Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
PROJETO ABC BRINCANDO-IESPES: EDUCAÇÃO EM ESPAÇO ONCOLOGICO UM RELATO DE EXPERIENCIA
Sara da Silva Pedroso, Ana Betânia Ferreira Araújo

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Este trabalho é resultado da experiência vivida no Hospital Regional do baixo Amazonas-HRBA, no interior da Amazônia, através do Projeto ABC Brincando do Instituto Esperança de Ensino Superior-IESPES, coordenado pela docente Ana Betânia F. A. sendo desenvolvido na ala oncológica pediátrica, o mesmo tem por objetivo oportunizar às crianças hospitalizadas no HRBA o direito de desfrutar de projetos educacionais de forma a garantir a recreação e escolarização assistida, assegurando-lhes o mesmo direito de crianças das classes regulares.

O projeto iniciou em 2013 e conta com a colaboração de bolsistas e voluntárias do Curso de Pedagogia tendo-se destacado na região pela forma humanizada de atender aos pacientes promovendo a alfabetização através de atividades lúdicas pedagogicamente orientadas num atendimento individualizado, sempre respeitando as limitações de cada paciente, o projeto tem uma prática pedagógico inovadora, utilizando a educação como instrumento de inclusão e humanização no ambiente hospitalar, promovendo educação em um espaço diferenciado o que influencia significativamente na saúde e no bem-estar dos pacientes.

O sucesso do projeto é percebido nos resultados apresentados, pois foram realizados mais 1500 atendimentos e segundo relatos médicos, tem sido fundamental para a recuperação dos pequenos. Em atendimento a uma criança quando a ensinava pintar, ela disse-me que não queria morre ainda, pois, tinha muitas coisas para fazer seu entusiasmo foi contagiante, esta experiência entre outras, bem como quando perdemos um aluno/paciente a sensação em meio a dor é dever cumprido.

Nisto se faz importante a capacitação e a sensibilidade do acadêmico em perceber a fragilidade da criança e contudo ter com ela atitudes pedagógicas delimitadas para aquele momento de acompanhamento, acompanha-los e engrandecedor em todos os sentidos da vida, contribuir para que um paciente terminal infantil tenha dias amenos e transformador, poder proporcionar a elas a possibilidade de ter suas necessidades educativas atendidas, é a essência do projeto.

 


Palavras-chave


Pedagogia hospitalar. Oncológica. Acompanhamento pedagógico.