Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-06
Resumo
Introdução: A construção acadêmica é pautada por diversas estratégias de ensino-aprendizagem, permitindo ao acadêmico escolher entre elas. Uma destas estratégias é constituída pela extensão universitária que é um modelo educativo, cultural e científico que proporciona reflexão, autoconhecimento e diálogo sobre as diversas atuações dos futuros profissionais da saúde. Em conjunto com o ensino e a pesquisa, este modelo tem a capacidade de mostrar a relação transformadora entre universidade e sociedade. Um exemplo de projeto de extensão são as ligas acadêmicas, as quais podem ser relacionadas a diversos temas, dentre eles a atenção integral à saúde. A Liga Acadêmica de Atenção Integral à Saúde (LAAIS) é um projeto realizado por docentes da ESA-UEA em parceria com os discentes de Instituições de Ensino Superior (IES) de diversos cursos de graduação da área da saúde, dentre estes, futuros enfermeiros, médicos e cirurgiões dentistas, e tem como objetivo primordial o desenvolvimento de uma nova modalidade de ensino-aprendizagem diferente do modelo tradicionalmente observado nas salas de aula. A LAAIS tem como finalidade promover discussões nos espaços externos da sala de aula sobre a valorização do SUS e a formação dos acadêmicos da saúde sob as perspectivas dos alunos, da graduação em intenso diálogo com a realidade. O objetivo deste relato é descrever a experiência na estruturação de uma liga acadêmica e seu processo construtivo na formação de futuros profissionais da saúde. Desenvolvimento: A Liga Acadêmica de Atenção Integral à Saúde (LAAIS) não iniciou como liga de fato. Ela teve sua origem no Grupo de Estudos em Saúde Mental na Atenção Primária (GESMAP), formado por alunos que tinham o intuito de discutir temas sobre política, saúde mental e diversos outros que abordavam o papel do acadêmico da área de saúde e suas perspectivas no contato com a realidade. O Grupo era coordenado por uma professora da disciplina de AIS da ESA-UEA, participavam alunos da pós-graduação e quem mais tivesse interesse em discutir suas vivências e percepções sobre a saúde, suas articulações e interlocuções. Embora se reunissem desde meados de 2014, foi em 2015 que as reuniões ganharam status de permanente e eram realizadas na cantina da unidade de saúde da Universidade, todas as sextas-feiras a partir das 18h com discussões abertas para quem se dispusesse a participar. Após mais de dois anos de existência do grupo, sentiu-se a necessidade de ampliar as discussões e aprimorar o conhecimento sobre os temas abordados, além de criar alternativas para efetivar o grupo como liga acadêmica. Desta forma, criou-se a LAAIS, que passou a ter estatuto e diretrizes e foi indexada como projeto de extensão. Durante o primeiro semestre de 2016, os acadêmicos do GESMAP se organizaram e começaram a produzir os documentos necessários para a fundação da LAAIS. Foram preenchidos formulários institucionais, criados cronogramas, definidos os temas que seriam discutidos nas reuniões da liga, o estatuto foi escrito e tudo foi submetido ao órgão responsável na UEA. No dia 23 de junho de 2016, a LAAIS foi oficialmente fundada e seu primeiro ciclo foi composto pelos treze membros fundadores discentes e por dois docentes coordenadores. Os primeiros seis meses foram dedicados a organização da Liga e ao planejamento do primeiro simpósio de seleção. Em 21 de março de 2017, a LAAIS fazia sua primeira seleção de novos ligantes. Os novos ligantes foram recebidos calorosamente e as reuniões se voltaram para a discussão do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente. Enquanto as reuniões ocorriam com grandes discussões, a Diretoria da LAAIS, constituída pelos membros fundadores, continuava o planejamento das outras atividades da liga. Hoje, a LAAIS caminha para o encerramento do seu primeiro ano de reuniões com discussões a respeito de diversos temas relacionados ao SUS e possui projetos concretos para a realização de atividades com a sociedade e para a realização de pesquisas, que serão efetivadas no ano de 2018. Resultados: A LAAIS procura desenvolver no discente um olhar holístico do paciente e do sistema, fomentando assim a formação do profissional de saúde em sua totalidade, preparando-o para reflexões críticas no ambiente acadêmico e profissional. Os acadêmicos da ESA-UEA, na sua maioria do 1º ao 6º períodos, se envolvem nesse projeto de extensão participando de diversas discussões que versam sobre, desde temas relacionados aos conceitos do SUS até a desmistificação de políticas de saúde de outros países, levando em consideração sua totalidade, singularidade e sua inserção no contexto histórico-social, bem como as diretrizes contidas nas políticas públicas de atenção à saúde. Como discente, acredita-se que promover discussões referentes à atenção integral à saúde é primordial, visando entender o SUS e suas diretrizes de forma mais diversificada, além de formar profissionais com um olhar mais amplo e crítico-reflexivo sobre temas que regem o sistema da saúde. Sendo assim, sentimos a necessidade de promover, no espaço acadêmico e externo a ele, discussões abertas e amplas para pautas importantes voltadas aos acadêmicos de todas as IES do Amazonas. Para tanto, buscamos implementar através de conceitos e discussões temas que abordassem, no contexto geral, a saúde de minorias e suas peculiaridades, buscando base científica que possa futuramente saciar a necessidade de ter um instrumento que melhor pudesse envolver os acadêmicos a compreender as relações de cuidado, assim como as interferências culturais do usuário, prestando atenção a todos de forma integralizada, universal e com especial cumprimento do princípio da equidade. Conclusão: Projetos de extensão universitária são peças importantes para a consolidação do ensino através da aprendizagem prática e conhecimentos da realidade. Viu-se no modelo de Ligas Acadêmicas uma estratégia para despertar no cotidiano dos acadêmicos da saúde a discussão sobre atenção integral à saúde, dimensão considerada tão importante, mas que se perde no mundo das especialidades, dentro do modelo biomédico de ensino que ainda vigora nas instituições universitárias. Entende-se que é fundamental para os acadêmicos discutir questões relacionadas ao Sistema Único de Saúde, suas diretrizes e todo o contexto político e social em que está inserido, visando assim formar profissionais com um olhar crítico-reflexivo. O processo de criação de uma Liga Acadêmica, embora permeado de uma certa burocracia, é necessário para oficializar as atividades e organizar minimamente as discussões realizadas. As atividades da LAAIS seguem o modelo Freiriano de ensino onde há a construção de um pensamento coletivo se dá a partir das subjetividades dos participantes. Outro ponto importante é o fato de a Liga ter sido originada em um grupo de estudos sobre política e saúde mental, onde se primava pela promoção de diálogos e discussões. As atividades da Liga Acadêmica de Atenção Integral à Saúde continuarão no ano de 2018, com a promoção de eventos científicos e o início das atividades práticas de sensibilização a respeito do Sistema Único de Saúde. Espera-se que o número de ligantes cresça e se possa expandir a discussão com a sociedade a partir das atividades de extensão, e se produza conhecimento coletivo por meio das atividades de pesquisa, em uma constante interlocução entre as Instituições de Ensino Superior e os serviços de saúde do Amazonas.