Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Impactos das atividades de Educação Física com gestantes de uma unidade básica de saúde
Ingrid Coelho de Jesus, Luana Caroline da Silva Santos, Maria Raquel Sampaio Alves, Djane Dantas de Lima, Ana Hilguen Pereira Marinho, Edna Ferreira Coelho Galvão

Última alteração: 2018-03-30

Resumo


O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo que teve como objetivo geral verificar os impactos de um projeto de intervenção com atividades de Educação Física na saúde de gestantes na Unidade Básica de Saúde (UBS). O projeto foi desenvolvido durante o período de estágio por acadêmicas do curso de Educação Física em uma Unidade Básica de Saúde do município de Santarém-PA.

A pesquisa teve como participantes duas gestantes atendidas no local durante dois meses. As atividades foram realizadas duas vezes semanais com duração de uma hora. A coleta de dados foi obtida por meio da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas e através da observação participante. Os dados obtidos na pesquisa foram avaliados por meio da análise de conteúdo.

Através do questionário foi possível identificar o público, sendo duas gestantes com idade de 24 e 31 anos, no período gestacional de 5 e 7 meses, exercendo a profissão de manicure e doméstica, com renda de até 1 salário mínimo. As intervenções iniciaram no mês de abril de 2017, com uma palestra sobre a importância e os benefícios da atividade física no período gestacional, logo após esse momento realizou-se a avaliação física onde mensurou-se a estatura e a massa corporal, para o cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal). No decorrer do estudo foi aplicado um teste de dor, no qual o objetivo foi identificar as regiões corporais e a intensidade que mais é acometida de dor. As atividades foram desenvolvidas através de exercícios relacionados com os princípios básicos do pilates e atividades aeróbicas. Durante as sessões, os exercícios tiveram como objetivo o fortalecimento do assoalho pélvico, a musculatura de forma geral da gestante, diminuição das dores posturais, como também melhorar a flexibilidade. Além das atividades físicas promovidas durante as sessões foi realizada uma orientação nutricional com a finalidade de esclarecer a importância do consumo de nutrientes e vitaminas no período gestacional, como também a desmitificação de mitos sobre a alimentação.

Apesar de não haver um profissional da área específica dentro da unidade para acompanhar as atividades desenvolvidas, as intervenções foram desenvolvidas eficazmente e ocorreram de acordo com o plano de ação construído pelas acadêmicas. Contudo, é importante ressaltar que a presença do profissional de Educação Física na equipe multidisciplinar possibilitaria um avanço significativo no atendimento à população, assim, novos entendimentos e novos hábitos no modo de vida da população, principalmente ao público que em sua grande maioria, ainda não conhece os benefícios e importância da atividade física, as gestantes. Percebe-se que este público ainda tem dificuldades em aderir a prática de exercício físico durante o período gestacional. Além disso, notamos que o público alvo das intervenções se limitavam aos cuidados do pré-natal, havendo pouco incentivo dos profissionais, como os médicos e os enfermeiros para a adesão da atividade física, que pode ser essencial para as participantes durante este período.


Palavras-chave


Atividade Física; Saúde; Gravidez.