Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Programa Mais Médicos para o Brasil na Secretaria Municipal de Saúde de Manaus: um cenário de ensino-aprendizagem
juliana freitas

Última alteração: 2017-12-22

Resumo


Introdução: O Programa Mais Médicos (PMM) visa melhorar o atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) levando mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais. Além de fortalecer a Atenção Básica, que é a porta de entrada preferencial do SUS, estando presente em todos os municipios e é neste atendimento que 80% dos problemas de saúde são resolvidos.

Objetivo: Relatar a experiência do médico bolsista deste Programa atuante na Unidade Básica de Saúde Silas Oliveira Santos, pertencente a SEMSA, como parte integrante da Equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) L112.

Desenvolvimento: A unidade de saúde situa-se no bairro Gilberto Mestrino, Conjunto Castanheiras na zona leste de Manaus e é composto por três Equipes da Estratégia Saúde da Família e um Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF). A ESF Ll12 é composta por seis microáreas, com 1.085 famílias cadastradas e em torno de 3.700 pessoas no território de abrangência. Atualmente fazem parte do quadro funcional desta equipe uma médica e seis agentes comunitários de saúde. A integração do médico se deu desde Junho de 2017 e as atividades desenvolvidas consistiram em atendimento de demanda programada e espontânea, atividades na Escola Municipal Zenaira Monteiro Bentes Pastor tais como antropometria, acuidade visual e palestras educativas através do Programa Saúde na Escola, visitas domiciliares, atendimento multidisciplinar com o apoio do NASF, rodas de conversas e outros. Em relação aos atendimentos individuais a maior demanda da comunidade foram os hipertensos, diabéticos e gestantes. Vale lembrar, que ainda há um quantitativo grande de pacientes atendidos que não são cadastrados na área de abrangência da referida equipe.

Resultados: A participação no PMM permitiu vivenciar a prática da medicina centrada na pessoa bem como o conhecimento de toda a comunidade garantindo um processo de cuidado continuado dos usuários. Além de ser uma experiência enriquecedora para o médico que é atuar de forma multidisciplinar e preventiva.

Considerações Finais: Participar deste Programa foi fundamental para conhecer a realidade da atenção básica e constatar que há a real necessidade do profissional médico nesse nível de atenção à saúde e quanto é gratificante exercer este tipo de medicina dentro do SUS.

Palavras-chave


medicina, atenção básica, sus