Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Compreendendo o SUS: teleducação para o exercício da cidadania em saúde no Programa Jovem Doutor-AM
Hildegard Loren Rebouças Santos, Robson Gracie Almeida da Silva, Fidelis Henrique de Moura Gouvea, Pedro Máximo de Andrade Rodrigues, Cleinaldo de Almeida Costa, Waldeyde Olerilda Guimarães, Chao Lung Wen

Última alteração: 2017-12-26

Resumo


Apresentação: O Programa Jovem Doutor Amazonas (PJD AM) é uma ação educacional de extensão desenvolvida pelo Núcleo de Telessaúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), integrante do Programa Telessaúde Brasil Redes.  Na sua edição atual, o programa reúne alunos dos cursos de graduação da área da saúde da UEA, e alunos do ensino médio do município de Parintins como participantes no desenvolvimento de ações voltadas à educação em saúde, baseadas em ferramentas de telessaúde, tais como webconferência e página de Facebook como Ambiente Virtual de Aprendizagem. No seu segundo Ciclo, o programa visa proporcionar o intercâmbio sobre os temas da Atenção Básica à Saúde. Desse modo, no segundo semestre de 2017 foram realizadas atividades visando informar e empoderar os estudantes acerca do funcionamento do SUS, uma vez que a informação sobre o sistema não chega a todas as camadas da população da mesma forma e, dificilmente, é aprendida de modo a produzir conhecimento e autonomia em relação aos direitos sobre o cuidado com a saúde da população, compreendida como componente de cidadania na formação dos jovens estudantes. Desenvolvimento do trabalho: inicialmente, foram selecionados os seguintes temas para o Segundo Ciclo do PJD AM: concepções teórico-práticas sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), estratégia de saúde da família, atenção primária e ambiental, telessaúde no apoio ao SUS, e empoderamento social para a garantia do direito à saúde. As atividades foram realizadas tendo como suporte a infraestrutura e a rede de telessaúde da UEA. A abordagem sobre o SUS tratou do seu histórico, princípios doutrinários e organizacionais, níveis de complexidade, cartas de direitos autorais e a Portaria número nº 1820 que trata dos direitos e deveres dos usuários. Além disso, foram citados os desafios de gestão de trabalho, financiamento, e institucionalização no SUS.  Resultados: a publicação dos slides referentes aos conteúdos abordados alcançou no Facebook 116 pessoas, totalizando 15 curtidas e 13 comentários. Foi solicitado aos estudantes que procurassem conhecer os tipos de serviços oferecidos pelo SUS em seu município, e escrevessem um relato vivencial sobre tal experiência.  Essa atividade está em andamento.  Considerações finais: como o ambiente escolar tem a função de educação social e política voltada para a transformação da sociedade, o tratamento sobre essa dimensão relacionada ao SUS no contexto do PJD AM, visa favorecer o exercício da cidadania pelo conhecimento e acesso aos serviços de saúde pública, bem como estimular a participação dos jovens nas politicas de saúde. Ressalta-se que para uma mudança efetiva e alcance de um público maior, tais ações não podem acontecer uma única vez, sendo necessária uma atividade contínua por parte da escola e das unidades de saúde locais.


Palavras-chave


Telessaúde; SUS; Telemedicina