Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Percepção dos Budistas da linhagem Nitiren Daishonin sobre a influência de sua prática religiosa no processo saúde-doença
Matheus Pereira Martins, Oton Fernando Figueira da Silva, Ana Vitória Moreira de Souza, Tamires Pereira Martins, Teógenes Luiz Silva da Costa

Última alteração: 2018-01-21

Resumo


O presente texto apresenta ideias iniciais sobre uma pesquisa que possuí praticantes do budismo, da linhagem Nitiren Daishonin, como tema central. A pesquisa possuí caráter qualitativo descritivo, desenvolvida a partir da concepção da utilização de ferramentas religiosas como objeto de reorientação de comportamentos e perspectivas frente ao processo de saúde e doença. A investigação foi realizada no município de Santarém-PA, no ano de 2017 e teve como objetivo a compreensão das percepções que gravitam na órbita do binômio saúde-doença, advindas deste grupo religioso.

Participaram 07 pessoas: entre homens e mulheres, com no mínimo um ano de prática. O instrumento utilizado para a coleta dedados foi um questionário com 04 perguntas relacionadas ao entendimento dos sujeitos pesquisados sobre o ideal de saúde e doença e como sua prática religiosa orienta seu comportamento diante deste processo: a) Para você, o que é uma pessoa saudável?; b) Para você, o que é uma pessoa doente?; c) Como o budismo orienta seus praticantes a cuidar da saúde?; d) Como o budismo orienta seus praticantes a tratar a doença?. Os resultados foram extraídos a partir da problematização dos dados, para o qual foi escolhida a Análise de Conteúdo, ferramenta metodológica que permite a exploração de comunicações por meio de procedimentos sistemáticos e objetivos que descrevem o conteúdo das mensagens. Enfatizou-se a análise temática que, por sua vez, utiliza o “tema” como conceito central e pode ser representada graficamente por meio de uma mensagem, problematizada através de unidades de registros (UR).

Após a análise de conteúdo das respostas descritas pelos participantes, os relatos em comum e a aproximação com o objeto deste estudo, as Unidades de Registro (UR) intituladas foram as seguintes: UR1. Bem estar biopsicossocial, UR2. Desequilíbrio biológico e emocional, UR3. Prática da oração, UR4. Ajuda médica e fé.

Na primeira UR (UR1), que diz respeito ao Bem estar biopsicossocial, percebeu-se que os praticantes de budismo possuem um conceito de saúde voltado para a existência de um equilíbrio nas esferas biológica, psicológica e social, contemplado na maior parte das falas. Ressaltando como indispensáveis hábitos de cuidado com o corpo e a mente.

Sujeito 1. “ (...) é aquela que tem corpo e mente em perfeita sincronia”.

Sujeito 2. “Aquela que mostra energia, bem estar e boa forma física. Estando também mentalmente preparado para conviver socialmente”.

Sujeito 3. “(...) é aquela que está bem tanto física quanto psicologicamente”.

Sujeito 7. “É uma pessoa que desenvolve atividades de cuidado Biopsicossocial e espiritual”.

Na UR2, que se refere ao tema Desequilíbrio biológico e emocional, observou-se um conceito de doença relacionado tanto a questões biológicas quanto emocionais. Os sujeitos enfatizaram as questões emocionais, ou de aspectos de vida, como relevantes para o estado doentio em todas as suas respostas, remetendo-nos à presença de um conhecimento menos biologicista que concebe o processo de doença apartir de uma ótica mais “complexa”.

Sujeito 1. “Uma pessoa doente é desordenada em tudo na sua vida. Não se limita somente a saúde do corpo.”

Sujeito 3. “É aquela que está com problemas físicos e psicológicos.”

Sujeito 4. “(...) seria alguém com frágil condição física, ou mesmo com uma psique instável”.

Sujeito 5. “Uma pessoa que apresente alguma patologia, bem como a falta de disposição para as atividades diárias e alegria nos diversos aspectos da vida.”

Sujeito 6. “Além de estar enfermo, são pessoas tristes, irritadas, com desânimo.”

Sujeito 7. “É uma pessoa que encontrou desequilíbrio no aspecto Biopsicossocial e espiritual.”

A UR3, que tematizou questões relacionadas à Prática da oração, trouxe dados relacionados aos cuidados com a saúde que os praticantes do budismo são orientados a seguir através de sua religião. Os sujeitos relataram que além das precauções preventivas com o corpo, como por exemplo, as consultas ao médico, a prática diária de “daimoku ” (mantra dos budistas Nitiren), é essencial para se ter uma vida saudável.

Sujeito 2. “A prática do NAM MYOHO RENGE KYO é para nós a base de uma vida saudável. (...)”.

Sujeito 3. “(...) se dedicar na prática diária da recitação do NAM MYOHORENGE KYO, pois a fé é muito importante”.

Sujeito 4. “(...) reforçar o daimoku (NAM MYOHO RENGE KYO) quando necessário”.

Na UR4, denominada Ajuda médica e fé, os participantes trouxeram dados correspondentes a como o budismo os orienta quanto ao tratamento de doenças. A busca por ajuda médica, no sentido curativo, foi bastante citada, além da fé e recitação de “daimoku” como indispensável no auxílio, resolução e enfrentamento do estado doentio.

Sujeito 1. “Incentiva a procura da medicina para diagnóstico e cura além de enfatizar que a prática religiosa ajuda a proporcionar sabedoria nas futuras ações relacionadas aos cuidados da saúde debilitada”.

Sujeito 2. “através de visitas ao médico (...), além da intensa prática da fé do NAM MYOHO RENGE KYO para que possamos ter forças e assim obter a melhora”.

Sujeito 3. “Somos orientados a seguir as receitas médicas, e continuar recitando NAM MYOHO RENGE KYO (...)”.

Sujeito 4. “(...) buscar ajuda profissional, mas mantendo a fé para criar as condições melhores de o profissional atuar”.

Sujeito 5. “(...) a prática da fé deve andar lado a lado com o tratamento na medicina convencional”.

Sujeito 6. “(...) recitamos daimoku (oração budista - Nam MyohoRengekyo) para manifestar o melhor de nós mesmos. (...).”

Sujeito 7. “Além de recorremos aos sistemas convencionais de tratamento e recuperação da saúde, nos incentiva a imbuídos de fé, vencer o carma da doença e comprovar a vitória com a prática”.

Por meio deste estudo podemos afirmar que a partir do ponto de vista dos praticantes, a prática religiosa dos budistas de “Nitiren Daishonin” influencia no processo saúde-doença na medida em que ela tem o potencial de ressignificar a experiência destes no mundo, transformando as dificuldades como oportunidades de realizar a “transformação humana”, a qual eles objetivam. Assim, compreendem a doença como oportunidade de transformar o carma e, também, como forma de conhecimento da vida. Para eles, a prática budista opera como uma terapia religiosa capaz de direcionar os indivíduos a determinadas atitudes ou estados, conduzindo-os a organizar-se em um novo contexto de relações. Aliar a oração aos cuidados médicos é de extrema importância para se chegar ao equilíbrio de saúde.



Palavras-chave


Budismo; Fé; Saúde-Doença;