Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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PRÁTICAS INTEGRADORAS E INOVADORAS NA FORMAÇÃO PARA O SUS: EXPERIÊNCIAS DO PET GRADUASUS FONOAUDIOLOGIA DA UNICAMP EM VULNERABILIDADE COMUNICATIVA NAS DCNTS
REGINA YU SHON CHUN, MARIA ELISABETE RODRIGUES GASPARETTO, ANA CAROLINA CONSTANTINI, LEANDRA MARQUESINE SEIXAS, Cilene Despontin Malvezzi, CAMILA LIMA NASCIMENTO, MARIA CRISTINA PORFIRIO

Última alteração: 2017-12-27

Resumo


Apresentação

Considerando-se os objetivos do PET GraduaSUS (programa interministerial dos Ministérios da Saúde e Educação) de integração ensino-serviço-comunidade, educação pelo trabalho e mudanças curriculares na graduação, a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e a Faculdade de Enfermagem (FE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) apresentou proposta aprovada para o período de maio de 2016 a maio de 2018 em parceria com os Cursos de Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia e Medicina e a Secretaria Municipal de Saúde Campinas (SP).  Neste trabalho, será abordado, especificamente, o projeto de Fonoaudiologia - Vulnerabilidade Comunicativa do Usuário da Atenção Básica, que tem como objetivos: (i) a ampliação do foco de formação do aluno na Atenção Básica, considerando a gestão do cuidado e a inserção nos processos de trabalho das equipes, em atuação articulada entre núcleos e diferentes campos profissionais; (ii) a integração com a RedeSUS de Campinas na Atenção Básica e Especializada e (iii) a promoção, a partir de tais experiências, de mudanças curriculares no Curso de Fonoaudiologia. A proposta volta-se aos usuários de DCNTs buscando compreender os determinantes do processo saúde-doença destes grupos populacionais, e as contribuições da Fonoaudiologia em relação à vulnerabilidade comunicativa.

Desenvolvimento do Trabalho e Ações Desenvolvidas

O grupo PET de Fonoaudiologia é multiprofissional, sendo composto, atualmente, por 17 participantes: 7 graduandos de Fonoaudiologia de diferentes anos, 6 tutores (docentes com várias formações, sendo 3 fonoaudiólogas, 1 farmacêutica, 1 pedagoga e 1 terapeuta ocupacional) e 4 preceptores (profissionais da rede, sendo 2 fonoaudiólogas, 1 enfermeiro e 1 terapeuta ocupacional). Os tutores e preceptores se mantêm desde o início do projeto, incorporando uma tutora de farmácia, recentemente. Quanto aos graduandos, houve mudanças em função da saída de alunos que se formaram, e entrada de novos integrantes. As ações envolvem reuniões sistemáticas para planejamento, estudo e discussão das propostas a serem desenvolvidas na Rede e no Curso com foco nos objetivos do projeto.  O mesmo tem duração total de 2 anos, com término previsto para maio/2018. Ao longo do primeiro ano, o grupo realizou estudo e discussão das Políticas Públicas de Saúde e de Educação em Saúde voltadas às DCNT,  apropriação do funcionamento da Rede SUS Campinas, particularmente, dos programas e estratégias de enfrentamento das DCNTs nas unidades dos preceptores. Este estudo subsidiou a escolha de três focos de ações, consideradas fundamentais nas DCNTs: atividade física, alimentação e uso de medicamentos. Reuniões foram realizadas nas unidades de saúde envolvidas no projeto junto à coordenação e equipes, junto ao Colegiado Gestor das Unidades e aos Conselhos Locais de Saúde, com o objetivo de discutir as propostas e buscar a viabilidade das mesmas. A realização prévia de levantamento e do diagnóstico situacional nesses locais, permitiu conhecer grupos e programas em andamento, com os quais o PET pudesse se alinhar. Além disso, o grupo se reuniu junto à Comissão de Ensino da Graduação de Fonoaudiologia para apresentação, anuência e discussão sobre a atuação do grupo PET nas unidades em que o Curso de Fonoaudiologia já realizava estágio de Saúde Coletiva. Em seguida, foram planejadas e realizadas ações nesses serviços. Entre elas, a elaboração de materiais educativos – folders e mural; desenvolvimento de atividades físicas com os usuários; participação em grupos de orientação quanto aos hábitos alimentares; capacitação para agentes comunitários de saúde (ACS) sobre usos e descarte de medicamentos e informações sobre o uso popular de plantas medicinais nas unidades. Nesta última ação, houve a participação dos farmacêuticos dos serviços e/ou apoiadores dos distritos de saúde.

