Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Atividades Curriculares em Comunidade e Sociedade: as possíveis contribuições para a formação médica
David Ramos da Silva Rios, Maria Constantina Caputo, Maria Constantina Caputo

Última alteração: 2017-12-27

Resumo


Introdução: As "Atividades Curriculares em Comunidade e Sociedade" (ACCS), desenvolvidas na Universidade Federal da Bahia, são componentes curriculares, em que estudantes e professores da UFBA, em uma relação com grupos da sociedade, desenvolvem ações de extensão promovendo o intercâmbio, a reelaboração e a produção de conhecimento sobre a realidade com perspectiva de transformação e envolvendo diferentes áreas do saber. Objetivos: O presente trabalho objetiva relatar a experiência da ACCS "Promoção da Saúde e Qualidade de Vida" desenvolvido pela UFBA, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, buscando destacar a importância da extensão universitária para a formação em saúde e a necessidade do desenvolvimento de Políticas Públicas que sejam capazes de reorientar o processo formativo dos futuros profissionais. Relato de Experiência: A ACCS tem desenvolvido suas ações desde 2012, em diferentes comunidades baianas, como favelas, aldeias indígenas, quilombos e assentamentos. Com o envolvimento de discente de diferentes cursos, e por meio da pesquisa-ação busca-se estimular o reconhecimento, pela população, dos seus direitos sociais, e da importância da mobilização para a sua consolidação. Resultados: Percebe-se que a inserção precoce dos estudantes na comunidade estimula o desenvolvimento de reflexões individuais sobre a formação profissional dos sujeitos envolvidos no processo. Os discentes relataram uma reorientação de suas práticas e atitudes, apreendidas no meio acadêmico, ou nos espaços de ensino tradicionais, como hospitais, unidades de saúde, ou outros serviços. Conclusões: Os diferentes encontros garantiram mudanças de olhares e atitudes, afetando diretamente as construções subjetivas dos estudantes e as suas percepções. As atividades de extensão podem ser eximias ferramentas de mudança na sociedade e na formação, seja médica, ou pessoal.


Palavras-chave


Formação Médica, Extensão Universitária