Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
AÇÕES EDUCATIVAS DE INCENTIVO À LAVAGEM DAS MÃOS AOS ALUNOS DO MUNICÍPIO DE COARI-AM
Francisca Moreira Dantas, Carlos Eduardo Bezerra Monteiro, Hyana Kamila Ferreira de Oliveira

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Apresentação: A higienização das mãos é reconhecida mundialmente como o cuidado universal, sendo uma medida indispensável no controle de doenças infectocontagiosas. Por esse motivo, tem sido considerada como um dos pilares da prevenção e do controle de infecções nos serviços de saúde. A prevenção e o controle de infecções não devem ser restritos a instituições de saúde, mas também podem ser voltados a Instituições de Ensino, já que nesses locais há aglomeração de crianças e contato muito próximo entre elas. O presente projeto visou promover ações educativas com abordagem lúdica com ênfase na correta lavagem e higienização das mãos aos alunos da Escola Municipal Rui Souto de Alencar localizada no município de Coari-AM. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um relato vivenciado em um projeto de extensão vinculado ao Programa Atividade Curricular de Extensão – PACE da Universidade Federal do Amazonas. A metodologia utilizada foi através do desenvolvimento participativo, sempre buscando a construção coletiva entre os alunos da Escola, docentes de Enfermagem e os acadêmicos participantes. Para tanto, foi utilizado apresentações educativas e lúdicas ministradas ao público-alvo por discentes capacitados do curso de Enfermagem do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas. Dentre as atividades desenvolvidas durante a execução do projeto esteve presente a efetivação de levantamentos bibliográficos e capacitação dos discentes, sob supervisão da coordenação do projeto, com temas relacionados à correta lavagem e higienização das mãos, bem como, quais as implicações à saúde e a ausência deste simples ato. Os acadêmicos do curso de Enfermagem realizaram visita à Escola Municipal Rui Souto de Alencar, com intuito de conhecer a estrutura física e o funcionamento, ao mesmo tempo, professores, alunos e direção. Eram realizados encontros semanais com os estudantes de enfermagem e docentes (coordenadora e vice coordenadora) nas dependências do Instituto de Saúde e Biotecnologia, a fim de discutir e elaborar as ações educativas para o público pretendido. Ainda, foi efetuado o envio de um cronograma prévio de atividades à Escola para ciência da direção e inserção das ações do projeto na instituição, no intuito de alcançar a adequação das datas juntamente com a direção da Escola e professores para a realização das atividades: palestras semanais aos alunos com duração de 30 minutos. Em seguida, foi feita a organização e confecções dos materiais para as ações de ensino na Escola, e posteriormente, a concretização de palestras educativas juntamente com atividades lúdicas e recreativas relacionados a temática com os alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Rui Souto de Alencar. No final das atividades exercidas pelos integrantes do projeto, ocorreu o encerramento das atividades com a participação da coordenação, discentes e alunos da escola. Para a execução do projeto foi encontrada algumas dificuldades sucedidas para o cumprimento das ações, pois as atividades aconteceram em sala de aula e algumas eram pequenas para o quantitativo de alunos e para as demais atividades recreativas do projeto, além disso, foi possível identificar a falta de refrigeração nas salas e a ausência de um local próprio (auditório, salas maiores) para realização das atividades. Em meio aos recursos didáticos utilizados estiveram alguns materiais, como: cartazes nas apresentações e muitas imagens para deixar a apresentação mais atrativa para o público, aparelho multimídia e audiovisuais (data show), folders, brindes, tinta guache, frascos individuais com álcool a 70%, papel toalha, e entre outros. Ao final do projeto, foi realizado o encerramento com distribuição de brindes e sorteios aos alunos como forma de agradecer a receptividade e participação do público. Resultados e/ou impactos: Foram beneficiados por essa ação cerca de 90 alunos matriculados no ensino fundamental da Escola Municipal Rui Souto de Alencar com faixa etária de 8 a 12 anos de idade, e que participaram ativamente das atividades de extensão assistindo as palestras com ênfase na lavagem e correta higienização das mãos. As palestras ministradas de forma lúdica e recreativa despertou o interesse e participação ativa das crianças através de questionamentos acerca dos temas abordados e respondendo às perguntas realizadas. Os resultados foram muito positivos, pois foi possível alcançar todos os objetivos propostos inicialmente pelo projeto, a receptividade dos alunos e a demonstração do quanto a ação os agradou, foi perceptível através dos relatos de experiência. Os acadêmicos tiveram oportunidade de desenvolver atividades de ensino resgatando o que fora repassado em aulas teóricas do Curso de Enfermagem e, por sua vez, colocaram em prática uma ferramenta essencial para a profissão de Enfermagem, a Educação em Saúde, disseminando assuntos de grande relevância ao público alvo, uma vez que, os professores são um meio de disseminação de informações na comunidade na qual estão inseridos, somado a isto, podemos citar também a interação entre participantes do projeto e público que foram decisivas para o sucesso alcançado. Foi possível através da execução do projeto que dezenas de alunos da Escola Municipal selecionada consolidassem melhores hábitos de higiene, o que proporcionou o gosto pela lavagem e higienização das mãos da forma correta, bem como, foi possível ajudá-los a descobrir o quanto este hábito simples pode prevenir e contribuir principalmente para a diminuição dos índices de infecções comuns na infância. Considerações Finais: Através do projeto realizado evidenciou-se que ações educativas contribuem para mudanças de conduta de forma espontânea e prática, considerando que é nessa fase que a criança está em completo desenvolvimento e formação intelectual e social favorecendo o estado de saúde. Ressalta-se que orientar uma criança e transformar seus hábitos não é tarefa fácil, visto que a criança está inserida em vários contextos sociais. Mas através de intervenções, informações e conhecimentos transmitidos, como ocorreu neste projeto, há uma maior probabilidade de assimilação dos conhecimentos pelas crianças. Essa experiência deve ser reforçada de tempos em tempos e servir de modelo para outros projetos e atividades em vista, seja pelos componentes do grupo ou que sirva de modelo para outros acadêmicos de enfermagem que tenham interesse em trabalhar com crianças e adolescentes. Portanto, capacitar o aluno a cuidar de si e do outro, a reconhecer a sua realidade social e transformá-la é primordial para a adoção de hábitos saudáveis. Neste contexto, o profissional de enfermagem deve proporcionar a criança uma educação voltada para o seu cotidiano e desenvolver nesta faixa etária o senso de responsabilidade pela sua própria saúde e de sua comunidade.