Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Homossexualidade e gênero no contexto adolescente
rosilea werner, Andressa Amanda Novaes, Gabrielle Cristine Rausch Bolzani, Lara Carolina Malanowski, Marcos Koczur Lacerda, Raiane Chagas da Silva

Última alteração: 2017-12-21

Resumo


Apresentação:

Relata-se aqui a vivência realizada pelo projeto de extensão Saúde e Cidadania: recriando a realidade social, da Universidade Estadual de Ponta Grossa  - UEPG.  O projeto envolve  acadêmicos de Serviço Social e estudantes de um Colégio Estadual. As ações são voltadas para a educação e promoção em saúde para adolescente entre 14 e 18 anos, com o objetivo de fortalecer o programa saúde na escola no município através do componente II–promoção da saúde e prevenção de agravos, com turmas de 8º 9º do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio.

As atividades acontecem ao longo do ano acadêmico, e são planejadas em conjunto com a equipe do projeto de extensão e adolescentes. Um dos temas sugeridos pelos adolescentes foi homossexualidade. Para tanto, o planejamento realizado pela equipe de extensão, levou em consideração situações problematizadoras, na perspectiva das metodologias ativas. Resaltando que paralelo as atividades desenvolvidas na escola, os acadêmicos  e professores do Serviço Social possuem um grupo de estudo de metodologia ativa  e de desenvolvimento de material educativo.

Desenvolvimento do trabalho:

Apresenta-se aqui a ações desenvovidas da temática: homessexualidade e questões de genêro. O encontro foi planejado em cinco etapas para  contemplar uma abordagem conceitual sobre homossexualidade e gênero, situações do dia a dia e a compreensão que os adolescentes possuem sobre o tema. Comprendeu-se na organização do encontro que havia necessidade de aproximar a discussão de genero para facilitar a  compreensão dos adolescentes sobre  homossexualidade.

Na primeira etapa foi distribuída uma folha, a qual continha três perguntas: O que você entende pela sigla LGBT? O que você entende por homossexualidade? O que você entende por preconceito?

As perguntas eram as mesmas para ambos os lados da folha (frente e verso), sendo um lado vermelho e o outro azul. Foi solicitado que os adolescentes inicialmente  respondessem apenas o lado vermelho. Foi dado um tempo para que individualmente cada um escrevesse seu entendimento dos conceitos. Após todos responderem, abriu-se uma roda de conversa em que os presentes poderiam comentar suas respostas.

Na segunda etapa foi problematizado os conceitos a partir de um boneco auto-explicativo. A imagem do boneco foi construída  considerando a anatomia humana com os conceitos: identidade de gênero, expressão de gênero, orientação sexual e sexo biológico.  Mostrou-se o boneco e questionou-se como entendem a distribuição dos conceitos, que dúvidas têm. No decorrer da discussão outros temas foram aparecendo  como:  preconceito, papéis sociais e desigualdades de gênero

A terceira etapa do encontro incluiu a  exposição de um vídeo   que abordou histórias de vida de pessoas LGBT+ que sofreram violência física e psicológica pela sua orientação sexual e expressão de gênero. O vídeo foi bastante provocativo, trazendo a questão do preconceito e a violência contra a comunidade LGBT+. Após a reprodução do vídeo foram feitas várias discussões acerca do tema proposto. Chamou atenção a perspectiva das situações de violências, alguns adolescentes se indignaram equanro outros consideravam “normal” atitudes de violência para situações que discordam. Houve um grande debate com poder de convencimento dos que discordam da violência sobre os que teriam atitude violenta.

Na quarta etapa foi feito uma  dramatização interativa entre os extensionistas e os adolescentes. Foram apresentadas quatro situações do dia a dia, envolvendo as questões de homossexualidade e gênero. Em cada cena houve momentos em que os personagens “congelavam”, fazendo com que os adolescentes opinassem e debatessem  sobre cada situação. As cenas dramatizadas foram:

●            Primeira situação: Um casal homoafetivo sofre com olhares constrangedores em um lugar público. Nessa situação foi discutido a questão do preconceito para com os casais homoafetivos.

●            Segunda situação: Uma mulher é convidada para tomar café na casa de sua amiga, a mesma informa que seu marido fará o café, a convidada se choca e nessa situação foi discutido os papéis sociais do homem e da mulher.

●            Terceira situação: Uma amiga encontra uma pessoa conhecida que passou pela transição de gênero, não sabendo da situação ela usa a tratativa errada para se referir a mesma que explica a mudança de sexo. As discussões dessa cena se pautaram em identidade de gênero, expressão de gênero, nome social e respeito.

●            Quarta situação: Mãe e filha conversam sobre um amigo de infância próximo à família que se assumiu homossexual, onde a mãe se mostra contra a amizade da filha com o menino. Nessa situação foi discutido o preconceito na família.

Na quinta e última etapa, foram devolvidas as mesmas perguntas feitas no início da atividade, conforme orientado dessa vez os adolescentes deveriam responder o lado azul. Dessa forma, pode-se analisar as respostas, fazendo um comparativo do antes e depois das discussões do encontro.

Resultados:

Destaca-se que a temática gênero e homessexualidade é  extrema relevância para os adolescentes do mundo contemporâneo. As discussões trazidas demonstraram no decorrer do encontro que os adolescentes possuíam um determinado acúmulo de conhecimento sobre o tema, aprofundando as discussões e não ficando em conceitos do senso comum.

O feedback dos adolescentes sobre o encontro foi positivo, destacando comentários como: "já sabia sobre algumas questões, mas o encontro de hoje ampliou meus conhecimentos", "mudou a minha opinião sobre alguns conceitos que eu tinha".

Nota-se por parte da equipe do projeto de extensão que as discussões realizadas no encontro foram profícuas com  a participação de todos os adolescentes presentes e total adesão nas atividades propostas.

Considerações finais:

Considera-se que foi importante a temática Gênero e Homossexualidade  ter partido do interesse dos adolescentes especialmente em momento de grande discussão políticas/partidárias/ideológicas  sobre a ideologia de gênero, seja no ambiente escolar, na mídia e na sociedade como um todo.  Lembrando que o tema é complexo e considerado ainda um tabu, dificultando a discussão entre adolescentes e sua família. Destaca-se ainda, segundo relatos de alguns adolescentes, que a atividade gerou  mudança de opinião e desconstrução de conceitos que possuíam, possibilitando um outro olhar sobre os temas abordados.

Por fim, destaca-se que o grupo de metodologias ativas do projeto de extensão tem sido um importante instrumento para a elaboração das atividades desenvolvidas na escola pelo projeto, onde busca-se discutir e pesquisar os processos grupais e metodologias que promovam a autonomia dos adolescentes, compreendendo que esse processo de trabalho pode repercutir no ambiente escolar, familiar e social.


Palavras-chave


adolescencia; homossexualidade; gênero