Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DE PESSOAS EM UMA UNIDADE HEMOTERÁPICA
EMÍLIA MARIA RODRIGUES MIRANDA DAMASCENO REIS, LEIDIENE FERREIRA SANTOS, HELENILVA CUSTÓDIO DE MELO, Joao Victor Lopes Pimenta Miguel, YARA KARLA DE SALLES NEMET

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


Apresentação: O setor saúde no Brasil representa cerca de 4,3% da população ocupada, gerando mais de 10% da massa salarial do setor formal e cerca de 3,9 milhões de postos de trabalho na área, representando 2,6 milhões de vínculos formais dos quais 690 mil sem carteira assinada e 611 mil profissionais autônomos, configurando-se em um importante fator econômico para o País. Nesse cenário ganha destaque o serviço público de assistência à saúde no Brasil, atualmente representado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pois configura-se em uma das maiores organizações públicas de saúde do mundo, sendo o único a garantir assistência integral e completamente gratuita para a população. Entretanto, o SUS apresenta fragilidades relacionadas à gestão e ao uso das informações, o que compromete a organização dos serviços e, consequentemente, o atendimento das demandas dos serviços e usuários. Nota-se que, de modo geral, as informações ainda são usadas de maneira ineficiente ou não estão disponíveis em muitas organizações, sendo que a gestão de pessoas constitui o maior desafio da política de recursos humanos (RH) no âmbito das organizações de saúde, pois exige alinhar as pessoas, a partir de suas competências, às exigências do mercado e às metas. Pois, ainda é incipiente, a prática de uma política de RH voltada para o desenvolvimento de pessoal, qualificação profissional e capacitação de potencialidades, englobando tanto a captação quanto a retenção do trabalhador na organização, tendo ainda como desafio, a introdução de sistemas informatizados, pois, a adoção de novos equipamentos, leva à necessidade de redesenho do processo de produção de trabalho e implica em reorganização do fluxo de informação e das rotinas para racionalizar as tarefas. Nesse sentido, inquietou-nos para realização desse trabalho, vivências durante a prática profissional no Núcleo de Educação Permanente (NEP), onde identificou-se ausência de sistema de informação que possibilitasse cadastro dos servidores, identificasse o perfil dos funcionários e realizasse o gerenciamento das ações de capacitações realizadas pelos servidores. Esses registros ainda são realizados em impresso físico, o qual, considera-se que essa situação pode comprometer a gestão do serviço, visto que o registro eletrônico dos dados cadastrais dos profissionais pode corroborar otimização de tempo, organização do serviço, implementação de ações resolutivas e gestão de pessoal. Conforme relata a literatura, a gestão de informação está dentre as áreas menos desenvolvidas na gestão do trabalho do SUS, condição que se deve à ausência de informações básicas referentes ao conjunto da força de trabalho e a outros dados necessários à gestão do serviço nas unidades que compõe o sistema. Assim a pesquisa, justificou-se pela ausência de um sistema informatizado para a gestão de pessoas, capaz de registrar informações sobre o perfil profissional, competências individuais e qualificação dos servidores. Nesse sentido, implantar um sistema informatizado, configura-se em estratégia de gestão que corrobora conhecer a força de trabalho, competências e a qualificação dos servidores, contribuindo para gestão e organização dos serviços e assim, qualificar os servidores conforme a necessidade identificada de forma a dar visibilidade aos serviços prestados nesta unidade. Desenvolvimento do trabalho: A informatização desse processo surgiu para facilitar o cadastro, conhecer o perfil profissional dos servidores, bem como a visualização dessas informações através de relatórios que podem ser emitidos para o acompanhamento das atividades educacionais da instituição, através de um estudo descritivo, realizado no Hemocentro Coordenador de Palmas (HCP), Tocantins, Brasil. Com o objetivo descrever as características de uma população, de um fenômeno ou de uma experiência, estabelecendo relação entre as variáveis analisadas, relacionadas à classificação, medida