Outras ações foram desenvolvidas junto ao Curso de Fonoaudiologia (apresentação do PET e de seus objetivos em reuniões docentes e discentes e na recepção aos calouros de 2017, com o envolvimento do Centro Acadêmico nas discussões e promoção de atividades físicas junto aos alunos).  Buscou-se integração com outros grupos PET da FCM/UNICAMP (Medicina e Farmácia) e com a Faculdade de Enfermagem e até o momento, foram realizadas duas reuniões semestrais com todos os integrantes do PET GraduaSUS do município para apresentação dos trabalhos desenvolvidos.

Esteve ainda, entre as ações desenvolvidas, o VER-SUS (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde) que é um projeto do Ministério da Saúde em parceria com a Rede Unida e tem como foco a formação de trabalhadores para o SUS. Os estágios e vivências propiciaram que os participantes conhecessem o cotidiano de trabalho de alguns  serviços de saúde. Em 2017, o curso de Graduação em Fonoaudiologia teve 3 representantes no VER-SUS também participantes do PET. Duas destas alunas estão participando da organização da edição de 2018 na qualidade de preceptoras.

 

Resultados e impactos

As ações proporcionaram grande integração entre alunos, tutores e preceptores do PET de Fonoaudiologia - com ênfase na articulação núcleo e campo -; maior aproximação e consolidação das ações de Fonoaudiologia já desenvolvidas pelo Curso na RedeSUS, e identificação das demandas de vulnerabilidade comunicativa junto aos usuários (especialmente na compreensão das práticas de atividade física, alimentação e uso dos medicamentos, buscando a melhoria de suas condições de saúde). No momento, o grupo, utilizando técnicas de metodologia ativa e planejamento estratégico, vem refletindo sobre as experiências vivenciadas, com vistas a contribuir para a discussão de mudanças curriculares no Curso de Graduação em Fonoaudiologia junto ao seu Núcleo Docente Estruturante (NDE) e à Comissão de Ensino da graduação. Este é um dos principais objetivos desse PET e de outras experiências PET no SUS, e tema debatido e enfatizado na literatura específica para formação em saúde, que se pretende alcançar como repercussão de suas atividades. Os resultados até o momento, evidenciam avanços na integração ensino-serviço-comunidade; ganhos para os atores envolvidos - população-alvo, profissionais dos serviços, alunos e docentes da instituição formadora-, além de reiterar potencialidades da formação e atuação interprofissional no campo da Fonoaudiologia para promoção da saúde e formação voltada à Saúde Coletiva.

 

Considerações Finais: O desenvolvimento da proposta tem possibilitado maior articulação entre os diferentes cursos do PET GraduaSUS (Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia e Medicina), bem como reiterado o papel e a importância da atuação do fonoaudiólogo na Atenção Básica e de sua formação nesse ponto de assistência da Rede SUS, contribuindo para reflexão e fomento das mudanças curriculares nas novas Diretrizes Nacionais Curriculares (DCNs) dos Cursos da Saúde. As experiências vivenciadas pelos tutores, preceptores principalmente pelos alunos, impulsionam  o protagonismo de cada segmento e reafirmaram a importância de uma prática problematizadora para uma aprendizagem significativa para todos os atores sociais envolvidos, em uma perspectiva de atuação integral e humanizada. O desenvolvimento do PET GraduaSUS Fonoaudiologia tem mostrado impactos e repercussões favoráveis ao alcance dos seus objetivos além de evidenciar sua potência como estratégia integradora, inovadora e problematizadora para uma formação multi e interdisciplinar dos profissionais de Saúde para o SUS.

Palavras-chave


SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE; ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE; VULNERABILIDADE EM SAUDE