Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ESTRUTURAÇÃO DE UMA LIGA ACADÊMICA E SEU PROCESSO CONSTRUTIVO NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFISSIONAIS DA SAÚDE
Nany Camilla Sevalho Azuelo, Anelys Feitoza Siqueira, Natalia Guedes de Melo Silva, Thais Gomes Oliveira, Sônia Maria Lemos, Eduardo Jorge Sant´ana Honorato

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


Introdução: A construção acadêmica é pautada por diversas estratégias de ensino-aprendizagem, permitindo ao acadêmico escolher entre elas. Uma destas estratégias é constituída pela extensão universitária que é um modelo educativo, cultural e científico que proporciona reflexão, autoconhecimento e diálogo sobre as diversas atuações dos futuros profissionais da saúde. Em conjunto com o ensino e a pesquisa, este modelo tem a capacidade de mostrar a relação transformadora entre universidade e sociedade. Um exemplo de projeto de extensão são as ligas acadêmicas, as quais podem ser relacionadas a diversos temas, dentre eles a atenção integral à saúde. A Liga Acadêmica de Atenção Integral à Saúde (LAAIS) é um projeto realizado por docentes da ESA-UEA em parceria com os discentes de Instituições de Ensino Superior (IES) de diversos cursos de graduação da área da saúde, dentre estes, futuros enfermeiros, médicos e cirurgiões dentistas, e tem como objetivo primordial o desenvolvimento de uma nova modalidade de ensino-aprendizagem diferente do modelo tradicionalmente observado nas salas de aula. A LAAIS tem como finalidade promover discussões nos espaços externos da sala de aula sobre a valorização do SUS e a formação dos acadêmicos da saúde sob as perspectivas dos alunos, da graduação em intenso diálogo com a realidade. O objetivo deste relato é descrever a experiência na estruturação de uma liga acadêmica e seu processo construtivo na formação de futuros profissionais da saúde. Desenvolvimento: A Liga Acadêmica de Atenção Integral à Saúde (LAAIS) não iniciou como liga de fato. Ela teve sua origem no Grupo de Estudos em Saúde Mental na Atenção Primária (GESMAP), formado por alunos que tinham o intuito de discutir temas sobre política, saúde mental e diversos outros que abordavam o papel do acadêmico da área de saúde e suas perspectivas no contato com a realidade. O Grupo era coordenado por uma professora da disciplina de AIS da ESA-UEA, participavam alunos da pós-graduação e quem mais tivesse interesse em discutir suas vivências e percepções sobre a saúde, suas articulações e interlocuções. Embora se reunissem desde meados de 2014, foi em 2015 que as reuniões ganharam status de permanente e eram realizadas na cantina da unidade de saúde da Universidade, todas as sextas-feiras a partir das 18h com  discussões abertas para quem se dispusesse a participar. Após mais de dois anos de existência do grupo, sentiu-se a necessidade de ampliar as discussões e aprimorar o conhecimento sobre os temas abordados, além de criar alternativas para efetivar o grupo como liga acadêmica. Desta forma, criou-se a LAAIS, que passou a ter estatuto e diretrizes e foi indexada como projeto de extensão. Durante o primeiro semestre de 2016, os acadêmicos do GESMAP se organizaram e começaram a produzir os documentos necessários para a fundação da LAAIS. Foram preenchidos formulários institucionais, criados cronogramas, definidos os temas que seriam discutidos nas reuniões da liga, o estatuto foi escrito e tudo foi submetido ao órgão responsável na UEA. No dia 23 de junho de 2016, a LAAIS foi oficialmente fundada e seu primeiro ciclo foi composto pelos treze membros fundadores discentes e por dois docentes coordenadores. Os primeiros seis meses foram dedicados a organização da Liga e ao planejamento do primeiro simpósio de seleção. Em 21 de março de 2017, a LAAIS fazia sua primeira seleção de novos ligantes. Os novos ligantes foram recebidos calorosamente e as reuniões se voltaram para a discussão do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente. Enquanto as