e/ou quantidade que podem se alterar mediante o processo realizado. Para essa pesquisa, realizou-se revisão da literatura sobre o tema “sistema de informação como recurso para gestão de pessoas nos serviços de saúde”, em bases de dados especializadas, tais como MEDLINE, LILACS e BDENF, por meio dos descritores gestão da informação, sistemas de informação, gestão de recursos e administração de recursos humanos. O sistema foi desenvolvido pela área de Tecnologia da Informação (TI) do Hemocentro Coordenador de Palmas (HCP), motivado por questões administrativas gerenciais, visando, principalmente, o registro (cadastro), dados de treinamentos e atualização de dados pessoais e profissionais dos servidores lotados na unidade, com resultados apresentados de modo descritivo, para melhor compreensão do objeto de estudo. Resultados e/ou impactos: Na primeira etapa do desenvolvimento do sistema, a TI reuniu as informações sobre quais elementos seriam gravados no banco de dados e criou as tabelas que iriam abrigar as informações pertinentes, desde o cadastro dos servidores da instituição, às atividades educacionais internas e externas. Utilizando-se de uma linguagem de programação chamada Python, com o framework Django, desenvolveu-se o sistema, através de interação com o NEP, para que não restassem dúvidas quanto a necessidade do setor e o produto a ser entregue. Assim, o sistema foi construído, sendo composto por campos onde permite cadastrar dados pessoais (nome, idade, sexo, escolaridade, CPF e RG), dados profissionais e os eventos educativos da unidade e os quais o servidor já possa ter participado. Na segunda etapa, foi realizada a construção do sistema de cadastro de servidores, pois esse seria a base do sistema para alimentar as demais sessões. Assim, os servidores do NEP solicitaram ao RH a relação dos servidores, na qual constasse o nome completo, matrícula, bem como suas respectivas funções e área de atuação, nesse processo de cadastramento, à medida que o responsável pelo cadastro ia percebendo a necessidade de incluir novos campos, a equipe da TI realizava tais ajustes, visando melhor usabilidade do sistema. Na terceira etapa, realizou-se o ajuste do sistema para emissão de relatórios. O sistema não teve custo operacional, visto ter sido desenvolvido por profissionais que integram o quadro de funcionários. Após o sistema construído restou a indagação que nome dar a ele, assim, após conversas com os envolvidos e pensando se tratar de um sistema de gestão de pessoas, decidiu-se colocar as siglas de sistema de gestão de pessoas (SIGEP). Para segurança e manejo das informações, o acesso é restrito aos servidores do NEP e RH através de login e senha, onde os registros e alterações ficam salvos com data e horário das últimas ações. Considerações finais: Implantado como projeto piloto, esse sistema caracteriza-se como um instrumento de cadastro, armazenamento, análise e gerenciamento de dados, como forma de auxílio no processo de gestão de pessoas. Trabalhando com informações pessoais, profissionais, dados de capacitações, atualizações, aperfeiçoamentos, cursos relacionados ao trabalho e gerenciamento de treinamentos internos, o qual permite a emissão de relatórios de acordo com a necessidade das informações e a seleção das variáveis, possibilitando a análise de dados e oportunidades de melhorias, adequações, distribuição e estabelecimento de metas e prioridades de treinamentos e capacitações. Para aplicabilidade do sistema como ferramenta de apoio a gestão, é realizado avaliação e manutenção dos dados periodicamente, de modo a validar o instrumento e proporcionar informações fidedignas e de qualidade no gerenciamento de pessoas. Assim ao disponibilizar relatórios sobre o perfil profissional dos servidores e a distribuição de pessoal nas áreas, o número de servidores capacitados e as atividades educacionais realizadas mensalmente, permite que sejam implementadas ações que atendam efetivamente às demandas do serviço e identifique as competências e habilidades dos mesmos, contribuindo assim, para a melhoria da gestão de pessoas nessa unidade.

 


Palavras-chave


Gestão da Informação; Sistemas de Informação; Gestão de Recursos; Administração de Recursos Humanos