Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2017-12-26
Resumo
Apresentação: O Programa Jovem Doutor Amazonas (PJD AM) é uma ação educacional de extensão desenvolvida pelo Núcleo de Telessaúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), integrante do Programa Telessaúde Brasil Redes. Na sua edição atual, o programa reúne alunos dos cursos de graduação da área da saúde da UEA, e alunos do ensino médio do município de Parintins como participantes no desenvolvimento de ações voltadas à educação em saúde, baseadas em ferramentas de telessaúde, tais como webconferência e página de Facebook como Ambiente Virtual de Aprendizagem. No seu segundo Ciclo, o programa visa proporcionar o intercâmbio sobre os temas da Atenção Básica à Saúde. Desse modo, no segundo semestre de 2017 foram realizadas atividades visando informar e empoderar os estudantes acerca do funcionamento do SUS, uma vez que a informação sobre o sistema não chega a todas as camadas da população da mesma forma e, dificilmente, é aprendida de modo a produzir conhecimento e autonomia em relação aos direitos sobre o cuidado com a saúde da população, compreendida como componente de cidadania na formação dos jovens estudantes. Desenvolvimento do trabalho: inicialmente, foram selecionados os seguintes temas para o Segundo Ciclo do PJD AM: concepções teórico-práticas sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), estratégia de saúde da família, atenção primária e ambiental, telessaúde no apoio ao SUS, e empoderamento social para a garantia do direito à saúde. As atividades foram realizadas tendo como suporte a infraestrutura e a rede de telessaúde da UEA. A abordagem sobre o SUS tratou do seu histórico, princípios doutrinários e organizacionais, níveis de complexidade, cartas de direitos autorais e a Portaria número nº 1820 que trata dos direitos e deveres dos usuários. Além disso, foram citados os desafios de gestão de trabalho, financiamento, e institucionalização no SUS. Resultados: a publicação dos slides referentes aos conteúdos abordados alcançou no Facebook 116 pessoas, totalizando 15 curtidas e 13 comentários. Foi solicitado aos estudantes que procurassem conhecer os tipos de serviços oferecidos pelo SUS em seu município, e escrevessem um relato vivencial sobre tal experiência. Essa atividade está em andamento. Considerações finais: como o ambiente escolar tem a função de educação social e política voltada para a transformação da sociedade, o tratamento sobre essa dimensão relacionada ao SUS no contexto do PJD AM, visa favorecer o exercício da cidadania pelo conhecimento e acesso aos serviços de saúde pública, bem como estimular a participação dos jovens nas politicas de saúde. Ressalta-se que para uma mudança efetiva e alcance de um público maior, tais ações não podem acontecer uma única vez, sendo necessária uma atividade contínua por parte da escola e das unidades de saúde locais.