Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO DOCENTE E DISCENTE: REFLEXÕES E DESAFIOS EDUCACIONAIS
Ivana Annely Cortez da Fonseca

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


O objetivo deste ensaio foi refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem instituído em escolas de graduação em enfermagem de nível superior, à luz de inquietações, observadas neste mundo acadêmico. A discussão inicia-se pela contextualização do cenário, perscrutando os caminhos da compreensão sobre a prática de ensinar e aprender. Salienta-se então a necessidade de implementação de práticas pedagógicas inovadoras, no intuito de que docente e discente construam o novo conhecimento através e experiências prévias, com vistas à ampliação do mundo acadêmico além da sala de aula, rumo a novos modos de aprender, apreender, ensinar, assistir e cuidar. Assim é proposto ao final que a formação contínua e permanente direcione o manejo em sala de aula, na perspectiva de ação – reflexão – ação como forma de resgatar a qualidade da educação profissional em saúde.


Palavras-chave


Ensino. Docente e discente. Educação profissional em saúde.