Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
NOTIFICAÇÕES DE VIOLÊNCIA NO CONTEXTO DA PRÁTICA PROFISSIONAL EM ODONTOLOGIA
Ana Carolyne Loyanne da Silva Campos, Liliane Silva do Nascimento

Última alteração: 2018-05-28

Resumo


  1. Introdução: A violência contra a criança e adolescente apresenta-se em facetas variadas, nas quais o cirurgião dentista precisa apropriar-se e normatizar condutas. No Pará, o abuso sexual estampa capas de jornais e incrementam índices de mortalidade infantil e exploração sexual. Nestas situações, a atuação multiprofissional eficaz é determinante no manejo do cuidado e da notificação para os setores envolvidos. Na perspectiva que na maioria dos casos de violência, há lesões de cabeça e face, a notificação da violência contra crianças e adolescentes pelos profissionais da odontologia contribui para o dimensionamento epidemiológico do problema, fundamenta indicadores para por políticas públicas de prevenção e redução de danos. Todavia, o cirurgião dentista tende a subnotificar os episódios de violência contra crianças e adolescentes, quando compreende que se restringem a lesões físicas visíveis, deixando de atuar e diagnosticar outros sinais relacionados a pessoas em situação de violência. A literatura justifica esta conduta a imperícia profissional, preconceito ou correlacionando à decisão de não se envolver com os casos.
  2. Objetivo: Este trabalho tem como proposta abordar a prevenção da violência no âmbito da graduação em odontologia com ênfase nas ações de saúde coletiva.
  3. Método: Para o desenvolvimento do trabalho foram voltadas ações extensionistas extracurriculares, incluindo alunos de graduação juntamente com residentes se debruçaram a descrever o impacto da violência contra a criança e adolescente na saúde bucal; identificar os principais fatores de risco e causas da violência e assim propor a inclusão e acesso a fichas de notificação e fluxo para o enfrentamento da mesma na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará.
  4. Resultados: Inicialmente os cursos e oficinas, foram realizados com a presença de profissionais de várias áreas contribuíram para visibilidade em 2016. Em segunda etapa em 2017 a divulgação visual através de banners colocados em área de aceso restrito a acadêmicos e docentes, além de disponibilização em local acessível das fichas de notificação nas clinicas de odontologia. Percebeu-se o despertar de interesse e responsabilidade profissional, pois nas divulgações havia um canal de email e telefone para contato em caso de dúvidas, e este acesso foi amplamente utilizado.
  5. Considerações finais: Assim, exercer e atuar, a temática de violência em odontologia na formação profissional e rotina de serviço de saúde na clínica escola mostrou-se desafiadora mais aos formadores e gestores do que aos jovens acadêmicos.


Palavras-chave


odontologia, educação superior, violência