Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Formação em Mestrado Profissional em Cirurgia – Relato de Experiência na Amazônia
denise machado duran gutierrez

Última alteração: 2018-01-02

Resumo


Os programas Mestrado Profissional em Saúde tem se proliferado pelo país atendendo novas políticas de formação voltadas para o desenvolvimento tecnológico e melhoria dos sistemas e serviços em saúde.  No entanto, esse esforço não tem dado conta dos desafios para a mudança dos modelos de atendimento em saúde, em especial no que se refere à inclusão de posturas mais humanizadas e modos mais processuais e complexos de ver a saúde-doença. O trabalho exposto aqui busca discutir criticamente uma experiência de troca com alunos do Mestrado Profissional em Cirurgia do HUGV no contexto da disciplina “Stress e Burnout na situação cirúrgica” com 30 horas de duração. A reflexão se pauta na compreensão dos multiplos aspectos não fisiológicos que acompanham a situação cirurgica e interferem nos resultados dos procedimentos, bem como na compreensão da experiência socioemocional dos multiplos atores envolvidos na cena cirúrgica. Como metodologia de análise utilizamos a Análise de Conteúdo aplicada sobre diversos trabalhos em forma de textos escritos e relatos pessoais produzidos pelos alunos ao longo dos anos de 2016 e 2017. Esse material constitui o corpus de análise em discussão. Participaram da disciplina e das Rodas de Conversa desenvolvidas cerca de 21 estudantes de várias profissões ligadas à situação cirúrgica em diversas áreas. Como categorias analíticas resultantes dos núcleos de sentido emergentes a partir dos dados coletados identificamos:  1. Há uma tendência dos sujeitos interpretarem  e reduzirem todos os dados e informações referentes à área socioafetiva dos atores como decorrentes de processos neurofisiológicos a eles associados, o que reforça assim a visão biologicista predominante na área cirurgica, com pouca permeabilidade para mudança; 2. Quando estudos científicos são debatidos os estudantes buscavam identificar as lacunas e falhas metodológicas, antes de qualquer outra ponderação sobre seu conteúdo, mostrando uma visão fortemente orientada para as metodologias mais duras e quantitativas e tendo dificuldade em entender e processar como válida qualquer outra lógica ou paradigma na ciência, 3. Os conteúdos dos materiais estudandos, que apresentam mais claramente aspectos emocionais e sociointerativos incidindo sobre os resultados cirurgicos, tendem a ser vistos como irrelevantes, atravessados por diversas variáveis que os desqualificam, sendo tachados como formas adotadas pelos pacientes e famílias para chamar atenção e manipular as equipes de saúde. Considerando o conjunto de informações expostas fica o desafio para ampliação do conhecimento sobre a vivência de mestrandos de mestrados profissionais na área médica sobre aspectos cognitivos e atitudinais que permitam uma verdadeira revisão do modelo de assistência. Inplicando, inclusive na busca de uma valorização das tecnologias leves e mais relacionais tão importantes na área da assitência à saúde.


Palavras-chave


mestrado profissional, formação, modelos de assistência