Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
VER-SUS: UMA ANÁLISE COMPARADA DO PROJETO REALIZADO NO ESTADO DE ALAGOAS E SEUS EFEITOS NOS PARTICIPANTES DAS VIVÊNCIAS
Maria Raniele Santos, Luiza Maria Parise Morales, Joane Felix, Nayara Alexandra Rodrigues da Silva, Silas Silva Ferreira

Última alteração: 2018-04-25

Resumo


Diante das atuais restrições, reduções e cortes que o Brasil enfrenta e tendo em foco a PEC 241/55 que ainda deve vigorar por alguns anos, afetando de forma sem precedentes o investimento em educação e saúde. O trabalho a seguir traz uma análise parcial de um projeto de educação continuada conhecido nacionalmente como VER-SUS (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde), que teve sua edição piloto em 2012-2013 e em 2015 foi reativado, desde então abre regularmente pelo menos um edital anual para comissões estaduais que queiram realizar vivências e/ou seminários.

Este ano, parte dos projetos submetidos acabaram não sendo selecionados forçando as comissões, que insistissem em realizar as vivências sem o apoio financeiro do ministério da saúde, a buscar outras formas de financiamento. Tendo em vista a importância de projetos no formato do VER-SUS, buscamos por meio de uma análise comparativa demonstrar tal importância no quesito “dispositivo de transformação social e política”, para os estudantes que participaram do projeto.

Considerando a amplitude do projeto, decidimos analisar sua implementação apenas no estado de alagoas no decorrer de três anos (2015, 2016, 2017), tomando como base para a análise comparativa os objetivos impostos pelo projeto elaborado pela comissão nacional (que é responsável pela análise e seleção dos projetos estaduais)  e os relatórios pós vivências enviados por comissão regional, viventes e facilitadores participantes de cada edição e disponíveis na plataforma otics. A escolha do estado de Alagoas se deu pela nossa familiaridade com o projeto dessa localidade, visto que, já integramos a comissão estadual de Alagoas em edições anteriores.

Além de fornecer dados que comprovam a eficácia do projeto respaldado pelos objetivos nacionais, montamos um perfil dos estudantes que participaram dessas vivências. Para montar essa base de dados foram analisados em média 120 respostas de questionários anteriores a vivência e os relatórios pós vivência desses mesmos estudantes permitindo assim uma conclusão parcialmente detalhada do projeto e como ele tem transformado a vida das pessoas que dele participam. Após as experiências vivenciadas pelo projeto, esses estudantes passaram a enxergar saúde pública, participação popular, empoderamento e trabalho em equipe de formas diferenciadas gerando transformações que perpassam os muros de suas respectivas instituições de ensino.


Palavras-chave


VER-SUS-ANÁLISE COMPARADA-EDUCAÇÃO CONTINUADA