significativos e persistentes na comunicação social e nas interações sociais, independente de sua etiologia. As políticas públicas de proteção social vieram como tentativas de diminuir as desigualdades e injustiças relacionadas ao sistema capitalista e também em reinvindicações por melhores condições de trabalho, garantindo assim a equidade, a integralidade e a qualidade do cuidado em saúde. Devemos sempre ressaltar que a Atenção Primária de Saúde (APS) deve sempre atender as necessidades de toda a população, sem fazer nenhum tipo de distinção e isto envolve famílias de crianças que convivem com Transtorno do Espectro Autista (TEA) oferecendo imediato apoio quanto aos cuidados básicos de saúde, ao diagnóstico, a prevenção de agravos e as ofertas de reabilitação e cuidados contínuos. Compreende-se que o TEA e um distúrbio de desenvolvimento neurobiológico que apresenta sinais normalmente nos primeiros dois anos de vida, com comprometimento verbal e não verbal, interação social e padrões de comportamento característicos; desta forma a atenção básica e o profissional de enfermagem tem como objetivo integrar tanto a família quanto o profissional na realidade deste cliente. Objetivo: analisar o entendimento de pais/cuidadores de pessoas que estão no Espectro Autístico acerca do transtorno. Desenvolvimento: Tratou-se de uma pesquisa avaliativa, descritiva e exploratória com abordagem qualitativa. O cenário de investigação foi a cidade de Caxias, utilizando como campo de pesquisa a Associação de Amigos do Autista; a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e o Centro de Atenção Psicossocial infantil. O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista aplicada a 31 cuidadores/pais de crianças que estão no Espectro Autista. Resultados: Poucos cuidadores possuem um conceito formado sobre o TEA; no que se refere aos comportamentos da criança que mais incomodam, citaram birras, nervosismo, autoagressão e hiperatividade e que a maioria dos entrevistados percebe como satisfatória a qualidade de vida das crianças. É perceptível a falha existente em relação a implantação das ações e serviços de saúde necessários ao acompanhamento de crianças no TEA, sobretudo quando voltadas pra a Educação em Saúde. Considerações finais: O TEA é uma temática complexa, por isso, por vezes a pessoa que o apresenta tenha diversos problemas os pais/cuidadores acreditam que os mesmos podem ter boa qualidade de vida e desenvolver comportamentos comuns a todas as crianças, o que exige do sistema de saúde, social e educacional um cuidado individualizado, sugere-se que os gestores, profissionais e serviços de saúde consigam agir em conjunto, estimulando o desenvolvimento das pessoas que vivem no TEA e observando as reais necessidades e apontando oportunidades de inclusão que favoreçam a socialização e a qualidade de vida de tais pessoas.


Palavras-chave


Transtorno do Espectro do Autismo; Entraves no cuidado; Qualidade de Vida; Cuidadores.