Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Utilização das metodologias ativas no processo de ensino aprendizagem e qualificação da prática profissional
Mariana da Roza Andrade Correia, Brigitte Veronique Marie Olichon Gonçalves

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


A qualificação da preceptoria tem sido um fator crítico de sucesso para a articulação do trabalho e da educação, e iniciativas de mudanças nas práticas educativas e de cuidado têm sido realizadas. O curso “Preceptoria no SUS” é uma iniciativa do Hospital Sirio-Libânes (HSL), em parceria com o Ministério da Saúde, e foi desenvolvido a partir das necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de qualificar o exercício da preceptoria na graduação das profissões de saúde, pós-graduação e modalidade residência em área profissional, no contexto do SUS em vários municípios do Brasil. O uso das metodologias ativas tem sido estimulado pelos cursos de graduação, em especial os da área da saúde, com o objetivo de dar conta dos novos perfis delineados para seus profissionais. No curso oferecido pelo HSL, foram utilizados alguns recursos metodológicos, os quais contribuíram para o meu crescimento e para o desenvolvimento de um pensamento mais crítico e reflexivo. Uma das primeiras atividades realizadas no curso e que foi um pré-requisito para a nossa inscrição, foi realizar o Memorial de Trajetória Profissional. Outra ferramenta utilizada pelo curso, para promover o nosso aprendizado através das Metodologias Ativas, foi a formação de pequenos grupos para a realização das atividades. No curso, formamos um total de quatro grupos, sendo dois grupos Diversidade, um grupo Afinidade e uma equipe Diversidade. Dentro dos grupos utilizamos as seguintes metodologias ativas: Situação Problema ou Aprendizagem Baseada em Problemas, onde os problemas são elaborados pelos docentes e devem: ser formulados segundo uma “descrição neutra de fenômenos ou eventos da realidade [...] do modo mais concreto possível”; o compartilhamento da Viagem Educacional, onde falávamos sobre os nossos sentimentos a partir do contexto de um respectivo filme; a narrativa de prática a partir dos disparadores do filme; a simulação que é uma estratégia de ensino que permite que as pessoas experimentem a representação de um evento real com o propósito de praticar, aprender, avaliar ou entender estas situações; o Projeto Aplicativo, que é uma ação cujo objetivo é “desenvolver capacidades para intervir e transformar uma dada realidade, que devem ser potentes, viáveis e factíveis”; o TBL (Team Based Learning), onde as experiências e os conhecimentos prévios dos alunos são valorizados; a Linha de Cuidado e Projeto Terapêutico Singular, além dos pactos de convivência, auto avaliação e o portfólio individual. Além das atividades, o papel das facilitadoras foi de fundamental importância para o meu processo de crescimento dentro do curso. Realizar o curso de preceptoria no SUS foi imensamente gratificante para mim e contribuiu muito para meu crescimento, não somente profissional, mas pessoal. Com certeza não sairei a mesma pessoa que entrei no início do curso; hoje estou mais segura, mais confiante, com mais autonomia em compartilhar meus pensamentos. Aprendi que não existe pensamento ou opinião certa; apenas aprendizados diferentes e que eles se complementam. Me sinto muito feliz com o aprendizado e mais que isso, feliz porque muita coisa que aprendi nesse curso tenho conseguido levar para a minha prática profissional.