Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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OFICINAS COMO DISPOSITIVOS DE REFLEXÃO E MUDANÇA DAS PRÁTICAS COTIDIANAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE
Fernanda Vicenzi Pavan, Maria Ediléia Ribeiro da Silva

Última alteração: 2018-01-24

Resumo


Este trabalho caracteriza-se por um relato de experiencia com oficinas dialógicas no município de Timbó/ SC. As oficinas tiveram por objetivo a construção de conhecimento e melhora do processo de trabalho dos profissionais da atenção básica. Participam dessas oficinas, trabalhadores de 02 equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, e 01 equipe piloto de Estratégia de Saúde da Família. Esta proposta teve início no ano de 2016 após a realização de oficinas para a pesquisa de mestrado intitulada “Trabalho e produção de conhecimento em saúde no núcleo de apoio à saúde da família nos municípios do Médio Vale Do Itajaí/SC”, que objetivou compreender a relação entre o processo de trabalho e produção de conhecimento em saúde no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) em municípios do Médio Vale do Itajaí/ SC. As oficinas realizadas na pesquisa possibilitaram reflexões críticas e proposição de ações que impactaram positivamente no processo de trabalho das equipes do NASF. No ano 2017 o NEPSHU do município de Timbó/SC e a referida pesquisadora iniciaram discussões, iniciando-se o planejamento de ações. Neste foram elencadas algumas prioridades, bem como selecionadas as equipes. As oficinas ocorreram separadamente com as equipes. Foi realizada uma oficina com uma equipe de estratégia de saúde da família, em que foi possível resgatar as histórias de vida e verificar conceitos e conhecimentos dos participantes. Na equipe do NASF foram realizadas duas oficinas, a primeira objetivando dessensibilização, acolhimento, resgate de histórias de vida e verificação de conceitos, conhecimentos e demandas dos profissionais com relação ao seu processo de trabalho. A partir dos conhecimentos e histórias observadas na primeira oficina, foi construída a segunda oficina “chão de palavras”. Nesta foram dispostas 30 palavras relacionadas aos assuntos trazidos pelos indivíduos sobre o processo de trabalho. Cada sujeito escolheu duas palavras. As palavras foram disparadoras dos diálogos e reflexões. As Oficinas possibilitaram a problematização, bem como reflexão crítica dos processos de trabalho das equipes nos seus contextos, possibilitando a produção do conhecimento como o acolhimento, a escuta qualificada, o vínculo, a coordenação do cuidado. Isto permite a utilização de meios mais criativos para resolução dos problemas cotidianos. O processo dialógico ocorrido nas oficinas também sensibilizou os participantes para um modelo de atenção voltado ao protagonismo dos sujeitos. Atender às recomendações descritas na Política de Atenção Básica só será possível se os profissionais envolvidos atuarem de maneira corresponsabilizada. Investir em momentos para (re) pensar o modo de agir cotidianamente, permite ao profissional olhar para si e sentir-se parte integrante do processo, o que favorece a corresponsabilização e a atenção integral ao usuário.


Palavras-chave


oficina; processo de trabalho; reflexão.