Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Promoção da Saúde em uma Clínica da Família na Cidade do Rio de Janeiro: contribuições dos estudantes de Medicina.
Raquel Juliana de Oliveira Soares, Rosana Silva Rosa, Ana Maria Florentino

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


De acordo com a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), a Promoção da Saúde, como uma das estratégias de produção de saúde contribui na construção de ações que possibilitam responder às necessidades sociais em saúde. Nesta perspectiva, uma das ações pontuadas na PNPS é a discussão dos assuntos relativos a própria Política, nos espaços de formação e educação permanente de profissionais de saúde e estimular a inclusão do tema nas grades curriculares. Neste sentido, a disciplina Saúde da Família I -do curso de Medicina da Universidade Estácio de Sá/RJ-   ministrada no 1º período de graduação, tem como eixo principal a Promoção da Saúde. Esta é uma disciplina teórico-prática, onde as atividades práticas são realizadas em uma Clínica da Família/RJ, conveniada com a Universidade. Uma das atividades realizadas é a educação em saúde com vistas a promoção da saúde. A educação em saúde é uma ferramenta da promoção que estimula a reflexão, a mudança de comportamentos e a melhoria das condições de vida e de saúde. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência das atividades desenvolvidas com usuários da Clínica da Família, realizadas pelos estudantes do curso de medicina. Tem como objetivo apresentar os benefícios aos usuários, estudantes e instituições, das atividades educativas, com vistas a promoção da saúde, realizadas pelos estudantes de medicina em uma Clínica da Família/RJ. A elaboração das atividades foi feita com o auxílio das docentes da disciplina, que dividiram a turma em grupos. Cada grupo ficou responsável por um tema: alimentação saudável; prática corporal/atividade física; prevenção e controle do tabagismo; prevenção da violência e estímulo à cultura de paz; promoção do desenvolvimento sustentável. Os recursos utilizados na apresentação foram: banner e folder, preparados com uma linguagem simples e conteúdo objetivo. As apresentações aconteceram na sala de espera, enquanto os usuários aguardavam a consulta. A experiência mostrou-se muito positiva, para os usuários, para a Clínica, para os alunos e para a Universidade. Os usuários mantiveram-se atentos e interagiram com os grupos, fazendo questionamentos pertinentes. Para a Clínica, a experiência trouxe o fortalecimento das práticas de educação em saúde, já realizadas pelos profissionais e o fortalecimento do espaço enquanto promotor de saúde e de saber. Para os estudantes e para a Universidade, a experiência proporcionou aproximação com os usuários, colocando em prática os assuntos discutidos na teoria e fortaleceu os objetivos propostos na ementa da disciplina. Esta experiência foi produtiva, uma vez que os estudantes de 1º período geralmente apresentam uma timidez natural ao se deparar com os usuários do sistema de saúde. Após as atividades foi nítido não só o contentamento, mas a transformação efetiva que a experiência trouxe para os estudantes

Palavras-chave


Promoção da Saúde; Educação em Saúde; Processo Ensino Aprendizagem.