reuniões ocorriam com grandes discussões, a Diretoria da LAAIS, constituída pelos membros fundadores, continuava o planejamento das outras atividades da liga. Hoje, a LAAIS caminha para o encerramento do seu primeiro ano de reuniões com discussões a respeito de diversos temas relacionados ao SUS e possui projetos concretos para a realização de atividades com a sociedade e para a realização de pesquisas, que serão efetivadas no ano de 2018. Resultados: A LAAIS procura desenvolver no discente um olhar holístico do paciente e do sistema, fomentando assim a formação do profissional de saúde em sua totalidade, preparando-o para reflexões críticas no ambiente acadêmico e profissional. Os acadêmicos da ESA-UEA, na sua maioria do 1º ao 6º períodos, se envolvem nesse projeto de extensão participando de diversas discussões que versam sobre, desde temas relacionados aos conceitos do SUS até a desmistificação de políticas de saúde de outros países, levando em consideração sua totalidade, singularidade e sua inserção no contexto histórico-social, bem como as diretrizes contidas nas políticas públicas de atenção à saúde. Como discente, acredita-se que promover discussões referentes à atenção integral à saúde é primordial, visando entender o SUS e suas diretrizes de forma mais diversificada, além de formar profissionais com um olhar mais amplo e crítico-reflexivo sobre temas que regem o sistema da saúde. Sendo assim, sentimos a necessidade de promover, no espaço acadêmico e externo a ele, discussões abertas e amplas para pautas importantes voltadas aos acadêmicos de todas as IES do Amazonas. Para tanto, buscamos implementar através de conceitos e discussões temas que abordassem, no contexto geral, a saúde de minorias e suas peculiaridades, buscando base científica que possa futuramente saciar a necessidade de ter um instrumento que melhor pudesse envolver os acadêmicos a compreender as relações de cuidado, assim como as interferências culturais do usuário, prestando atenção a todos de forma integralizada, universal e com especial cumprimento do princípio da equidade. Conclusão: Projetos de extensão universitária são peças importantes para a consolidação do ensino através da aprendizagem prática e conhecimentos da realidade. Viu-se no modelo de Ligas Acadêmicas uma estratégia para despertar no cotidiano dos acadêmicos da saúde a discussão sobre atenção integral à saúde, dimensão considerada tão importante, mas que se perde no mundo das especialidades, dentro do modelo biomédico de ensino que ainda vigora nas instituições universitárias. Entende-se que é fundamental para os acadêmicos discutir questões relacionadas ao Sistema Único de Saúde, suas diretrizes e todo o contexto político e social em que está inserido, visando assim formar profissionais com um olhar crítico-reflexivo. O processo de criação de uma Liga Acadêmica, embora permeado de uma certa burocracia, é  necessário para oficializar as atividades e organizar minimamente as discussões realizadas. As atividades da LAAIS seguem o modelo Freiriano de ensino onde há a construção de um pensamento coletivo se dá a partir das subjetividades dos participantes. Outro ponto importante é o fato de a Liga ter sido originada em um grupo de estudos sobre política e saúde mental, onde se primava pela promoção de diálogos e discussões. As atividades da Liga Acadêmica de Atenção Integral à Saúde continuarão no ano de 2018, com a promoção de eventos científicos e o início das atividades práticas de sensibilização a respeito do Sistema Único de Saúde. Espera-se que o número de ligantes cresça e se possa expandir a discussão com a sociedade a partir das atividades de extensão, e se produza conhecimento coletivo por meio das atividades de pesquisa, em uma constante interlocução entre as Instituições de Ensino Superior e os serviços de saúde do Amazonas.


Palavras-chave


Atenção Integral à Saúde; Estudantes de Ciências da Saúde; Sistema Único de Saúde; Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde.