Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Prevenção de doenças infecciosas e parasitárias em uma escola publica sob a ótica da teoria transcultural
Monique lameira araujo Lima, Alice Moraes, Camila Leão do Carmo, Lais Cristina Pereira da Costa Gomes, Sandy Coelho, Thayane Michelle Cravo do Nascimento

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


INTRODUÇÃO: Madeleine Leininger, pioneira no estudo da enfermagem transcultural, percebeu que o cuidado se diferenciava para cada criança em particular e o fator diferencial era a cultura. Desta forma, Leininger concluiu que a base para enfermagem que estava faltando para praticar o cuidado individual e eficaz era o entendimento da cultura do cliente. Diante deste contexto, este trabalho foi realizado em uma comunidade, localizada na periferia da cidade de Ananindeua. Fatores aliados a hábitos culturais advindos do meio familiar e social, podem interferir no processo saúde-doença dessa população, principalmente de crianças, pois, levam a uma suscetibilidade abrangente para a transmissão de doenças infecciosas e parasitárias (DIP). OBJETIVO: Prevenir doenças infecciosas e parasitárias em uma escola pública de ensino fundamental sob a ótica da Teoria Transcultural. MÉTODO: Este trabalho trata-se de um relato de experiência desenvolvido em uma escola pública de ensino fundamental da comunidade Curuçambá Rural no município de Ananindeua, onde se aplicou técnicas pedagógicas em 3 turmas da instituição para a abordagem de temas referentes a educação ambiental, higienização alimentar e pessoal na prevenção das principais DIPs, levando em consideração o contexto cultural dos envolvidos. RESULTADOS: A ação educativa teve a aceitação de forma positiva das turmas quanto à aplicação da metodologia ativa visto que a maioria interagiu nas técnicas pedagógicas. Na dinâmica do certo e errado, foi possível observar dados como, cerca de 80% dos alunos participantes não tinham conhecimento sobre a relação entre a preservação e o cuidado do ambiente com a prevenção de diversas doenças. Na dinâmica da lavagem das mãos a maioria demonstrou assimilação da forma correta de lavar analisando-se como eles repetiam os passos e respondiam perguntas como “Por que é importante lavar as mãos?”. Por fim, nos cuidados básicos de alimentos, os alunos interagiam nas indagações sobe seu conhecimento prévio no assunto, como “O que devemos olhar primeiramente no produto que vamos comprar? ” o qual a maioria sabia a resposta no entanto não tinham consciência do real propósito dessas orientações. CONCLUSÃO: Assim, este trabalho, por meio das três temáticas abordadas e associadas à Teoria Transcultural, conseguiu promover a educação em saúde para um grupo de alunos levando em consideração o contexto cultural em que eles estão inseridos e assim garantir a prevenção das DIPs na comunidade estudada. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: O conhecimento dessa teoria é de suma importância para o profissional de enfermagem, visto que, a teoria de Leningner promove um olhar humanizado dando enfoque às particularidades do indivíduo ou de uma comunidade. Ressaltando a importância da integralidade entre os setores escola e sistema de saúde, no âmbito da atenção básica, para a garantia da promoção em saúde e prevenção de agravos que acometem crianças e adolescentes em fase escolar. Afinal, trata-se de um princípio fundamental preconizado pelo Sistema Único de Saúde e indispensável na formação acadêmica dos futuros profissionais da enfermagem.