Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2017-12-27
Resumo
Apresentação
Considerando-se os objetivos do PET GraduaSUS (programa interministerial dos Ministérios da Saúde e Educação) de integração ensino-serviço-comunidade, educação pelo trabalho e mudanças curriculares na graduação, a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e a Faculdade de Enfermagem (FE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) apresentou proposta aprovada para o período de maio de 2016 a maio de 2018 em parceria com os Cursos de Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia e Medicina e a Secretaria Municipal de Saúde Campinas (SP). Neste trabalho, será abordado, especificamente, o projeto de Fonoaudiologia - Vulnerabilidade Comunicativa do Usuário da Atenção Básica, que tem como objetivos: (i) a ampliação do foco de formação do aluno na Atenção Básica, considerando a gestão do cuidado e a inserção nos processos de trabalho das equipes, em atuação articulada entre núcleos e diferentes campos profissionais; (ii) a integração com a RedeSUS de Campinas na Atenção Básica e Especializada e (iii) a promoção, a partir de tais experiências, de mudanças curriculares no Curso de Fonoaudiologia. A proposta volta-se aos usuários de DCNTs buscando compreender os determinantes do processo saúde-doença destes grupos populacionais, e as contribuições da Fonoaudiologia em relação à vulnerabilidade comunicativa.
Desenvolvimento do Trabalho e Ações Desenvolvidas
O grupo PET de Fonoaudiologia é multiprofissional, sendo composto, atualmente, por 17 participantes: 7 graduandos de Fonoaudiologia de diferentes anos, 6 tutores (docentes com várias formações, sendo 3 fonoaudiólogas, 1 farmacêutica, 1 pedagoga e 1 terapeuta ocupacional) e 4 preceptores (profissionais da rede, sendo 2 fonoaudiólogas, 1 enfermeiro e 1 terapeuta ocupacional). Os tutores e preceptores se mantêm desde o início do projeto, incorporando uma tutora de farmácia, recentemente. Quanto aos graduandos, houve mudanças em função da saída de alunos que se formaram, e entrada de novos integrantes. As ações envolvem reuniões sistemáticas para planejamento, estudo e discussão das propostas a serem desenvolvidas na Rede e no Curso com foco nos objetivos do projeto. O mesmo tem duração total de 2 anos, com término previsto para maio/2018. Ao longo do primeiro ano, o grupo realizou estudo e discussão das Políticas Públicas de Saúde e de Educação em Saúde voltadas às DCNT, apropriação do funcionamento da Rede SUS Campinas, particularmente, dos programas e estratégias de enfrentamento das DCNTs nas unidades dos preceptores. Este estudo subsidiou a escolha de três focos de ações, consideradas fundamentais nas DCNTs: atividade física, alimentação e uso de medicamentos. Reuniões foram realizadas nas unidades de saúde envolvidas no projeto junto à coordenação e equipes, junto ao Colegiado Gestor das Unidades e aos Conselhos Locais de Saúde, com o objetivo de discutir as propostas e buscar a viabilidade das mesmas. A realização prévia de levantamento e do diagnóstico situacional nesses locais, permitiu conhecer grupos e programas em andamento, com os quais o PET pudesse se alinhar. Além disso, o grupo se reuniu junto à Comissão de Ensino da Graduação de Fonoaudiologia para apresentação, anuência e discussão sobre a atuação do grupo PET nas unidades em que o Curso de Fonoaudiologia já realizava estágio de Saúde Coletiva. Em seguida, foram planejadas e realizadas ações nesses serviços. Entre elas, a elaboração de materiais educativos – folders e mural; desenvolvimento de atividades físicas com os usuários; participação em grupos de orientação quanto aos hábitos alimentares; capacitação para agentes comunitários de saúde (ACS) sobre usos e descarte de medicamentos e informações sobre o uso popular de plantas medicinais nas unidades. Nesta última ação, houve a participação dos farmacêuticos dos serviços e/ou apoiadores dos distritos de saúde.
Outras ações foram desenvolvidas junto ao Curso de Fonoaudiologia (apresentação do PET e de seus objetivos em reuniões docentes e discentes e na recepção aos calouros de 2017, com o envolvimento do Centro Acadêmico nas discussões e promoção de atividades físicas junto aos alunos). Buscou-se integração com outros grupos PET da FCM/UNICAMP (Medicina e Farmácia) e com a Faculdade de Enfermagem e até o momento, foram realizadas duas reuniões semestrais com todos os integrantes do PET GraduaSUS do município para apresentação dos trabalhos desenvolvidos.
Esteve ainda, entre as ações desenvolvidas, o VER-SUS (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde) que é um projeto do Ministério da Saúde em parceria com a Rede Unida e tem como foco a formação de trabalhadores para o SUS. Os estágios e vivências propiciaram que os participantes conhecessem o cotidiano de trabalho de alguns serviços de saúde. Em 2017, o curso de Graduação em Fonoaudiologia teve 3 representantes no VER-SUS também participantes do PET. Duas destas alunas estão participando da organização da edição de 2018 na qualidade de preceptoras.
Resultados e impactos
As ações proporcionaram grande integração entre alunos, tutores e preceptores do PET de Fonoaudiologia - com ênfase na articulação núcleo e campo -; maior aproximação e consolidação das ações de Fonoaudiologia já desenvolvidas pelo Curso na RedeSUS, e identificação das demandas de vulnerabilidade comunicativa junto aos usuários (especialmente na compreensão das práticas de atividade física, alimentação e uso dos medicamentos, buscando a melhoria de suas condições de saúde). No momento, o grupo, utilizando técnicas de metodologia ativa e planejamento estratégico, vem refletindo sobre as experiências vivenciadas, com vistas a contribuir para a discussão de mudanças curriculares no Curso de Graduação em Fonoaudiologia junto ao seu Núcleo Docente Estruturante (NDE) e à Comissão de Ensino da graduação. Este é um dos principais objetivos desse PET e de outras experiências PET no SUS, e tema debatido e enfatizado na literatura específica para formação em saúde, que se pretende alcançar como repercussão de suas atividades. Os resultados até o momento, evidenciam avanços na integração ensino-serviço-comunidade; ganhos para os atores envolvidos - população-alvo, profissionais dos serviços, alunos e docentes da instituição formadora-, além de reiterar potencialidades da formação e atuação interprofissional no campo da Fonoaudiologia para promoção da saúde e formação voltada à Saúde Coletiva.
Considerações Finais: O desenvolvimento da proposta tem possibilitado maior articulação entre os diferentes cursos do PET GraduaSUS (Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia e Medicina), bem como reiterado o papel e a importância da atuação do fonoaudiólogo na Atenção Básica e de sua formação nesse ponto de assistência da Rede SUS, contribuindo para reflexão e fomento das mudanças curriculares nas novas Diretrizes Nacionais Curriculares (DCNs) dos Cursos da Saúde. As experiências vivenciadas pelos tutores, preceptores principalmente pelos alunos, impulsionam o protagonismo de cada segmento e reafirmaram a importância de uma prática problematizadora para uma aprendizagem significativa para todos os atores sociais envolvidos, em uma perspectiva de atuação integral e humanizada. O desenvolvimento do PET GraduaSUS Fonoaudiologia tem mostrado impactos e repercussões favoráveis ao alcance dos seus objetivos além de evidenciar sua potência como estratégia integradora, inovadora e problematizadora para uma formação multi e interdisciplinar dos profissionais de Saúde para o SUS.