Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A Educação em Saúde nos Parâmetros Curriculares do Ensino Médio
Daniel Nunes Miranda, Lilian Koifman

Última alteração: 2018-03-08

Resumo


Este estudo se propôs a evidenciar e analisar a importância dada à Educação em Saúde nas séries do Ensino Médio do país, apontando os aspectos que tratam da Educação em Saúde no documento oficial que apresenta os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM). Consideramos que a preocupação com o que é previsto para ser trabalhado nas instituições de ensino médio pode ser observada na inserção da saúde na proposta pedagógica e pode ter grande influência para entender o impacto no estilo de vida do estudante. O ambiente escolar possui espaço propício para a inserção da saúde de forma transversal ao currículo e possibilita resultados para a vida do indivíduo. A primeira etapa da pesquisa consistiu em fazer uma revisão sistemática da literatura nos periódicos da CAPES com levantamento dos artigos coerentes com este tema. A segunda etapa consistiu em fazer levantamento de todos os unitermos presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. A terceira etapa consistiu em analisar o conteúdo encontrado nos PCNEM utilizando como aporte teórico os artigos selecionados na revisão sistemática. A revisão sistemática da literatura encontrou: 7 publicações do Portal do MEC, 1 publicação do Educabrasil, 1 publicação do portal da UNESCO, 3 publicações do Portal do FNDE, 12 publicações do Portal da Saúde – Ministério da Saúde, 2 publicações do Portal das Câmara dos Deputados, 2 publicações do Portal do Senado Federal, 3 publicações do Portal do Palácio do Planalto, 2 publicações do Portal Jusbrasil e 13 publicações do Portal da Imprensa Nacional. Desse levantamento, 64 artigos foram selecionados por atenderem a todos os critérios de inclusão. Os unitermos encontrados nos PCNEM que abordavam em seu conteúdo a educação em saúde por tema foram: saúde (80), meio ambiente (15) e qualidade de vida (26); alimentação (11), dieta (4) e nutrição (3); atividade física (20) e linguagem corporal (19); reprodução (24), sexualidade (13), DST (2) e saúde sexual e reprodutiva (1); preconceito (36) e discriminação (8); drogas (5); higiene (2); segurança (10); moradia (4); transporte (31); e reprodução de valores (1). Os temas que tratam da higiene, segurança, moradia e transporte tiveram pouca representatividade no trabalho. Os temas preconceito e discriminação tiveram ampla abordagem dos PCNEM, entretanto não foram encontrados estudos na literatura com representatividade para dialogar sobre o assunto proposto. Os demais temas possuíram a preocupação em formar o aluno com autonomia e poder para lidar com questões ampliadas, não se limitando a um aprendizado estritamente biológico e técnico. Os PCNEM propõem a Educação em Saúde como parte integral das disciplinas do Ensino Médio, não devendo se apresentar como uma nova disciplina. O aluno deve adquirir autonomia ao adquirir o conhecimento acerca de questões relacionadas a saúde possibilitando fazer escolhas que o tornem ator de sua cidadania.

 


Palavras-chave


educação em saúde; ensino médio; adolescente; jovem; escola