Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTINUADA EM SAÚDE COMO PILAR INTEGRADOR, PACIFICADOR E TRANSFORMADOR DE PENSAMENTOS E ATITUDES NO SUS: VIVÊNCIA EM UMA USF DO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA, PARÁ.
Isabella Oliveira dos Santos, Larissa Cruz Maciel, Alessandra dos Santos Tavares Vieira, Liliane Silva do Nascimento, Ana Daniela Silva da Silveira, Eric Campos Alvarenga, Sâmia Cristine Rabelo Borges, Dimitra Castelo Branco

Última alteração: 2018-04-23

Resumo


Apresentação: O presente trabalho tem por finalidade principal refletir e fomentar as discussões acerca da temática de Educação Permanente e Continuada em Saúde, pilar para uma boa construção de práticas e de condutas facilitadoras e necessárias na interação que permeia todo um processo de trabalho complexo e difuso que se estabelece nos contextos dos serviços, em especial aqui, aqueles que adentram o campo da Saúde. Com o intuito de se caracterizar, a afirmativa anteriormente instaurada, far-se-á necessário, divulgar o trabalho realizado pela Residência Multiprofissional em Estratégia Saúde da Família da Universidade do Estado do Pará (UEPA), como modelo e ator partícipe nessa construção e aplicabilidade de metodologias ativas na formação de trabalhadores de saúde, sedimentando a Educação Permanente e Continuada em seus processos de trabalho, e somando-se em seus locais de prática, saberes, experiências e atitudes que provavelmente se difundirão e solidificarão ainda mais a Atenção Primária em Saúde (APS), regentes e fundamentais para a vivência e perpetuação do Sistema Único de Saúde (SUS). Desenvolvimento do trabalho: A Residência Multiprofissional em Estratégia Saúde da Família da UEPA, disponibiliza diversos Cenários de Prática aos seus residentes, entre eles a Unidade de Saúde da Família (USF) Nova Águas Lindas, no Município de Ananindeua, Pará. Possuindo quatro Estratégias de Saúde da Família (ESF’s) vinculadas, entre elas: ESF Nova Águas Lindas, ESF Moara, ESF São Raimundo e ESF Palmeira do Açaí. Possuindo profissionais Médicos, Enfermeiros, Cirurgiões-Dentistas, entre outros, e um quantitativo de oito Agentes Comunitários de Saúde (ACS), contabilizando-se dois (ACS) por cada Estratégia de Saúde da Família (ESF). A USF Nova Águas Lindas disponibiliza ainda de uma sala propícia a realização de diversas atividades, possibilitando ao grupo de residentes realizar atividades de Educação Permanente e Continuada em Saúde e de Educação em Saúde, cabe aqui destacar, entre elas, a atividade denominada de “Integração”, como o conceito sugere, todas as atividades que visem a promoção da comunicação, escuta, debate e o autoconhecimento individual e entre os profissionais tanto a nível pessoal, como também profissional. Uma vez por semana, são realizadas estas atividades de “Integração” entre os Agentes Comunitários de Saúde da USF Nova Águas Lindas, podendo ter a participação de outros profissionais também, atividades estas sempre conduzidas por integrantes da equipe multiprofissional da residência, entre eles Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Cirurgiões-Dentistas e Enfermeiros, sempre com o intuito de promover a auto reflexão, a interação grupal, o aprendizado e a escuta. Estas atividades de “Integração” realizadas há um ano aproximadamente, evoluem e se aperfeiçoam a cada semana, são executadas com metodologias ativas, por meio de roda de conversa, quiz-interativo, e dinâmicas construtivas. Uma das atividades realizadas, objetivava promover um espaço de reflexão, de auto avaliação e de autoconhecimento da equipe, no qual cada participante deveria escrever uma frase ou palavra positiva em um pedaço de papel em branco. Este deveria representar o que o participante estivesse sentindo no momento, e o que gostaria de deixar como mensagem para a pessoa que viesse a ler o manuscrito. Ao final de cada manuscrito finalizado, cada um repassaria o seu manuscrito à pessoa ao lado, e esta, com o manuscrito em mãos, leria de maneira sistemática e em voz alta para todos, exercitando-se assim o ouvir ao outro. Após cada manuscrito lido, se à vontade, os participantes poderiam comentar acerca da frase escrita pelo seu colega de trabalho, quando endereçado a si. Resultados e/ou impactos: Desde quando iniciada a realização das atividades de “Integração” entre os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), viabilizadas pelos residentes da Residência Multiprofissional em Estratégia Saúde da Família da UEPA, percebeu-se a princípio, algumas dificuldades para a implementação destas atividades, por parte dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), por diversos motivos. No entanto, com o passar do tempo e o surgimento de uma nova percepção, sendo esta mais positiva frente à execução da atividade de “Integração”, além de uma maior receptividade e aceitação pelos mesmos, as atividades foram então, desenvolvendo-se mais naturalmente, e alcançando seus objetivos iniciais, como um diálogo aberto, onde todos tiveram a oportunidade de se expressar e ouvir o que o seu colega de equipe tinha a dizer, duas atitudes fundamentais, ao se vivenciar um processo de trabalho em equipe, e mais ainda em saúde. Observou-se também, a construção do aperfeiçoamento das conexões existentes entre as categorias profissionais no cotidiano do processo de trabalho nos serviços de saúde, contribuindo então, para o processo de ensino/aprendizagem em serviço dos residentes das diversas categorias profissionais. Pôde-se observar que, estas atividades trouxeram uma melhor receptividade e confiança, em relação ao trabalho realizado pela equipe multiprofissional de residentes alocados na USF, referida e corroborou para uma maior interação e respeito, entre a equipe, além de uma maior percepção de pertencimento à Equipe de Saúde da Unidade de Saúde da Família Nova Águas Lindas, contribuindo para a melhoria do processo de trabalho da equipe, e consequentemente, dos serviços de saúde prestados à população assistida. Considerações finais: Diante disto, percebe-se a enorme importância da realização desta atividade, ao se transformar em um grande instrumento de Educação Permanente e Continuada em Saúde, ferramenta fundamental na formação de trabalhadores de saúde. As atividades de Educação Permanente promoveram a troca de experiências, de conhecimentos e de informações, surgindo também, como um importante momento de encontro construtivo, e reflexivo, mas ao mesmo tempo enérgico de pensamentos e de reflexões que sedimentarão e se refletirão em atitudes. Podendo vir a servir de modelo à outras Unidades de Saúde da Família, tanto do próprio município de Ananindeua, quanto para outros municípios do país. Demostrando-se assim também, como a iniciativa, a determinação e a persistência de se objetivar realizar o compartilhamento de informações e conhecimentos em Saúde e, principalmente dentro dos serviços de saúde no SUS, consolida-se como pilar integrador, pacificador e transformador de pensamentos e atitudes mais positivas e reais, geradoras de mudanças na busca de um Sistema Único de Saúde (SUS) melhor para todos nós.


Palavras-chave


Educação Permanente; Educação Superior; Atenção Primária em Saúde