Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-25
Resumo
Apresentação: O presente resumo trata-se do relato de experiência dos encontros presenciais semanais dos grupos tutoriais do Pet-Saúde GraduaSUS em Campo Grande, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os encontros têm acontecido semanalmente e proporcionam a reunião de estudantes dos três diferentes cursos participantes: Medicina, Enfermagem e Fisioterapia. Na agenda, buscou-se atender tanto às necessidades de temas levantados pelos próprios alunos , tendo como como base o foco do projeto que é o Diabetes(escolha da Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande), de acordo com as especificidades locais, mesclando metodologias ativas de ensino-aprendizagem e procurando integrar ensino-serviço, já que entre os facilitadores semanais havia tanto professores da UFMS, de diferentes cursos, bem como servidores da Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande. Desenvolvimento do trabalho: Sempre às quartas-feiras, no final de tarde, são utilizadas técnicas como rodas de leitura, mapas de conversação, oficinas de construção de conhecimento, simulação, problematização, entre outras, que vêm promovendo a troca de conhecimentos e experiências enriquecedoras, inclusive com a organização das atividades pelos próprios estudantes, permitindo aprender com o outro, independente do curso de origem. Estudamos juntos diversos temas: oficina de Atributos da APS; Documentário “Bicha Braba” e debates sobre a perspectiva da pessoa com diabetes; tratamento do Diabetes na Atenção Básica; Visita Domiciliar à pessoa com Diabetes; Avaliação e cuidado com os pés de pessoas diabéticas e Mapas de Conversação; Diabetes Gestacional; Aprendendo a utilizar o instrumento DKN-A; Atividade física para pessoas com Diabetes; Pesquisa em bases de dados em saúde; Saúde bucal do diabético: compartilhando experiências; Caracterização Sociodemográfica e pesquisa B-PAID; Homeopatia na abordagem do Diabetes; Bexiga Hiperativa no Diabetes, entre outros temas. Resultados e/ou impactos: Assim, o PET-Saúde GraduaSUS, na UFMS, em Campo Grande, tem proporcionado o exercício da teoria e da prática interdisciplinar, integrando estudantes de diferentes cursos, protagonizando o rompimento com visões exclusivistas do núcleo de conhecimento das profissões, criando a possibilidade do desenvolvimento de um olhar mais ampliado, fundamental na composição do campo da saúde e um cuidado de fato integral. Foi feita avaliação entre os participantes, e resultados preliminares apontam para aprendizagem significativa importante, com reconhecimento da importância do trabalho em equipe. Considerações finais: O projeto tem permitido a transposição de limites para a formação de profissionais generalistas, capazes de atuar no Sistema Único de Saúde, com uma formação acadêmica mais abrangente, conectando teoria e prática do trabalho em equipe na área da saúde, a fim de produzir cuidado com qualidade e integral. Ao longo do ano de 2017, foi visível o amadurecimento teórico dos debates e discussões a cada encontro, o que colabora para o crescimento acadêmico dos participantes do projeto, sendo o Pet-Saúde uma experiência a ser expandida para a rotina dos cursos em saúde em todo o país.