Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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INTEGRAÇÃO ENSINO–SERVIÇO: DESAFIOS À CONSOLIDAÇÃO DE REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE
vania Dezoti Micheletti, GISELE IOPP MASSAFERA, Denise Antunes de Azambuja Zocche, Cleunir de Fátima Candido de Bortoli

Última alteração: 2018-01-02

Resumo


Introdução: A partir de um amplo debate na sociedade brasileira, surgiu a proposta de construção de uma política pública estimulada pelo movimento sanitário que se mobilizou na luta por novos modos de pensar a saúde. Para isto, às políticas públicas têm apostado numa reorganização do modelo de atenção, fortalecendo a articulação entre os serviços, gestão, controle social e formação. Objetivos: Construir um Plano de Ação para o fortalecimento da rede de saúde no município de Pato Branco – PR na perspectiva do Quadrilátero da Formação. Método: pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Os participantes do estudo compõem as faces do Quadrilátero da Formação, quatro gestores, quatro representantes da atenção, quatro docentes e quatro representantes do controle social. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada. As entrevistas foram agendadas previamente, gravadas e aconteceram em momentos que não comprometeram a atuação dos participantes. O instrumento de entrevista foi o mesmo para os gestores, representantes do ensino e da atenção, sendo utilizado outro roteiro apenas para a categoria controle social. A diferenciação dos roteiros ocorreu, pois nas entrevistas com os gestores, enfermeiros, controle social e docentes visa-se entender e alavancar respostas aos problemas mais técnicos, enquanto na categoria controle social, visa-se observar quão benéfico são os serviços atuais da enfermagem para a sociedade e a atenção à saúde. Os dados da pesquisa foram analisados através do Método de Análise Temática. Resultado e discussão: ao analisar as entrevistas, foram classificadas em duas categorias: Organização da Rede de Atenção à saúde do município subdividido nas subcategorias: nós críticos de saúde do município e educação permanente em saúde; Integração Ensino Serviço subdividido em duas subcategorias: fortalecimento da rede ensino e atenção e formação dos profissionais de saúde para o SUS. Os nós críticos revelados pelo estudo foram: a rotatividade de profissionais, aproximação entre o ensino e serviço e atendimento humanizado. Partindo desses nós, surge a necessidade de trabalhar a Educação Permanente em Saúde com intuito de fortalecer as redes e melhorar a formação dos profissionais de saúde. A subcategoria Educação Permanente em Saúde, foi mencionada por, pelo menos, um dos representantes de cada face do quadrilátero, o que causou certo contentamento por parte dos pesquisadores, pois reflete que os profissionais estão em busca de novas práxis ou, ao menos, estão percebendo a necessidade da reformulação de novas maneiras de pensar saúde. Esta é uma categoria considerada imprescindível na pesquisa para o fortalecimento das relações entre a instituição de ensino e a atenção. Na subcategoria fortalecimento da rede Ensino e Atenção ficou evidente nas falas dos entrevistados que todos acreditam em um resultado positivo se houver a integração entre a rede de ensino e da atenção.  Cada representante das faces do quadrilátero direcionou sua fala para uma linha, ou seja, as representantes da atenção ressaltaram o diálogo e o entrosamento com a equipe como sendo algo imprescindível para o fortalecimento das duas áreas; um dos representantes do controle social, enfatizou a importância do acadêmico como um ator principal para a melhoria do atendimento na prestação da assistência à população.  Representando a face ensino, a entrevistada coloca a importância da pesquisa no ensino e sua finalidade no serviço; na fala de dois gestores, um deles abordou a importância da inserção precoce dos acadêmicos na rede para a integração e a percepção da realidade de saúde do município, pois ela acredita que os acadêmicos vivenciando e entendendo como funciona o serviço, mais eles se sentirão parte do processo de transformação que tanto se almeja na saúde.  Para finalizar, uma das representantes da face gestão, acredita que o ensino está se preparando cada vez mais e que a integração está acontecendo de forma positiva. Na subcategoria formação dos profissionais de saúde para o SUS, o Brasil, desde a Constituição de 1988, vem enfrentando várias mudanças no setor da saúde, principalmente no que se refere à formação dos profissionais voltada ao SUS. Apesar da implantação de vários programas voltados à melhoria do sistema, a formação dos profissionais de saúde está aquém do que se almeja. Os profissionais ainda apresentam despreparo em sua formação acadêmica, o que atualmente é considerado um grande nó na saúde. Alguns autores reforçam que o principal passo no processo de melhorar a educação voltada ao SUS foi a criação das Diretrizes Curriculares Nacionais. Nesta proposta, rompe-se com o paradigma de uma educação meramente técnica, hospitalocêntrica e foca-se no incentivo de escolas comprometidas com a educação permanente para futuros profissionais, preocupadas em preparar pessoas que produzam conhecimento, conheçam as práticas do SUS e priorizem a atenção voltada as necessidades da população. Sabe-se da importância destes profissionais serem dotados de conhecimento técnico, porém, o que se institui com os novos programas é de uma formação mais generalista, com currículos mais aprofundados no SUS, com profissionais que conheçam a realidade do SUS e saibam trabalhar com as necessidades de quem faz parte do controle social.  Considerações Finais: esta pesquisa demonstrou que a integração ensino e serviço ainda encontra diversos desafios, principalmente na perspectiva do quadrilátero da formação. Apesar de todo um sistema estar envolvido, implantação de políticas públicas e incentivo à educação permanente nas redes, ainda falta sensibilização por parte dos gestores e pelo ensino. Os representantes da face atenção, também devem sair da zona de conforto e buscar alternativas de melhorias na assistência prestada; os representantes do controle social, devem buscar incessantemente pelos seus direitos participando dos conselhos dos seus municípios e atuando de forma pró ativa em busca da qualidade da saúde, não apenas esperando que a macrogestão realize as propostas e defina o que é melhor sem o consentimento da população; e o ensino, também, deve promover encontros entre todas as faces procurando traçar metas de melhorias com o envolvimento de todos. Os problemas de saúde são nítidos, claros, evidenciados no dia a dia, porém, faltam iniciativas para resolução destas situações. As pesquisas apontam que os profissionais de saúde pela sobrecarga de trabalho ou falta de autonomia nos serviços, não conseguem contribuir para propostas que eles mesmos identificam em sua rotina de trabalho. Eles são considerados atores fundamentais para mudança no cenário em que vivemos, pois vivenciam diariamente os problemas da população. O maior desafio que fica evidenciado é a necessidade em trabalhar os problemas de saúde tendo escuta os atores do controle social e da atenção, pois a partir desse envolvimento, é que se buscarão estratégias de melhorias para todos os envolvidos e o quadrilátero será efetivamente constituído. A partir dos resultados, foi proposto um Plano de Ação para o fortalecimento da rede de saúde no município e a constituição de um grupo de trabalho com todos os representantes das faces do quadrilátero com intuito de discutir os problemas de saúde e traçar estratégias de melhorias de saúde da população do município.