Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A EXPERIENCIA NO VER-SUS: UM LEGADO PARA A VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL DO VIVENTE¹
Natalia Guedes de Melo Silva, Sônia Maria Lemos, Nany Camilla Sevalho Azuelo, Thais Gomes Oliveira, Izi Caterini Paiva Alves

Última alteração: 2017-12-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: O VER-SUS é um projeto financiado pelo Ministério da Saúde que tem como objetivo inserir acadêmicos de diferentes cursos na realidade do Sistema Único de Saúde, aproximando-os do cotidiano dos profissionais, gestores e usuários do SUS e assim proporcionar encontros que qualifiquem e tornem crítico o processo formativo e favoreçam a reflexão dos profissionais sobre suas práticas em saúde. A imersão completa do acadêmico na vivência, possibilita que este construa suas próprias experiências críticas e confronte-as com a realidade. Este relato objetiva a exposição das atividades realizadas e do legado deixado pelo projeto na vida de uma estudante que participou da edição de verão do VER-SUS Amazonas que ocorreu em Janeiro de 2016.

DESENVOLVIMENTO: Durante a semana de vivência os acadêmicos puderam conhecer como se articula os diversos serviços de saúde do município do interior do Amazonas, distante 270 KM de Manaus, desde a atenção básica, que dispõe de barcos e ônibus para levar atendimento a comunidades distantes, até a vigilância epidemiológica, que conta com um projeto de identificação e eliminação dos focos de malária no município. O grupo participou de uma reunião do conselho municipal de saúde onde pode observar como se dá o controle e participação social no município e visitou ainda o primeiro CAPS - centro de atenção psicossocial - do município onde pode perceber a diferença que o trabalho do profissional de saúde comprometido faz na comunidade. Os viventes puderam conhecer ainda o trabalho multiprofissional desenvolvido pelo laboratório de análises clínicas do município.

RESULTADOS: A semana de vivência no VER-SUS proporcionou aos estudantes a oportunidade de ver de perto a dinâmica do sistema de saúde, a possibilidade de conhecer na prática a essência da atuação multiprofissional, que muitas vezes se limita à teoria dentro da academia. O contato forte e intenso entre acadêmicos e profissionais, que é favorecido pela imersão dentro dos serviços de saúde, possibilita a troca de saberes entre esses indivíduos, onde é possível entender o papel do profissional de saúde como agente transformador da sociedade e o profissional pode obter um novo olhar, uma visão mais crítica sobre sua própria atuação profissional.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: Considera-se a experiência do VER-SUS um divisor de águas na formação acadêmica do profissional de saúde. É necessário que o estudante entenda como o SUS funciona e compreenda qual seu papel dentro do sistema para que ele dê certo, seja como profissional ou como usuário, e assim possa buscar uma formação acadêmica que lhe dê suporte para fazer com que o sistema tenha êxito criando assim novas percepções sobre sua própria formação acadêmica e profissional.


Palavras-chave


VERSUS; experiência; legado.